Como trabalhar o pós-atendimento com automação de marketing?

As clínicas veterinárias e hospitais veterinários buscam fidelizar seus clientes, já que é mais rentável manter quem está na base do que atrair mais pessoas. Isso é algo que você prioriza na sua clínica veterinária? Descubra aqui como automação de marketing é extremamente importante no pós-atendimen

Como trabalhar o pós-atendimento com automação de marketing?

As clínicas veterinárias e hospitais veterinários buscam fidelizar seus clientes, já que é mais rentável manter quem está na base do que atrair mais pessoas. Isso é algo que você prioriza na sua clínica veterinária? Descubra aqui como automação de marketing é extremamente importante no pós-atendimento.

Você sabe trabalhar pós-atendimento com automação de marketing? Pois bem, esse é um ponto muito importante para garantir a fidelização dos seus clientes.

Nesse momento, é importante a criação e estabelecimento de um excelente relacionamento com o cliente, mesmo depois que ele não esteja mais na sua clínica veterinária.

Muitos profissionais negligenciam essa estratégia por acharem que ela não tem tanto valor. Mas eles estão muito enganados, pois ela é capaz de ganhar a confiança das pessoas e, ainda, incentivar o famoso marketing “boca a boca”, que é quando os seus clientes começam a indicar seus serviços para outras pessoas.

Nesse sentido, é importante você saber trabalhar o pós-atendimento para não ficar atrás da concorrência. Continue a leitura e descubra quais são os principais passos para você atingir esse objetivo!

Como trabalhar pós-atendimento com automação de marketing?​

A automação de marketing é muito importante para otimizar os resultados de uma ação. Quando falamos em pós-atendimento, essa estratégia se faz ainda mais importante. Para te ajudar a obter mais resultados, explicamos, a seguir, como trabalhar o pós-atendimento com a automação. Acompanhe!

Comunicação por e-mail​

O e-mail marketing é uma ferramenta muito eficiente para manter o contato com seus clientes mesmo após as atendimentos. No entanto, ele precisa ser usado de maneira estratégica para garantir sua eficácia.

Sendo assim, uma das principais boas práticas é encaminhar conteúdos que sejam relevantes para o público, com mensagens claras e na mesma linguagem dos clientes.

Existe uma enorme variedade de conteúdos que podem ser utilizados nos e-mails, e alguns deles são:

  • agendamento online de novas atendimentos;
  • entrega de resultados de exames;
  • pesquisa de satisfação;
  • retorno nas atendimentos;
  • felicitações em datas especiais, como aniversário.

Dessa forma, você consegue manter seus clientes informados e, ao mesmo tempo, é possível melhorar o seu relacionamento com eles. Hoje em dia, as pessoas buscam profissionais de saúde que tenham comprometimento com cada caso. Se você mostrar que se importa com seus clientes ao ponto de mantê-los informados sobre o estado de saúde deles, pode ter certeza que sempre será referência para eles.

Publicação artigos em blogs​

Os artigos em blogs são muito importantes para ajudar o seu público a entender diversos conceitos e quebrar as principais objeções sobre determinados assuntos.

Por exemplo, quando alguém adota um pet, essa pessoa tem muitas dúvidas e receios sobre o que está por vir. Além disso, muitas pessoas, ao aconselhá-la, acabam sugerindo ideias erradas por falta de conhecimento real sobre o assunto.

Sendo assim, é importante criar um blog para a sua clínica veterinária com o objetivo de desvendar os mitos sobre a adoção de pet, explicar quais são as obrigações com um animal de estimação, como deve ser o treinamento, alimentação, dentre muitos outros temas importantes que farão com que o seu público tenha confiança no seu trabalho.

Uma forma de divulgar esse conhecimento com o seu público é elaborar esses conteúdos, e divulgá-los em fluxos de e-mail. Seguindo o exemplo acima, após a primeira atendimento, você pode criar uma sequência de envios de e-mails para a cliente, informando-a sobre curiosidades, dicas, e dados que sejam relevantes.

É uma excelente forma de manter contato e ajudar seus clientes, não é mesmo? Assim, além de todos as vantagens, você se estabelece como referência para seus clientes.

Uso do WhatsApp e chat online​

O WhatsApp e chat online também são maneiras eficientes de trabalhar os pós-atendimentos com automação de marketing. No entanto, vale o alerta: evite ser inoportuno, mandando conteúdos irrelevantes e que não são do interesse do seu público.

Em relação ao WhatsApp, não crie grupos adicionando os clientes como participantes. Isso é visto como algo inconveniente e pode prejudicar a imagem da sua clínica veterinária.

Uma excelente estratégia é elaborar listas de transmissão e encaminhar conteúdos que sejam relevantes de acordo com o momento de cada cliente.

Essas ferramentas precisam ser usadas para facilitar o acesso do cliente à sua clínica veterinária — seja para marcar atendimentos, seja para tirar dúvidas. São canais de comunicação que ajudam você a manter contato com seus clientes e ganhar a confiança deles.

Utilização da automação para criar contato​

Como você e sua equipe terão um primeiro contato com o cliente, nesse momento, é necessário tomar nota de alguns dados importantes que possibilitarão fazer um ótimo trabalho de pós-atendimento. Nesse sentido, procure, sempre que possível, obter as seguintes informações:

  • e-mail;
  • dados de contato;
  • nome do pet;
  • experiências passadas com outras clínicas veterinárias.

Com essas informações em mãos, é possível definir como abordar os seus clientes e quais conteúdos são mais interessantes para cada um.

Suponhamos que o cliente esteja em sua primeira atendimento. Obviamente ele terá que voltar para agendar uma nova, tendo em vista que é necessário fazer retorno para vacinas e possíveis resultados de exames precisarão ser apresentados. Nesse momento, com a automação, você consegue confirmar o retorno do cliente, já agendando a data e horário da atendimento.

Por fim, também é possível entrar em contato com o cliente para saber se o tratamento realizado está proporcionando os resultados esperados. Caso negativo, você pode sugerir uma nova visita para averiguar o problema.