Como aumentar o retorno dos tutores na clínica veterinária?

Aumentar o retorno dos tutores na clínica veterinária é um meio eficiente e fácil para manter sua agenda com atendimentos. Neste artigo te apresentamos como fazer isso!

Como aumentar o retorno dos tutores na clínica veterinária?

Aumentar o retorno dos tutores na clínica veterinária é um meio eficiente e fácil para manter sua agenda com atendimentos. Neste artigo te apresentamos como fazer isso!

Dentre os diversos benefícios da tecnologia para clínicas veterinárias, destacamos a possibilidade de manter o contato com os tutores mesmo após a consulta. Manter contato é um meio para fidelizá-los e garantir que eles retornarão à sua clínica.

Essa aproximação pode ser feita através de estratégias de marketing ou uso de softwares veterinários, por exemplo. No entanto, muitos veterinários não contam com o auxílio da tecnologia, o que acaba resultando em prejuízo a longo prazo.

Para compreender esse cenário, imagine que por uma semana cerca de 5 tutores faltem às consultas da sua clínica, sem aviso prévio. Por não estar preparado, você provavelmente não conseguirá substituir por outro tutor e terá o horário vago.

Se cada consulta custa em média R$ 100,00,  em uma semana você perderá R$ 500,00. Ao colocar na ponta do lápis e considerar a perda que isso gera ao ano, o número fica ainda maior.

Manter um contato próximo com os tutores, permite que você evite que situações como essa aconteçam e se planeje melhor. A tecnologia é uma excelente aliada nesse processo, tanto para você quanto para os seus clientes.

Esse artigo contém algumas dicas de como aumentar o retorno dos tutores na clínica veterinária, continue a leitura!

Dicas de como aumentar o retorno dos tutores

Ao ganhar a confiança do tutor e fidelizá-lo, é mais certo que ele irá retornar à sua clínica. Portanto, a melhor forma para aumentar o retorno dos tutores, é utilizar as estratégias de fidelização.

Uma excelente maneira para desenvolver essas estratégias, é através dos canais digitais, como o envio de lembretes e confirmação de consultas. Confira alguns métodos efetivos:

1. Agendamento online

O agendamento online é efetivo tanto para consultas de retorno, como também para as primeiras consultas de novos tutores. A principal vantagem desse método é permitir que o tutor reserve um horário em qualquer lugar, a qualquer momento.

Por conta da facilidade, o agendamento online se torna mais atrativo aos tutores, de modo em que gera o aumento no número de consultas e retornos da clínica veterinária. Você pode fazer a divulgação através do seu próprio site, redes sociais, entre outros canais digitais.

2. Lembretes de consulta

Enviar lembretes de consulta é uma excelente forma de aumentar o retorno em sua clínica veterinária e também, é uma maneira de se organizar.

Devido a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam se perdendo e esquecendo alguns compromissos, como o retorno de consulta dos seus pets.

Enviar lembretes, com aproximadamente um dia de antecedência, é uma forma de lembrá-lo e confirmar se ele de fato estará presente.

Os lembretes podem ser enviados através do e-mail, SMS, Whatsapp, etc. Independentemente por qual canal você opte, não se esqueça de considerar a importância de que o tutor receba o aviso, estando ou não com acesso à internet.

3. Lembretes de retorno por e-mail marketing

O e-mail é um canal de comunicação de destaque para se enviar lembretes,  já que algumas plataformas permitem o envio de e-mails automatizados e personalizados. Com essas plataformas é possível enviar e-mails como:

  • Campanhas de e-mail: conhecidas popularmente como “malas diretas” são campanhas que são enviadas uma única vez, com objetivos pontuais, como avisos, e-mails de datas comemorativas, promoções específicas, entre outros;
  • Mensagens automáticas: conhecidas como “fluxos de e-mails”, são mensagens enviadas automaticamente para os tutores, podem ser mensagens como orientações veterinárias, conteúdos novos do seu blog, etc.

4. Lista de espera

Se você quer aumentar o retorno de tutores em sua clínica, deve investir em uma lista de espera.

Na lista de espera você insere as informações dos tutores que estão aguardando para levar seus pets na consulta. Ao ter algum imprevisto com algum tutor, basta entrar em contato com alguém que esteja na espera.

Esse método é vantajoso tanto para você, que ainda fará o atendimento, quanto para o tutor, que terá seu bichinho atendido mais rapidamente.

5. Ofereça um bom atendimento

A última dica dessa lista é um dos principais fatores para que os tutores retornem à sua clínica. Oferecer um bom atendimento é um critério essencial para que seus clientes confiem em seu trabalho e retornem.

Portanto, seja atencioso e cuidadoso com os tutores e seus pets. Mantenha a simpatia ao se comunicar, não só pessoalmente como também, nos canais de comunicação.

Basicamente, o segredo para que os tutores retornem a sua clínica é fazer o possível para fidelizá-los e estar sempre em contato com eles!

Em nosso blog temos diversos conteúdos que podem te ajudar a ser uma clínica veterinária de sucesso, que tal conferir?