Instagram para veterinários: 10 mitos sobre seu uso

10 mitos sobre o Instagram para veterinários, confira!

Instagram para veterinários: 10 mitos sobre seu uso

Com 50 milhões de usuários só no Brasil, o Instagram parece uma escolha interessante para a divulgação de qualquer tipo de negócio, inclusive os relacionados ao mercado pet, não é mesmo?

Bom, a verdade é que na prática, não é bem assim.

Isso porque quando o assunto é marketing veterinário, muitas dúvidas e paradigmas fazem com que as redes sociais sejam vistas com bastante cautela pelos profissionais da área.

Existem diversas normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, que proíbem o uso de determinadas comunicações.

Mas afinal, vale a pena investir no Instagram para veterinários? Pensando nisso, reunimos 10 mitos sobre o uso do Instagram que todo veterinário e gestor devem saber.

10 mitos sobre o uso do Instagram para veterinários

1. O código de ética veterinário não permite publicidade

É verdade que o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) possui regras claras e alguns limites sobre o marketing veterinário. Por isso que é muito importante que você conheça as normas estabelecidas pelo CFMV.

No entanto, é possível divulgar sua marca sem infringir as normas. Um veterinário especializado em animais de pequeno porte, por exemplo, pode dar dicas de uma alimentação não prejudicial a gatos, por exemplo.

O segredo aqui é relacionar informações sobre a sua especialidade com um conteúdo que converse com o dia a dia dos seus clientes. Por isso, é essencial que você conheça o seu público alvo

Entendendo qual tipo de informação seus clientes estão mais interessados em saber, qual linguagem deve ser utilizada e qual imagens são mais adequadas, você consegue implementar um marketing de conteúdo.

2. A informalidade do Instagram não combina com o perfil de clínicas e veterinários

Se o setor de saúde é conhecido pelas informações técnicas e certa formalidade, o Instagram é visto como um aplicativo para o entretenimento. Por isso que, a  primeira vista, o tom pessoal da plataforma pode parecer incompatível com a ideia de fazer marketing veterinário.

A vantagem em usar o Instagram é justamente acabar com esse paradigma. Seguindo uma estratégia eficaz, é possível atingir e despertar maior conexão entre você/sua clínica e o seu público-alvo.

E justamente por o Instagram ser uma plataforma mais pessoal, uma boa estratégia pode melhorar a relação com seus clientes, inclusive, fidelizando-os. Manter a clínica com um perfil apenas formal, pode torná-la distante da realidade dos clientes.

Com conteúdos interessantes e úteis, você pode se aproximar dos seus clientes da maneira certa, tornando sua clínica não apenas um estabelecimento de saúde, mas uma companheira com que eles podem contar.

3. O Instagram não atrai novos clientes

Na era da globalização as redes sociais são a “cereja do bolo”, e o uso massivo da tecnologia como meio de comunicação é uma prova disso.

Então, se as pessoas utilizam o Instagram para fazer amigos e conhecer novos produtos é bastante natural que elas também procurem por um novo veterinário para seus pets. E este profissional pode ser você!

Lembre-se: as pessoas estão no Instagram e os seus potenciais clientes também. Aproveite essa oportunidade e seja referência na sua área de atuação.

4. Hashtags não são tão importantes

Seu objetivo é atrair novos clientes?

A dica é apostar no uso das hashtags, o símbolo # que você pode adicionar nas postagens que você publica!

Isso porque elas funcionam como um mecanismo de busca dentro da plataforma. Ao tornar seus serviços veterinários mais detectáveis, suas chances de atrair seguidores aumentam, assim como cresce o número de compartilhamento do seu conteúdo e o engajamento do cliente.

5. O Instagram beneficia poucas áreas veterinárias

Algumas especialidades como fisioterapia e odontologia podem apresentar maior apelo através do uso de imagens, por conta da proximidade com o conteúdo de estética e física.

O que não quer dizer que especialidades pouco conhecidas pelo público devem ignorar o Instagram. Com conteúdos de qualidade, que instiguem a curiosidade dos seus potenciais clientes.

Dessa forma, você pode alcançar o sucesso de maneira prática, principalmente por ser uma especialidade com pouca concorrência nas plataformas digitais.

Citando o exemplo anterior, aqui vale utilizar o poder das hashtags para alavancar suas publicações.

6. Conteúdo técnico afasta seguidores

As pessoas que seguem um perfil veterinário estão em busca de dicas e de conhecimento. Então, falar sobre um novo estudo científico ou esclarecer dúvidas que foram levantadas em sua clínica está liberado.

Porém, tenha cuidado com a linguagem técnica demais. A regra aqui é abordar o tema da forma mais simples e informal, realmente conversando na linguagem dos clientes.

Lembre-se que os usuários acessam o Instagram em momentos mais relaxados, e o seu conteúdo concorrerá com fotos de famosos, marcas de roupa, atletas, entre outros.

Por isso, tenha um conteúdo atrativo e relevante, potencializando a sua autoridade na ferramenta.

7. Divulgação no Instagram só beneficia veterinários famosos e grandes clínicas

No Instagram, as pessoas estão procurando na maior parte do tempo, novidades e conteúdos interessantes, ou seja, estão abertas para conhecer novas pessoas  e influências.

Caso seu conteúdo seja atrativo, com o investimento certo você pode conquistar novos seguidores, se aproximar do seu público, e consequentemente, atrair novos clientes com um relacionamento próximo e duradouro.

Por isso, chame a atenção do seu público, crie vídeos e utilize a sua criatividade para produzir conteúdos relevantes e atrativos.

8. Tudo bem misturar perfil profissional e pessoal

De fato, não é um problema postar fotos dos bastidores veterinários ou compartilhar alguns momentos da sua vida privada — uma mensagem de Feliz Natal com a sua família é um bom exemplo.

Essa postura humaniza sua imagem e estreita ainda mais a relação com seguidores e futuros clientes. Entretanto, é necessário zelar sempre pela integridade. Cuidado e bom senso são as palavras-chave.

9. Bom conteúdo funciona sozinho, por isso não é necessário interagir com os seguidores

A interação é fundamental no Instagram e esta é uma ótima maneira de entender e se conectar com as pessoas.

Dessa forma, reserve um tempo para responder aos comentários e perguntas enviadas para o seu perfil. Além de gerar engajamento, essa atitude despertará a admiração dos seus clientes.

10. Os Stories não servem para divulgar conteúdo veterinário

Muito popular entre os usuários do Instagram, os Stories, aquelas imagens que ficam disponíveis por apenas 24 horas, é uma ferramenta que se destaca por ser bastante dinâmica e descontraída.

Investir nesse recurso significa se aproximar ainda mais dos seus clientes. E isso pode ser feito por meio de enquetes, interações em tempo real — as famosas lives — respondendo perguntas dos seguidores e mostrando os bastidores da sua clínica ou rotina profissional.

O legal dos Stories é que não requer grande investimento ou uma megaprodução. O que vale aqui é ser espontâneo e abusar da criatividade.

Agora que você entendeu a importância do Instagram para veterinários autônomos e clínicas, que tal colocar todas essas dicas em prática? Veja aqui como criar uma excelente estratégia para o Instagram da sua clínica.

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