Número de clientes ideal: mantenha sua clínica estável!

Saber o número ideal de clientes, ou mesmo um número mínimo que precisam ser atendidos para manter a saúde financeira da sua clínica veterinária, é um processo essencial para garantir que seu negócio seja um verdadeiro sucesso. Confira aqui como calcular esse número.

Número de clientes ideal: mantenha sua clínica estável!

Saber o número ideal de clientes, ou mesmo um número mínimo que precisam ser atendidos para manter a saúde financeira da sua clínica veterinária, é um processo essencial para garantir que seu negócio seja um verdadeiro sucesso. Confira aqui como calcular esse número.

A veterinária não é uma área que se sustenta sozinha e, ao contrário do que muitos pensam, é preciso ter pleno controle sobre as finanças para manter a estabilidade e permitir que a clínica veterinária se mantenha em funcionamento.

Pensando nisso, elaboramos este artigo sobre como calcular o número mínimo de clientes que precisam ser atendidos para que você mantenha o equilíbrio financeiro da sua clínica veterinária, e os principais fatores a serem avaliados na hora de considerar o orçamento. Acompanhe!

A importância de fidelizar clientes para a sua clínica veterinária​

Um dos principais motivos que impulsionam médicos veterinários a abrir sua própria clínica é poder oferecer o melhor atendimento para seus clientes. E como toda empresa, a clínica veterinária precisa gerar receita para pagar suas contas, se sustentar e crescer.

Isso só é possível por meio da atração e fidelização dos clientes. Afinal, uma clínica sem atendimento não se mantém em funcionamento.

Mas fornecer um atendimento veterinário excelente não basta para garantir a fidelização. É preciso que os clientes saiam satisfeitos com seu atendimento.

Assim, além de voltarem, também podem indicá-lo na sua especialidade de atuação, proporcionando o reconhecimento e, consequentemente, o sucesso.

É importante ter em mente que o atendimento não se resume apenas ao momento da consulta com o veterinário.

Oferecer um serviço profissional, atencioso e de qualidade é imprescindível, mas a experiência do cliente conta muito nessa hora, e ela começa já no agendamento da consulta.

Portanto, é essencial investir em todos os pontos de contato com seus clientes: secretárias bem treinadas, softwares que otimizam os trabalhos, lembretes de agendamento, um ambiente agradável e confortável são pontos que devem ser considerados na hora de atrair e fidelizar clientes.

Como calcular o número mínimo de clientes que precisam ser atendidos​

1.Principais variáveis que precisam ser avaliadas​

Se confundir na hora de estabelecer custos fixos e variáveis pode prejudicar toda a composição do orçamento e a precificação da consulta.

Trouxemos um breve resumo para que você não tenha esse problema. Confira:

  • custos variáveis: variam de acordo com a demanda, ou seja, quanto mais clientes, mais material descartável será utilizado e, consequentemente, maior será a sua despesa com esses insumos.
  • custos fixos: eles não sofrem variação pela demanda de clientes atendidos, como o preço do aluguel do imóvel, despesas com limpeza, salário da equipe de colaboradores;

2.Atente-se aos períodos do ano

Além da quantidade de material utilizado, é preciso fazer uma estimativa considerando o período do ano.

É normal que clínicas veterinárias experienciem uma baixa de consultas nos meses iniciais do ano. Mas elas voltam a aumentar nos próximos meses, principalmente nos meses de agosto/setembro.

Pensando nisso é importante que o veterinário não se esqueça de se planejar financeiramente. Assim a clínica não sofre com isso e não corre o risco de entrar no vermelho.

Como ficar mudando o valor da consulta o tempo todo pode ser prejudicial para a imagem da sua clínica veterinária é preciso achar um ponto de equilíbrio para suprir as necessidades ao longo do ano todo.

3.Divulgue sua clínica

Uma outra questão que costuma ser esquecida pelos veterinários está relacionada à divulgação do negócio. Como falamos, muitos profissionais se enganam ao pensar que os serviços de uma clínica veterinária se vendem sozinhos, o que é não é verdade.

A alta concorrência do mercado de trabalho também chegou à área veterinária e, a menos que você seja o único especialista em um raio de muitos quilômetros de distância, prestar um atendimento de qualidade não é o suficiente para atrair clientes. As pessoas precisam saber que você é um bom profissional.

Para que isso aconteça, a melhor estratégia é investir em marketing veterinário. Hoje, há diversas opções de divulgação a um baixo custo — como as redes sociais — mas ainda assim é preciso investir uma fatia do orçamento nos recursos oferecidos por essas plataformas e, então, fazer com que o seu nome alcance um público cada vez maior.

Quer saber como criar um conteúdo original para as redes sociais da sua clínica veterinária? Descubra agora mesmo neste artigo.

4.Tenha controle dos investimentos

Em hipótese alguma deixe de considerar no orçamento da sua clínica veterinária os possíveis valores dessas atividades. Se tiver dificuldades, entre em contato com uma empresa especializada nesse serviço para a área veterinária. Você certamente não irá se arrepender!

Uma gestão financeira bem feita é fundamental para alcançar o crescimento desejado, garantindo o sucesso e a saúde financeira da clínica.

É importante enfatizar que a partir do momento em que você se dispõe a investir em uma clínica veterinária, você deixa de ser apenas um profissional veterinário: também se transforma em um empreendedor.

Descobriu o número ideal de clientes que você precisa atender para manter a saúde financeira da sua clínica veterinária? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários!