Terceirizar o marketing digital da clínica ou assumir o desafio?

Muitos profissionais se perguntam se devem terceirizar o marketing digital da clínica ou estudar por conta própria e assumir o desafio de tirar os planos do papel e pôr a estratégia em prática. 

Terceirizar o marketing digital da clínica ou assumir o desafio?

Muitos profissionais se perguntam se devem terceirizar o marketing digital da clínica ou estudar por conta própria e assumir o desafio de tirar os planos do papel e pôr a estratégia em prática.

Muito já se falou por aqui que investir em marketing digital traz retornos consistentes e a longo prazo para sua clínica veterinária, além de permitir desenvolver estratégias eficazes com verbas mais acessíveis para pequenas e médias empresas.

Porém, uma das grandes questões dos veterinários empreendedores na hora de fazer esse investimento é decidir entre terceirizar ou assumir o desafio de colocar o marketing da clínica no ar.

Neste post, vamos discutir alguns pontos relevantes que vão te ajudar a tomar uma decisão para começar desde já a investir no marketing da sua clínica.

O Marketing Digital exige multicompetências

Para que a sua estratégia de marketing digital seja robusta e traga resultados é preciso, primeiramente entender que muito precisa ser feito e as ferramentas são inúmeras.

Existem diversos canais, ferramentas e especialidades dentro da área de marketing digital: SEO, redes sociais, desenvolvimento de sites, Inbound Marketing, e-mail marketing, links patrocinados, entre outros.

Cada uma delas exige conhecimentos e experiências específicas, por isso, é praticamente impossível que apenas um ou dois profissionais realizem todas as funções dentro da área de forma eficaz.

Isso pode comprometer os seus resultados e, até mesmo, causar prejuízos para a empresa.

Assim, é importante planejar e analisar quais ferramentas e estratégias serão executadas antes de determinar se realmente é uma boa escolha fazer internamente ou se é melhor terceirizar.

É preciso conhecer o segmento

Além das competências específicas de marketing digital, o profissional ou equipe que estiverem à frente das estratégias precisam ter conhecimento do segmento ou indústria de atuação da empresa.

A falta de conhecimento também pode impactar de maneira negativa nos resultados se for necessário algum conhecimento técnico ou muito específico sobre algum produto ou serviço.

Caso você decida por contratar uma agência de marketing digital, saiba que existem aquelas que são especializadas em marketing digital veterinário, o que com certeza traz várias vantagens para a parceria.

É o que reafirma a Dra. Tatiana da Pronto Vet que não se arrepende de ter contratado uma empresa de marketing digital especializada no seguimento veterinário:

“É muito mais fácil o processo todo quando a empresa já sabe como o segmento veterinário funciona, como a rotina veterinária funciona. Não preciso esperar que eles [nossos especialistas] descubram ou entendam como um clínica veterinária funciona, facilita bastante.” – Dra. Tatiana

Vantagens de contratar uma empresa especializada

Veja algumas das vantagens de contratar uma empresa de marketing digital especializada no segmento veterinário:

  • Conhece como funciona o segmento veterinário;
  • Entende a rotina clínica e seus processos;
  • Linguagem e branding alinhados com a realidade veterinária;
  • Segmentação do público-alvo;
  • Comunicação facilitada;
  • agilidade na entrega de resultados.

Marketing digital demanda tempo e frequência

Outro ponto a ser considerado é o tempo que planejar e executar ações de marketing digital irão demandar da sua equipe.

Produzir conteúdo, por exemplo, é uma tarefa que demanda pesquisa das personas e temas de interesse, elaboração de calendário de publicações, redação dos textos, monitoramento e análise de desempenho.

E essas etapas repetem-se de forma cíclica, ou seja, é um trabalho que exige uma frequência grande de atividades. O mesmo acontece para as demais atividades que envolvem o marketing digital.

Por isso, vale a pena colocar na balança se esse é um tempo que pode ser consumido da sua equipe ou se é mais vantajoso terceirizar.

Sabemos que a rotina veterinária é bastante corrida e é normal que veterinários acabem negligenciando o marketing da clínica.

Mas com uma agência especializada em marketing digital você pode otimizar o tempo na clínica veterinária.

Além disso, ao alinhar a estratégia de marketing digital com a rotina da clínica veterinária é possível entregar anúncios segmentados que consequentemente trarão melhores resultados.

Gostou do conteúdo? Não esqueça de compartilhar com seus colegas de profissão que também estão em duvida se dever terceirizar o marketing digital da clínica ou assumir o desafio!

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