Email marketing para veterinárias: como escrever emails incríveis!

No post de hoje vamos dar algumas dicas práticas para escrever emails incríveis para a sua estratégia de email marketing para veterinárias. Fique com a gente e aprenda como impactar tutores com emails curtos e objetivos.

Email marketing para veterinárias: como escrever emails incríveis!

No post de hoje vamos dar algumas dicas práticas para escrever emails incríveis para a sua estratégia de email marketing para veterinárias. Fique com a gente e aprenda como impactar tutores com emails curtos e objetivos.

Para escrever qualquer mensagem de maneira adequada é preciso sempre pensar em como se dirigir a um determinado público, em um determinado canal, com uma determinada linguagem.

Por esta razão é extremamente importante que você tenha em mente o objetivo que deseja alcançar com o email que está enviando e que ações espera que seu leitor execute. Se pergunte as seguintes questões:

  • Do que se trata esse email?
  • Porque está mandando esse email? 
  • Para quem está mandando esse email?
  • Quando esse email será enviado?
  • Que ações você espera que seu leitor tome?

Estas cinco perguntas vão nortear não só a sua escrita, mas toda a sua estratégia por trás do email. Sabendo responder a essas perguntas, fica simples redigir e conferir se o que você está escrevendo correspondem às suas intenções e objetivos.

Quando se trata de emails, menos é mais. Lembre-se de utilizar uma linguagem clara e objetiva e disponha de botões e CTAs bem direcionados.

Como personalizar os meus emails?

Não esqueça que do outro lado da tela está um ser humano, por isso, a personalização dos emails é muito importante. Para além do nome da pessoa e do endereço de email, busque saber seu gênero, sua localização, a faixa etária e os assuntos pelos quais se interessa.

“Estas informações te ajudam a escolher melhor a linguagem que utilizará e a segmentar a sua audiência, para que impacte cada grupo de uma maneira adequada, a depender de suas características.”

Para colher esses dados você pode incluí-los num breve questionário feito pela recepcionista no primeiro dia de atendimento e lembre-se de manter os dados de cadastro sempre atualizados

Além disso, se você tem um blog, você pode criar trilhas de emails focadas em assuntos específicos e espalhar pelos seus post alguns banners, chamados CTAs, que os convida a assinar a newsletter e receber um conteúdo mais específico.

O maior desafio do email marketing é manter a sua lista de contatos engajada com os seus conteúdos. Neste sentido, a personalização dos emails é essencial para que sua estratégia seja bem sucedida. 

Como escrever emails incríveis?

Quando você já tiver uma ferramenta para enviar emails, um template e uma lista de contatos, estará ansioso para enviar seu primeiro email. Existem algumas boas práticas que devem ser seguidas. Confira algumas dicas práticas para escrever emails melhores!

1. Mantenha o texto curto

Você sabia que o tempo médio de atenção dos seres humanos hoje em dia é de 8 segundos? Com isso em mente, fica claro que você precisa ser claro e objetivo na hora de escrever seus emails.

Revise e edite seus emails para se livrar de tudo que não é necessário para comunicar sua mensagem. Vá direto ao ponto e evite distrações.

2. Use a linguagem adequada

Quando estiver escrevendo seus emails, considere quem estará do outro lado lendo. Ou seja, qual é a persona dos seus emails?

A partir disso, você poderá determinar qual tom do discurso, e que tipo de expressões, jargões ou gírias você deve evitar.

3. Estabeleça um tom de conversa

O email serve para nutrir relacionamentos com sua lista de contatos. 

Portanto, crie proximidade nos seus textos, trate seu leitor pelo nome e fale de uma maneira que vai ressoar com seus contatos. Dessa maneira, você cria com eles um diálogo bilateral.

4. Estabeleça um plano de ação:

O passo mais importante para que isso possa acontecer é estabelecer um plano de ação. Ele vai te ajudar a definir uma periodicidade de envio de emails, assim como determinar quais tipos de email enviar e para quem. 

Um bom planejamento de email marketing é composto por 5 etapas básicas:

  • definir sua persona;
  • determinar qual conteúdo vai ser enviado;
  • estabelecer a frequência de envios;
  • definir os objetivos de cada campanha, assim como quais métricas acompanhar;
  • organizar um calendário de envio.

Com todas essas etapas implementadas, você terá uma estratégia estruturada e estará à frente de muitos outros profissionais veterinários!