Cancelamento de consultas em clínicas veterinárias: reduza!

Quando chega a hora da consulta o cliente não traz o pet? Veja como reduzir o cancelamento de consultas em clínicas veterinárias!

Cancelamento de consultas em clínicas veterinárias: reduza!

Quando chega a hora da consulta o cliente não traz o pet? Veja como reduzir o cancelamento de consultas em clínicas veterinárias!

O cancelamento de consulta em clínicas veterinárias é um problema enfrentado por grande parte dos médicos veterinários, principalmente aqueles que têm uma própria clínica veterinária, gerando um ônus tanto para o profissional, que fica ocioso, quanto para a clínica veterinária, que sofre prejuízos, incluindo a parte financeira.

Os clientes podem faltar por imprevistos que aconteceram, ou porque marcaram a consulta com muita antecedência e surgiram necessidades de maior importância que ele escolha priorizar. Pode ainda ocorrer o cancelamento por simples esquecimento.

Quer reduzir o número de cancelamento de consultas na sua clínica veterinária? Continue lendo e saiba como fazer isso!

1. Fidelizar clientes​

Se o cliente confia em você, a chance de cancelamento de consulta é menor. Para quem já conhece seu trabalho, o bom atendimento é o primeiro passo para a fidelização. Atender ao cliente no horário e tratá-lo com atenção e respeito são ações essenciais.

No caso de primeiras consultas, a boa imagem de sua clínica veterinária trará essa confiança. A forma como você faz o marketing irá indicar ao cliente se a clínica veterinária é de confiança e se atenderá às necessidades.

Lembre-se também de conhecer o seu público-alvo, isso será um grande diferencial no seu dia a dia, tanto na forma como você irá se comunicar com eles, bem como no cuidado com o ambiente da sua clínica veterinária.

Sempre que possível, procure entender a satisfação dos seus clientes, e veja os pontos de melhoria que você pode aplicar.

2. Implementar um fluxo de e-mails​

Uma forma de melhorar o marketing da clínica veterinária e fazer com que os clientes conheçam o que você tem para oferecer é a criação de um fluxo de e-mails, que podem ser informativos e para divulgar serviços.

Nesse caso, é importante a criação de uma lista de assinantes, que devem estar dentro do seu público-alvo e terem se inscrito por interesse.

Lembre-se que comprar listas prontas não é uma boa prática, pois as mensagens se tornam spam e acabam atrapalhando a imagem da clínica veterinária.

3. Utilizar a tecnologia para melhorar o contato com o cliente​

Hoje, há muitas ferramentas que ajudam na administração de agendas. No caso das clínicas veterinárias, o envio automático de avisos das consultas e retornos pode ajudar aqueles clientes esquecidos. Isso pode ser feito por meio de e-mail, SMS e até ligações.

Além disso, há os agendamentos online, nos quais os clientes podem marcar os atendimentos sem necessidade de grande antecedência ou de deslocamento até a clínica veterinária, permitindo que eles também administrem melhor suas agendas e, assim, evitem o cancelamento de consulta.

4. Investir em um software veterinário

Com um software veterinário, a administração dos horários se torna mais prática, e o médico veterinário pode ter todas as informações de que precisa na palma da mão, deixando a rotina mais rápida e inteligente, visto que os prontuários, a agenda e a própria gestão da clínica veterinária poderão estar dispostos nesse sistema.

É preciso ter em mente que os clientes farão questão de se consultar com um veterinário em quem eles confiem, que os trate de forma adequada, com cuidado e respeito, e, principalmente, que ajude a resolver os problemas com seu pet.

O cancelamento de consultas em clínicas veterinárias pode ser reduzido se ações como as citadas acima forem tomadas. Então, cuide do marketing de sua clínica veterinária, proporcione boas experiências de atendimento e aposte em tecnologias que ajudem os esquecidos a estarem sempre em dia com suas agendas. Assim, você reduzirá o número de cancelamentos e ainda melhorará o relacionamento com seus clientes.