Como melhorar o financeiro da clínica veterinária no pós-pandemia

Precisa melhorar o financeiro da clínica veterinária? Confira 7 dicas que irão te ajudar a colocar as contas em dia para o cenário de pós-pandemia e garantir que sua clínica estará funcionando a todo vapor.

Como melhorar o financeiro da clínica veterinária no pós-pandemia

Precisa melhorar o financeiro da clínica veterinária? Confira 7 dicas que irão te ajudar a colocar as contas em dia para o cenário de pós-pandemia e garantir que sua clínica estará funcionando a todo vapor.

Em março do ano passado o mundo testemunhou o início de uma grande crise pandêmica do novo Coronavírus e devido a ações de distanciamento social para conter o contágio, muitas empresas tiveram suas portas fechadas.

O ano de 2020 foi bastante conturbado e aqueles veterinários que conseguiram se manter ativos precisaram tomar algumas atitudes financeiras que ajudaram a manter o funcionamento da clínica. 

Pensando nesse segundo cenário, separamos 7 dicas que podem te ajudar a melhorar o financeiro da clínica veterinária para prepará-la para o cenário de pós-pandemia.   

7 dicas para melhorar o financeiro da clínica veterinária

1- Minimize gastos

Economize energia

Você pode, por exemplo, diminuir o uso de ar condicionados. Além disso, mantenha acesas somente as luzes necessárias e tente evitar o desperdício de energia.

Evite uso indiscriminado de materiais

Talvez este seja o momento para você incentivar seus colaboradores a utilizarem suas próprias canecas e copos reutilizáveis, assim você economiza e ajuda o meio ambiente ao mesmo tempo.

Não gaste dinheiro com reformas

Focar no atendimento ao cliente pode ser a chave durante esse período. Invista seu tempo para entender melhor como ajudar seus clientes em tempos de insegurança e disseminação de fake news.

2- Organize a casa

Se você já tem um bom controle das suas despesas, ótimo! Menos uma coisa pra se preocupar. Mas se esse não é seu caso e você não sabe por onde começar, vamos lá!

Reúna todas as suas despesas

Desde as mais básicas, como contas de luz, água, planos de telefonia, contratação de softwares e serviços, até as mais robustas que envolvem medicamentos, equipamentos, seguros, etc.

Acompanhe o fluxo de caixa

Quanto de dinheiro entra na sua clínica por mês? Onde você gasta esse dinheiro? Separe em grupos:

  • Materiais gerais (copos descartáveis, papel) =$? 
  • Materiais para consulta (luvas, antisséptico, seringas) = $?
  • Contas de base (água, energia, internet) = $?
  • Medicamentos e vacinas = $?

E assim por diante.

E agora? O que você tem é suficiente para pagar as contas? Quanto sobra desse dinheiro? São perguntas importantes para manter em mente não só em momentos de crise.

3- Projete os próximos meses

Agora que você já tem uma noção de quanto está gastando por mês, faça uma estimativa de quanto você gastará nos próximos meses. Assim fica mais fácil agir, balancear sua situação financeira e evitar gastos supérfluos.

4- Renegocie planos e serviços

Este é o momento de renegociar pacotes de internet e telefone fixo e qualquer outro serviço. Em vez de gastar com ligações, utilize e-mails e aplicativos gratuitos como o Skype ou WhatsApp.

5- Mantenha um bom relacionamento com seus fornecedores

Entre em contato com seus fornecedores e busquem juntos soluções para enfrentar a crise. Crie parcerias para facilitar a logística e programe a compra de itens para os próximos meses. É preciso manter as coisas funcionando.

6- Invista em exposição digital

Se antes já existia uma tendência digital e as clínicas que não investiam em uma estratégia de marketing online já estavam atrasadas, agora, com a pandemia do Coronavírus esse processo foi ainda mais intensificado e investir em marketing digital se tornou vital para a sua empresa.  

Para começar, mantenha suas redes sociais ativas e divulgue conteúdo de confiança. Ajude a disseminar informações relevantes para o seu público-alvo e esteja sempre presente na memória do seu cliente.

Além disso, caso haja alguma emergência, as pessoas não hesitam em procurar por ajuda no Google. Por esta razão é fundamental que você esteja presente entre os primeiros resultados de busca. 

Isso fará com que as pessoas que precisem de ajuda em sua região entrem em contato com você, desde que você tenha um site responsivo e fique atento ao telefone. Isso pode te ajudar a manter o fluxo de caixa.

Se você precisar de ajuda para anunciar sua clínica veterinária no Google, entre em contato com a gente. Somos uma empresa preocupada em ajudar médicos veterinários a tirarem o máximo de proveito de seus negócios. 

7- Esteja disponível para faturar

Em momentos de crise, qualquer faturamento é importante. Estar disponível para atender seus clientes é fundamental para que as coisas sigam funcionando. 

Plantão 24 horas e atendimento de emergência são boas formas de mostrar-se disponível. Só não esqueça de avisar seus clientes. Para isso, utilize recursos como emails, WhatsApp e Redes Sociais

 

E aí, gostou do post de hoje? A Fly Vet desde o início da pandemia está ajudando veterinários a sair da crise e a faturar mais com seus negócios. Para uma consultoria grátis, é só se cadastrar no banner abaixo que nossos consultores entraram em contato para te ajudar.