Como modernizar sua clínica veterinária em seis passos

Modernizar a clínica veterinária? Sim! As inovações da medicina veterinária não param de chegar. Por isso, vale a pergunta: sua clínica veterinária é modernizada o suficiente para acompanhar o futuro da medicina veterinária?

Como modernizar sua clínica veterinária em seis passos

Modernizar a clínica veterinária? Sim! As inovações da medicina veterinária não param de chegar. Por isso, vale a pergunta: sua clínica veterinária é modernizada o suficiente para acompanhar o futuro da medicina veterinária?

Passo a passo para modernizar sua clínica veterinária

Modernizar a clínica veterinária é apenas ter uma decoração moderna e equipamentos eletrônicos? O que os profissionais da veterinária podem fazer para preparar suas clínicas veterinárias para a expectativa dos clientes?

Para ter uma verdadeira “clínica veterinária do futuro“, é necessário que você invista nas práticas certas, e esteja atualizado sobre as novidades da área veterinária.

Pensando em te ajudar nessa jornada, nós separamos 6 passos que irão modernizar sua clínica veterinária, auxiliando também na fidelização de  clientes. Vamos lá!

1. Disponha de equipamentos de qualidade

“Para ter equipamentos de qualidade na minha clínica veterinária, basta apenas adquirir os equipamentos de lançamento?”

Não necessariamente. Os últimos lançamentos podem ser ótimos, mas não significa que você sempre precisa adquirir os equipamentos mais caros. Primeiramente, você deve se preocupar em escolher uma empresa que vá além de apenas entregar o produto.

Em seguida, certifique-se que os equipamentos veterinários tenham tecnologias que atendam seus critérios de qualidade, e principalmente, que supram as necessidades dos seus clientes.

Além disso, é importante escolher uma  empresa que se comprometa com um suporte técnico, mesmo após a venda do produto.

Um bom exemplo de um equipamento de qualidade é o prontuário eletrônico, que consegue centralizar todas as informações do seu cliente em uma única tela, com mais segurança que um simples papel.

Outro ponto importante é realizar a escolha dos equipamentos que tenham um bom custo-benefício, e também que permitam a realização de financiamento.

2. Invista na identidade de marca da clínica veterinária

A identidade visual da sua clínica veterinária tem um papel importantíssimo nessa estratégia. Pois representa todo o ponto de  contato existente entre seu cliente e sua marca, e deve ser constantemente trabalhado para que a mensagem certa sempre seja passada.

A sua clínica veterinária possui missão e valores. Caso você ainda não os tenha definido, é fundamental que esse seja seu primeiro passo para a construção de uma marca forte.

Imagine que sua missão seja educar clientes sobre a importância da vacinação de cães e gatos, e seu principal valor seja: oferecer um atendimento humanizado em todos os momentos.

Agora, o logo da sua clínica veterinária, estrutura do imóvel, equipamentos, comunicação, perfil nas redes sociais, site, tudo isso deve passar essa mensagem.

Resumindo, toda a estratégia de marketing veterinário precisa refletir essa  identidade. Dessa forma, você consegue atrair clientes que irão enxergar seus diferenciais, conseguindo fidelizá-los de forma muito mais rápida.

Quer saber mais? Veja como criar a marca da sua clínica veterinária.

3. Conquiste autoridade online

Apesar de todos já terem notado que hoje a tecnologia está presente em todas as esferas da nossa sociedade, muitos veterinários ainda não investem em obter autoridade online.

“Tudo bem, mas se minha missão é cuidar de clientes, por que preciso estar presente nas redes sociais?”

 Vamos listar alguns pontos para trabalhar essa questão.

  • Para cuidar de clientes, primeiro é preciso atraí-los, e principalmente, fidelizar aqueles que já conhecem seu serviço. A melhor forma de conhecer pessoas é divulgar sua clínica veterinária na internet.
  • Educar seus clientes e conscientizá-los sobre a promoção do cuidado da saúde pet é um desafio, e uma ótima forma de fazer isso a longo prazo é por meio do marketing de conteúdo: novamente, a internet.
     
  • O seu atendimento não precisa se limitar apenas ao momento físico. Hoje, os clientes buscam um relacionamento digital, e a única forma de atender essa expectativa é por meio do meio digital.

Já que iniciamos o assunto quanto às expectativas dos clientes, é hora de abordar algumas práticas inovadoras que toda clínica veterinária modernizada deve investir. 

4. Fidelize clientes com práticas inovadoras

“A consulta é o único momento de fidelizar meus clientes? Os clientes são fidelizados apenas pelo meu atendimento veterinário?”

Um erro comum dos profissionais de área veterinária é pensar que os clientes são fidelizados apenas por meio de um excelente atendimento. Com certeza, esse é um passo fundamental – sem ele não há como fidelizar, mas não é o único critério

Imagine que um cliente tenha adorado seu atendimento, mas o valor da consulta é maior que de outros profissionais. Provavelmente, vai ser difícil ele retornar, caso conheça outros veterinários com consultas de menor valor. 

Para conseguir vantagem competitiva, existem algumas práticas que você pode adotar:

  • Marketing de relacionamento: Um exemplo prático de uma dessas estratégias são as pesquisas de satisfação, também conhecidas como NPS;
  • Agendamento online: O agendamento online permite que seus clientes agendem uma consulta a qualquer momento, e de onde quiserem;
  • Marketing de conteúdo: São estratégias focadas em educar seu cliente por meio de conteúdos originais e relevantes, e você pode divulgá-los no seu site, redes sociais, e até mesmo e-mail marketing. 

Esses são apenas alguns exemplos que vão além do atendimento, que você pode começar a adotar agora mesmo, caso ainda não as utilize no seu dia a dia. 

5. Estude sobre as novas tendências da área veterinária

Estudar faz parte da rotina de todos os veterinários, mesmo quando eles já se formaram. Porém, muitos estudam apenas práticas da área veterinária ou de sua especialidade, deixando de lado estudos sobre as novas tendências do mercado.

Você sabe quais são as novas tendências do mercado pet? Quais novidades tecnológicas, que ainda não chegaram nas clínica veterinárias?

Lembre-se: 5 a 10 anos não é um futuro tão longe assim. Por isso fique sempre informado e atualize seu conhecimento para garantir que sua clínica esteja sempre a frente. 

6. Tenha um atendimento automatizado e personalizado

Antes de falar sobre as vantagens que o atendimento automatizado proporciona para a sua clínica veterinária, precisamos esclarecer um ponto: ele não exclui ou diminui o seu atendimento humanizado. 

Como falamos neste artigo sobre o assunto, o ideal é que você combine os dois tipos de atendimento para entregar a melhor experiência possível para seus clientes.

Com o atendimento automatizado, além de reduzir custos e aumentar sua produtividade, você também tem mais tempo para focar nos clientes, inclusive fora da consulta. 

Além do agendamento online, também podemos citar as confirmações de consultas por SMS e e-mail, que também trazem resultados positivos  para os veterinários que buscam modernizar e reduzir as faltas na clínica veterinária.

Como você pretende modernizar sua clínica veterinária? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários, e compartilhe o conteúdo com seus amigos!