Marketing veterinário: uma estratégia importante!

A Fly Vet aponta como o marketing veterinário pode alavancar o número de clientes da sua clínica veterinária. 

Marketing veterinário: uma estratégia importante!

A Fly Vet aponta como o marketing veterinário pode alavancar o número de clientes da sua clínica veterinária. 

Muitos profissionais do ramo pet que desejam abrir sua própria clínica veterinária possuem o grande receio de não conseguir atrair clientes suficientes para manter o negócio funcionando. 

Por isso, muitos recorrem a ações de marketing, seja através de uma agência especializada, ou realizando de maneira autônoma com a ajuda de materiais educativos, vídeos e cursos.

Porém, muitos médicos veterinários acreditam que investir em ações de marketing só trará descrédito a sua profissão, e que o boca-a-boca é a melhor forma de conseguir novos clientes. 

E por que os profissionais ainda não investem em Marketing Veterinário?

Muitos médicos veterinários apontam que a falta de conhecimento é o grande impeditivo para começar alguma ação, outros têm medo de que alguma ação de marketing veterinário possa infringir as regras do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Nesse sentido, outro ponto que merece destaque é que dentre os médicos veterinários que fizeram alguma ação de marketing, a maioria manteve alguma estratégia ativa por apenas um mês. Isso é um tempo que não permite nenhuma conclusão ou aprendizado sobre o que foi feito. É necessário investir mais tempo para colher os resultados.

Portanto, para tentar mostrar de forma prática este cenário, observamos o movimento das clínicas veterinárias parceiras da Fly Vet no ano de 2019. Confira a seguir, importantes insumos que farão você repensar na maneira como lida com o marketing veterinário. Boa leitura!

Quais ações de marketing para clínicas veterinárias os profissionais realizam?​

Muitas clínicas veterinárias procuram fazer ações de marketing no Instagram, a rede social que mais cresce no mundo atualmente. 

Apesar de ser a favorita entre os médicos veterinários, o Instagram para clínicas veterinárias  é completamente associado às imagens. Além disso, possui uma segmentação pouco assertiva, assim, entregará os anúncios para um público que não se interessa pelos serviços que você oferece. Por esta razão, o seu investimento não tem o resultado esperado.

Por outro lado, algumas clínicas disseram fazer ações no Google comprando palavras-chave. Ao cruzar estes dados com o volume de atendimento na sua clínica, é possível mensurar a efetividade do Marketing. Ou seja, ao perguntar para os clientes como eles entraram em contato com a clínica você sabe qual estratégia está dando maiores resultados.

Notamos que quem atua com o Google Ads na clínica veterinária tem uma média de atendimento mensal 110% maior comparado a quem faz apenas o uso do Instagram. 

Por que isso acontece?​

Isso acontece pois trata-se de anúncios que serão consumidos só pelo público que está buscando pelo seu serviço. Isso evita dispersão ou a vinda de tráfego desqualificado.

A maioria dos médicos veterinários que realizaram alguma ação de marketing investiram um valor inferior a 500 reais por mês

Este valor está muito relacionado às ações no Instagram que podem ser feitas de maneira fracionada, ainda que haja dispersão como explicado anteriormente. Porém, é possível investir essa quantia em outros canais, como o Google e obter resultados significativos

Por se tratar de palavras geralmente específicas e de baixa concorrência, o custo por clique costuma ser baixo, trazendo um grande volume de clientes qualificados através do Google Ads.

Portanto, para obter uma clínica veterinária de sucesso, não basta oferecer um excelente atendimento, também é preciso empenho e dedicação na hora de realizar a divulgação da sua clínica veterinária.

Os resultados são claros: Marketing Veterinário é uma estratégia importante!​

No fim das contas você deve estar se perguntando quanto de fato o investimento em marketing veterinário afeta minha clínica? 

Pensando nisso, fizemos uma comparação entre o volume mensal de atendimento de quem faz ações de comunicação e quem ainda não realiza nenhum, e os resultados são contundentes:

Os médicos veterinários que realizam alguma ação de marketing, possuem um volume de atendimento até 3 vezes maior, comparado a quem não faz nada.

Assim, as clínicas veterinárias que são referências em sua cidade, possuem ações contínuas de marketing como forma de divulgar a sua clínica veterinária.

O objetivo desse artigo, é mostrar que é possível realizar um ótimo marketing da sua clínica veterinária sem infringir as normas do CRMV, ou tornar seu atendimento em um simples produto.

Inclusive, investir em ações de marketing são ótimas oportunidades de atrair e fidelizar mais clientes, bem como oferecer um serviço de excelência para mais pessoas.