Montar uma clínica veterinária: ambiente agradável importa!

Tenho que ter um CNPJ? Onde vou montar minha clínica veterinária? Como posso contratar uma boa secretária?

Montar uma clínica veterinária: ambiente agradável importa!
Ao montar uma clínica veterinária é preciso pensar em muitas coisas.

Tenho que ter um CNPJ? Onde vou montar minha clínica veterinária? Como posso contratar uma boa secretária?

Dentre todas estas dúvidas, é comum o profissional dar pouca atenção ao ambiente físico de sua clínica. A recepção é como um cartão de visitas e se ela não for montada com o devido cuidado, pode causar um impacto negativo nos seus clientes.

Sabemos que nosso cérebro percebe o mundo a nossa volta de um modo complexo e por este motivo, possuir um ambiente agradável em clínicas veterinárias não é apenas uma questão de luxo.

Cores, cheiros e sons nos causam sensações diversas e, um ambiente que desconsidere estes fatores corre o risco de ser indesejável.

É importante que ao decorar uma sala de espera ou clínica veterinária você se preocupe com o bem estar dos seus clientes para que a experiência de frequentar a sua clínica se torne mais agradável e positiva.

Um ambiente acolhedor e confortável permite que o cliente se sinta mais tranquilo. 

Neste artigo vamos levantar alguns pontos para que você possa observar que com poucas ações e esforço você pode ter resultados muito positivos:

Detalhes que merecem nossa atenção​

Claro que a decoração deve ser bem pensada, mas antes de tudo para alguns locais é importante que as normas para ambiente de saúde sejam seguidas, como é o caso da RDC-50, da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Entretanto, mesmo com todas estas exigências é possível montar uma clínica veterinária de maneira mais agradável. Afinal, uma pessoa quando procura uma clínica veterinária é porque precisa de auxílio. Por isso, é importante que estejam pelo menos em um local no qual se sintam confortáveis.

É possível explorar técnicas de design, luz natural, uso de plantas, entre outros

Permita que o dia continue dentro da sala de espera

É comum que algumas consultas atrasem. Infelizmente, esta é uma realidade que temos que saber como lidar.

Outra realidade é de que tempo nos dias de hoje é um ativo extremamente escasso. Todos temos mil e um compromissos e tomar o famoso “chá de cadeira” e ter que esperar muito tempo por uma consulta irrita qualquer um.

Para minimizar estes efeitos extremamente negativos para a sua imagem como profissional de saúde, algumas dicas simples podem ajudar os seus clientes a usarem o tempo de espera:

Internet Wi-Fi​

Com os aparelhos smartphones, hoje em dia é possível que o cliente possa resolver diversos problemas e realizar diversas tarefas pelo seu celular enquanto espera sua consulta.

Dessa forma, disponibilizar a conexão wi-fi é algo extremamente simples e que permitirá que o dia não pare para o seu cliente enquanto ele estiver na sala de espera.

Mas cuidado. Evite fazer com que para conseguir acesso o cliente deva interromper a recepcionista.

Disponibilize facilmente a senha através, por exemplo, de uma placa fixada na parede da sala de espera.

Revistas e livros​

Opções de revistas interessantes, livros e folders sobre saúde também são uma boa dica para que a pessoa se distraia e ao mesmo tempo se informe sobre assuntos que podem ser de seu interesse.

Ao invés de programas de TV comuns, vídeos com informativos sobre vida animal podem ser uma opção interessante.

Conhecer seus clientes aqui é fundamental, pois assim fica muito mais fácil oferecer opções que realmente irão agradá-lo no momento de espera.

Assentos e café​

Invista em bons sofás e poltronas que proporcionem conforto e bem-estar aos frequentadores da clínica.

Deixe também à disposição uma mesa com chá, café e água para que o momento da espera se torne mais agradável e menos cansativo.

O momento da espera pode representar uma pausa no dia do cliente e se a clínica for confortável, isso com certeza vai corroborar para um dia melhor.

Estas foram algumas dicas sobre como deixar a sala de espera e sua clínica veterinária mais agradável aos seus clientes de forma simples, dando atenção aos pequenos detalhes – mas que podem fazer muita diferença.