Como reduzir o cancelamento de consultas na clínica veterinária?

Reduzir o cancelamento de consultas não é uma tarefa fácil, afinal administrar o tempo é algo complexo. A agenda é planejada com cuidado para que todos os clientes sejam atendidos da melhor maneira possível.

Como reduzir o cancelamento de consultas na clínica veterinária?

Reduzir o cancelamento de consultas não é uma tarefa fácil, afinal administrar o tempo é algo complexo. A agenda é planejada com cuidado para que todos os clientes sejam atendidos da melhor maneira possível.

E aí, quando chega a hora da consulta, o cliente não aparece!

Você já passou por isso?

O cancelamento de consulta é um problema enfrentado por grande parte dos veterinários, principalmente aqueles que têm clínica veterinária própria, gerando um ônus tanto para o profissional, que fica ocioso, quanto para a clínica, que sofre prejuízos, incluindo a parte financeira.

Os clientes podem faltar por imprevistos que aconteceram, ou porque marcaram a consulta com antecedência e acabaram se esquecendo do compromisso.

Quer reduzir o cancelamento de consultas agendadas? Continue lendo e saiba como fazer isso!

Fidelize clientes

Se o cliente confia em você, a chance de cancelamento de consulta é menor. Para quem já conhece seu trabalho, o bom atendimento é o primeiro passo para a fidelização. Atender ao cliente no horário e tratá-lo com atenção e respeito são ações essenciais.

No caso de primeiras consultas, a boa imagem de sua clínica trará essa confiança. A forma como você faz o seu marketing veterinário irá indicar ao cliente se a clínica é de confiança e se atenderá às necessidades.

Lembre-se também de conhecer o seu público-alvo, isso será um grande diferencial no seu dia a dia, tanto na forma como você irá se comunicar com eles, bem como no cuidado com o ambiente da sua clínica veterinária.

Sempre que possível, procure entender a satisfação dos seus clientes, e veja os pontos de melhoria que você pode aplicar.

Utilize a tecnologia para melhorar o contato com o cliente

Hoje, há muitas ferramentas que ajudam na administração de agendas. No caso das clínicas veterinárias, o envio automático de avisos das consultas pode ajudar aqueles clientes esquecidos. Isso pode ser feito por meio de e-mail, SMS e até ligações.

Além disso, há os agendamentos online, nos quais os clientes podem marcar os atendimentos sem necessidade de grande antecedência ou de deslocamento até a clínica, permitindo que eles também administrem melhor suas agendas e, assim, evitem o cancelamento de consulta.

Invista em um software veterinário

Com um software veterinário, a administração dos horários se torna mais prática, e o veterinário pode ter todas as informações de que precisa na palma da mão, deixando a rotina mais rápida e inteligente, visto que os prontuários, a agenda e a própria gestão da clínica poderão estar dispostos nesse sistema.

É preciso ter em mente que os clientes farão questão de se consultar com um veterinário em quem eles confiem, que os trate de forma adequada, com cuidado e respeito, e, principalmente, que ajude a resolver seus problemas.

O cancelamento de consulta pode ser reduzido se ações como as citadas acima forem tomadas. Então, cuide do marketing de sua clínica, proporcione boas experiências de atendimento e aposte em tecnologias que ajudem os esquecidos a estarem sempre em dia com suas agendas.

Assim, você consegue reduzir o cancelamento de consultas e ainda melhor o relacionamento com seus clientes.