Como fazer um planejamento estratégico para clínicas veterinárias?

Sabe aquele sonho de fazer a diferença? Investir em um negócio para ajudar, curar e proporcionar uma boa qualidade de vida às pessoas e seus pets? Se você decidiu abrir uma clínica veterinária, é muito importante que os objetivos estejam bem traçados para que sejam alcançados como desejado. Nesse se

Como fazer um planejamento estratégico para clínicas veterinárias?

Sabe aquele sonho de fazer a diferença? Investir em um negócio para ajudar, curar e proporcionar uma boa qualidade de vida às pessoas e seus pets? Se você decidiu abrir uma clínica veterinária, é muito importante que os objetivos estejam bem traçados para que sejam alcançados como desejado. Nesse sentido, o planejamento estratégico pode ajudar você.

Ser veterinário e dono de um negócio ao mesmo tempo pode ser algo complexo. É preciso entender de saúde animal e também de assuntos administrativos, pois, ainda que o objetivo principal seja oferecer uma boa qualidade de atendimento aos clientes, a clínica veterinária precisa de uma gestão direcionada para o caminho do sucesso.

O planejamento estratégico para clínica veterinária é a ferramenta que ajudará a criar oportunidades e mitigar riscos, fazendo com que o negócio prospere, e você possa oferecer a melhor qualidade de atendimento aos seus clientes.

Um planejamento estratégico tem como objetivo criar estratégias a serem seguidas para que as metas sejam alcançadas e também levantar as ações necessárias a fim de que o desempenho da clínica veterinária esteja de acordo com o planejado.

Quer descobrir como fazer um bom planejamento? Continue lendo e conheça algumas das principais orientações para aumentar o potencial da sua clínica veterinária!

1. Defina posicionamento e diretrizes

O planejamento começa no ponto final, traçando as metas, o posicionamento, as diretrizes e o nicho de mercado que guiarão a empresa para onde ela quer chegar. 

Geralmente, os objetivos são definidos de forma anual, assim, a pergunta é: aonde você quer chegar? Quais resultados deseja alcançar? Assim, o plano de ação fica mais realista, e os objetivos mais fáceis de serem alcançados.

2. Analise pontos fortes e fracos

Após definir o que deseja alcançar, é importante analisar os pontos internos e externos que mostram como a empresa está hoje.

 Primeiramente, os pontos fortes devem ser levantados, por exemplo, entender quais são as vantagens da sua clínica veterinária perante as outras que atendem o mesmo nicho de clientes.

Depois disso, a pergunta é reversa: o que seus concorrentes têm a mais em comparação com a sua clínica veterinária? 

Dessa maneira, seu negócio terá um mapeamento de onde se encontra atualmente no mercado. A partir daí, torna-se mais viável trilhar os caminhos para que se consiga chegar nas diretrizes definidas anteriormente!

3. Crie uma identidade organizacional

Essa etapa trata-se de entender como você deseja que o mercado veja seu negócio. Para isso, existem três pontos a serem determinados:

  • A missão da sua clínica veterinária, ou o propósito maior do negócio;

  • A visão, na qual se definirá o objetivo maior da clínica veterinária existir;

  • Os valores, que guiarão as ações de todos à medida que os objetivos forem sendo alcançados — um bom exemplo é que, ainda que tenha metas a cumprir, a clínica veterinária sempre trabalhará em prol do compromisso com o paciente.

4. Organize planos de ação

O último passo é criar um plano de ação, ou seja, listar como tudo o que foi planejado vai ser alcançado. Trata-se do “como fazer” e de identificar quem serão os responsáveis por atingir tais objetivos.

Para equipes maiores, o direcionamento das atividades e a composição dos objetivos pessoais é importante a fim de que a carga de trabalho não fique apenas no administrador da clínica veterinária.

É de extrema importância que, no plano de ação, esteja definido como alcançar os objetivos mercadológicos, os que falam de crescimento, atração de clientes, entre outros. 

Para tanto, devem constar ações de marketing, o budget disponível, quanto se quer investir e o desenvolvimento de um bom plano estratégico para o período. É fundamental que esse tema esteja dentro do planejamento, pois o marketing veterinário é o responsável pelo aumento da sua carteira de clientes.

Incluir tópicos de gestão na sua clínica veterinária é fundamental para o crescimento. 

Assim sendo, o planejamento estratégico para clínica veterinária faz com que o desenvolvimento do negócio aconteça sem surpresas e com riscos previstos e planos de ação consistentes, a fim de que tudo seja feito de forma ordenada, prática e de acordo com o nível de qualidade que você quer oferecer aos seus clientes.