Marketing para Clínica Veterinária: como atrair clientes!

É de conhecimento geral que nos últimos anos o segmento veterinário vem sofrendo mudanças. O mercado está cada vez mais concorrido e há milhares de opções para os clientes em cada especialidade veterinária, o que os empodera em suas escolhas. Diante disso, investir em marketing para clínica veteriná

Marketing para Clínica Veterinária: como atrair clientes!

É de conhecimento geral que nos últimos anos o segmento veterinário vem sofrendo mudanças. O mercado está cada vez mais concorrido e há milhares de opções para os clientes em cada especialidade veterinária, o que os empodera em suas escolhas. Diante disso, investir em marketing para clínica veterinária torna-se essencial para aqueles que desejam se destacar nesse mercado.

Além disso, o acesso à internet e a busca por informação trouxe conhecimento aos clientes, que são cada vez mais criteriosos e, por vezes, buscam a opinião de mais de um especialista sobre o tema.

Nesse sentido, como destacar o seu diferencial no mercado pet, atraindo e fidelizando clientes?

A resposta para o que você procura está no marketing veterinário. É na divulgação de seus serviços e seu atendimento que você tem a oportunidade de destacar o seu diferencial e oferecer a melhor experiência ao cliente.

Esqueça aquela velha ideia de jingles e propagandas repetitivas na televisão. Você precisa entender o verdadeiro conceito de marketing veterinário para fazer uma boa divulgação da sua clínica veterinária.

Confira este conteúdo completo sobre marketing para clínica veterinária e revolucione a maneira como clientes chegam até sua clínica!

 

1. O que é marketing veterinário?

Diferente do que muitos pensam, o marketing para clínica veterinária vai muito além da simples propaganda da sua clínica veterinária.

Marketing é toda atividade que você faz para criar, comunicar e entregar valor para o seu público.

Ou seja, você deve alinhar a expectativa do cliente sobre o seu atendimento com a experiência que ele de fato obtém.

Assim, o marketing veterinário tem como princípio mostrar o valor do seu serviço aos clientes, destacando o seu diferencial e oferecendo a melhor experiência possível a eles enquanto estão na sua clínica veterinária.

Porém, antes de criar a sua estratégia de marketing, você deve conhecer o seu público alvo.

2. Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para ter uma estratégia de marketing para clínica veterinária eficaz é conhecer o seu público-alvo, entender as suas necessidades e expectativas de atendimento.

Saber qual a idade média de seus clientes, principais meios de comunicação que utilizam, se são inseridos ou não no meio digital, e assim por diante, são informações essenciais para você saber onde e como aplicar suas ações de marketing.

Você pode contar com a ajuda de um sistema para clínicas veterinárias para juntar esse tipo de informação e ter fácil acesso a relatórios e estatísticas sobre seus clientes.

Quer entender a importância do seu público-alvo na prática? Imagine que você gastou bastante tempo planejando uma campanha nas redes sociais, com imagens descontraídas e cores chamativas, textos usando linguagem jovem.

Porém, a maioria dos seus clientes tem acima de 40 anos, prefere assistir a programas na televisão e não tem muito tempo para redes sociais. Quanto você acha que esse investimento valeu a pena?

Entender as características e comportamentos dos seus clientes é essencial para o sucesso de uma estratégia de marketing.

Conhecer seu público-alvo vai além de saber como divulgar a sua clínica veterinária. Isso te ajuda a obter informações de como os clientes esperam ser tratados e o que gostariam de ver na sua clínica veterinária.

Assim, você é capaz de planejar muito melhor todas as atividades que realiza.

3. Conheça as estratégias de marketing veterinário

Após conhecer o seu público alvo, existem alguns pontos que devem ser considerados na sua estratégia de marketing. O marketing veterinário é dividido em 3 pilares: atendimento, divulgação e preço, sempre se baseando no que o cliente espera. Comentamos um pouco sobre eles a seguir:

Atendimento

Em geral, existe uma confusão sobre o que é atendimento e o que é consulta. A consulta é o momento em que veterinário e cliente estão em uma sala particular, com o cliente apresentando os problemas de seu pet e o veterinário avaliando toda a situação.

Já o atendimento é muito mais amplo. Ele se inicia desde o momento em que o cliente entra na sua clínica veterinária e vai até o momento pós-consulta, na hora do pagamento ou em uma pesquisa de satisfação, por exemplo.

O atendimento começa desde a recepção e é o primeiro impacto sobre a experiência do cliente na sua clínica veterinária.

Por isso, é essencial que você tenha os processos de recepção bem definidos na sua clínica veterinária. Como se referir ao cliente, o que oferecer a ele enquanto espera pela consulta (internet, café ou água, ar-condicionado, entre outros) e até mesmo o marketing sensorial – as emoções que você desperta no cliente de acordo com o ambiente – são pontos que merecem atenção no momento de planejar a estratégia da sua clínica veterinária.

Afinal, um cliente feliz com a experiência que teve, vai espontaneamente comentar sobre sua clínica veterinária para colegas e familiares.

Divulgação

Além de oferecer a melhor experiência durante o atendimento, você deve divulgar a sua clínica veterinária. O principal ponto da divulgação é saber como fazer a sua clínica veterinária ser lembrada pelo cliente.

Muito além das propagandas em folhetos ou em revistas, você deve investir na identidade visual da sua clínica veterinária, ter algo que é só seu. Você pode começar elaborando o logo da sua clínica veterinária logo da sua clínica veterinária, que deve ser algo marcante e relacionado ao tipo de serviço que você oferece.

Após criar a marca da sua clínica veterinária, você deve utilizá-la em todos os meios de comunicação que estiver presente, inclusive nos receituários, cartões da clínica veterinária e até mesmo no uniforme dos funcionários.

Além disso, a comunicação também faz parte da identidade da sua clínica veterinária. Seguir um padrão na comunicação com seus clientes – como dito na parte de atendimento – faz parte da sua divulgação.

Lembre-se de também aplicar esse padrão em todos os canais de comunicação além da recepção, como nas redes sociais.

Preço

O preço cobrado pelas suas consultas é um dos mais importantes fatores na sua estratégia de marketing veterinário. É essencial entender o seu público alvo no momento de fazer sua precificação.

Saber quanto seus clientes estão dispostos a pagar é a base para definir qual será a sua margem de lucro.

Além disso, saber quanto os seus concorrentes cobram pelos serviços é importante na hora da precificação, porque é um bom parâmetro de comparação.

4. Métricas de marketing para veterinários

Você deve estar se perguntando: como vou saber que toda essa estratégia e investimento estão dando certo?

Para isso, existem algumas métricas que você pode acompanhar dentro da sua clínica veterinária.

Primeiramente, você deve acompanhar o aumento no número de clientes que ocorre na clínica veterinária.

Para saber se o cliente foi diretamente “afetado” pela campanha, você pode perguntar no momento do cadastro por onde ele encontrou a sua clínica veterinária (as opções podem envolver guias veterinários, indicações, ou ainda os meios de comunicação que você utiliza).

Para aprender outras formas de realizar essa coleta de informações, confira nosso conteúdo: Doutor(a), você sabe de onde vêm seus clientes?

Outra métrica importante para a sua clínica veterinária é o número de clientes que retornam para outras consultas. Esse é um dos índices mais importantes para a sua clínica veterinária, pois mostra a sua capacidade de fidelização de clientes.

Além disso, você deve medir o ganho financeiro adquirido com esses novos clientes e consultas de retorno. Após cada ação de marketing é essencial que você tenha esses dados anotados para medir o ROI (Retorno Sobre Investimento) da sua campanha e saber se você está no caminho certo ou se precisa rever a sua estratégia.

Por fim, para entender se o atendimento da sua clínica veterinária e toda a experiência do cliente estão alinhados com a expectativa formada, você pode aplicar uma pesquisa de satisfação cada vez que um cliente termina a consulta. Nós indicamos o NPS, por ter uma aplicação bem prática e eficiente.

5. Meios de divulgação do marketing para clínica veterinária

Existem dois tipos de divulgação do marketing veterinário, o marketing offline e o marketing digital. Você pode optar pelas duas maneiras, mas a forma como elas funcionam é bem diferente. Entenda:

Marketing offline

O marketing offline é aquele que não depende de meios digitais para ter impacto sobre as pessoas. Mas, consiste em um conjunto de meios para divulgar os seus serviços.

Exemplos práticos desse tipo de estratégia são jornais e revistas, rádios, cartões de visita, outdoors, panfletos, propaganda por telefone e até mesmo o marketing boca a boca.

Apesar de ainda ser bastante usado, o marketing offline apresenta algumas desvantagens que o tornam pouco atraente para pequenos negócios. São elas o alto custo de divulgação e a difícil segmentação do público alvo.

Os meios utilizados para fazer a publicidade veterinária offline atingem muitas pessoas que não necessariamente são seus clientes ideais, o que faz com que você gaste muito dinheiro e tenha pouco retorno com isso.

Mas vale lembrar que o marketing offline e o digital são complementares em uma estratégia bem estruturada.

Marketing Digital

Já o marketing digital, como o próprio nome diz, depende de canais online para atingir o efeito desejado.

As principais características desse meio de marketing veterinário são o baixo custo, ampla divulgação e grande alcance.

Existem diversas estratégias que você pode seguir dentro do marketing digital e comentamos sobre algumas delas a seguir:

Coloque a sua clínica veterinária no Google

O primeiro passo para estar presente digitalmente é colocar a sua clínica veterinária no Google. A principal maneira de fazer isso é criar o site próprio da sua clínica veterinária e divulgá-lo para atrair visitantes até ele.

Para divulgar a sua clínica veterinária – e o seu site – você pode criar um perfil no Google Meu Negócio. Nele você insere as informações básicas da sua clínica veterinária, como endereço, telefone, horário de funcionamento, website e fotos. Quanto mais informações você inserir, melhor.

Assim, quando alguém pesquisar sobre a sua clínica veterinária no Google – ou algo relacionado à sua especialidade – o seu perfil aparecerá como uma das sugestões na busca e você pode atrair mais clientes!

Dica: habilitar a avaliação dos seus clientes no perfil do Google Meu Negócio te traz mais credibilidade, pois você deixa disponível a opinião sincera de pessoas a respeito dos seus serviços e da sua clínica veterinária.

Invista no Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, ao criar campanhas otimizadas, a sua clínica irá aparecer entre os primeiros resultados da pesquisa do Google. Esse destaque é o ponto chave para atrair tutores, pois aumenta as chances da clínica ser notada e escolhida pelos potenciais clientes.

A estratégia de anúncio na plataforma Google Ads é a mais eficiente para atrair clientes e por isso, é essencial que seja muito bem desenvolvida e acompanhada. 

Por falta de tempo ou conhecimento, alguns veterinários ficam inseguros em investir em estratégias do Google Ads. Para esses casos, existem empresas especializadas em marketing veterinário que podem oferecer todo o suporte necessário, como a Fly Vet

Quer conhecer um pouco mais sobre como a Fly Vet auxilia médicos e médicas veterinárias em suas estratégias de marketing? Se inscreva para uma consultoria de marketing digital gratuita!

Tenha presença nas redes sociais

Todo meio de divulgação do seu negócio é válido, nisso incluem-se as redes sociais. Você pode – e deve – fazer um perfil nas redes sociais, seja para a sua clínica veterinária ou um perfil profissional para você.

O fator mais relevante nesse meio de comunicação é manter um perfil sempre ativo.

Para manter uma atividade constante no seu perfil, é interessante que você faça posts educacionais sobre a sua área, compartilhe artigos ou anuncie novidades sobre a sua clínica veterinária.

Dessa forma, além de atrair mais pessoas para a sua clínica veterinária, é uma grande oportunidade para você mostrar todo o seu conhecimento e domínio sobre sua especialidade.

Produza conteúdos relevantes

A internet é o primeiro lugar que recorremos para descobrir mais sobre determinado assunto, porém, muito do que vemos são informações incertas, que não necessariamente condizem com a realidade. Por isso é essencial produzir conteúdos de qualidade.

A produção de conteúdos sobre a sua especialidade, ou de assuntos recorrentes da sua área, são uma fonte preciosa de atração de clientes, pois, quanto mais autoridade você demonstrar no assunto que o cliente pesquisa, mais ele confia que você é o profissional ideal para cuidar da saúde do pet dele.

Para destacar o seu conteúdo na internet, você pode ter o seu próprio blog ou divulgar no seu perfil profissional nas redes sociais.

Se você não tiver tempo para manter seu blog, pode procurar um profissional da área para te ajudar. Uma empresa especializada na produção de conteúdo é a Rock Content.

Todos os artigos elaborados por eles são pensados nas palavras-chave que são relevantes para o seu negócio e te trazem destaque de posicionamento nas buscas do Google.

Faça e-mail marketing

Para utilizar essa ferramenta é necessário que você tenha uma lista de e-mail dos seus clientes ou potenciais clientes, pedindo autorização para o envio de e-mails.

Você pode utilizar o e-mail marketing para enviar newsletters, e-mails de aniversário, ou ainda programar mensagens relembrando a importância do retorno nas consultas, ou quando for época de vacinação dos pets, por exemplo.

Essa é uma ótima forma de fidelização de clientes. Uma dica é enviar esses e-mails com o logo da sua clínica veterinária, assim você será sempre lembrado pelos seus clientes.

Existem algumas empresas que são especializadas em marketing veterinário, desde a produção de conteúdos até a divulgação da clínica veterinária na internet que oferecem serviços personalizados de publicidade para veterinários de acordo com os objetivos e interesses para o seu negócio.

Precisa de ajuda para identificar quais estratégias sua clínica veterinária ainda precisa desenvolver? Baixe gratuitamente nossa checklist de marketing veterinário!

6. As limitações do marketing veterinário

Apesar da liberdade de anunciar os seus serviços, o Conselho Federal de Medicina Veterinária, órgão responsável pela regulação e fiscalização da prática veterinária, elaborou um Manual de Publicidade Veterinária, no qual orienta a produção de materiais de divulgação dos serviços do veterinário, além de estabelecer alguns limites para essa prática.

É proibido oferecer os seus serviços como prêmios

Segundo a resolução  1.138/16 do código de ética do CFMV, o médico veterinário não deve oferecer ou permitir que seus serviços sejam oferecidos como prêmios.

É proibido divulgar serviços gratuitos ou promocionais

É vedado ao médico veterinário a divulgação de promoções dos serviços especializados da clínica, como consultas, cirurgias e vacinas.

É proibido divulgar os valores e formas de pagamento dos seus serviços

Divulgar os valores e formas de pagamento dos seus serviços nas redes sociais não é um ato bem visto pelo conselho.

É proibido realizar a autopromoção

Anúncios em mídias online e offline não devem implicar na autopromoção. Portanto, não é permitido se intitular como o melhor profissional da área e também, não é permitido utilizar outros profissionais para se comparar.

É proibido publicar fotos dos pacientes

Com base no sigilo profissional e necessidade de assegurar a integridade do paciente, o médico veterinário não pode fazer referências a casos clínicos identificáveis ou exibir fotografias dos pacientes.

Essas são as principais dicas para você elaborar a sua estratégia de marketing e começar a divulgar a sua clínica veterinária e seus serviços da melhor forma possível.

Lembre-se que o objetivo é fornecer informações às pessoas e atraí-las a sua clínica veterinária por causa da excelência do seu trabalho e do atendimento. Você não deve divulgar serviços que não realiza nem prometer curas e tratamentos que não consegue alcançar!

Agora que você já sabe TUDO sobre Marketing para clínica veterinária que tal colocar essas estratégias em ação? O site veterinário possibilita atrair muitos clientes para o seu espaço e o melhor: gastanto pouco!