Ter clínica 24h ou plantão de emergência?

Ter clínica 24h ou plantão de emergência? Neste artigo apresentamos alguns pontos a se considerar antes de escolher qual o modelo ideal para você, seja ao abrir sua clínica ou simplesmente, para inovar os atendimentos.

Ter clínica 24h ou plantão de emergência?

Ter clínica 24h ou plantão de emergência? Neste artigo apresentamos alguns pontos a se considerar antes de escolher qual o modelo ideal para você, seja ao abrir sua clínica ou simplesmente, para inovar os atendimentos.

Os serviços prestados por clínicas veterinárias estão aumentando cada vez mais, já que os tutores também vem se preocupando em proporcionar boa qualidade de vida aos seus bichinhos.  

Consequentemente, novos profissionais estão investindo em abrir suas próprias clínicas, o que acaba aumentando a concorrência e surgindo a necessidade de inovar. Inovar no modelo de atendimento, nos equipamentos, nas estratégias de marketing, são algumas das medidas tomadas pelos veterinários.

Uma outra medida muito considerada pelos veterinários é estender o horário de funcionamento, já que esse modelo de clínica veterinária não possui tanta concorrência, o que pode gerar um número maior de atendimentos e aumentar os lucros no final do mês.

Se você está cogitando implementar o modelo de atendimento estendido ou abrir sua clínica e  está em dúvida entre uma clínica 24h ou plantão de emergência, esse artigo contém algumas informações relevantes acerca dos dois modelos. Continue a leitura!

Clínica 24h ou plantão de emergência?

1. O que avaliar antes de estender o atendimento?

Alguns pontos devem ser considerados antes de decidir abrir ou tornar sua clínica 24h ou plantão de emergência. Desse modo, é muito importante que você avalie a:

  • Infraestrutura: um estudo da região deve ser feito, verificar se o local é acessível para que os tutores possam chegar a qualquer momento e que tenha um estacionamento, pois facilita para atendimentos emergenciais; 
  • Segurança: a segurança do local é muito importante, tanto para os profissionais que estarão atuando no período, quanto para o tutor e o seu pet. Sua clínica deve ser acolhedora, próxima a locais com estabelecimentos ativos ou possuir segurança particular;
  • Demanda: realize uma pesquisa de mercado para conhecer o seu público, é importante verificar a demanda para saber se valerá a pena fornecer um atendimento em período integral;                                                                                             
  • Comunidade: avalie os comércios ao redor, verifique se há concorrência, se há possibilidade de fazer parcerias que fortaleçam sua marca.

2. Quais são os tipos de atendimentos de uma clínica 24h?

Os atendimentos variam de clínica para clínica, nesse caso, você optará em quais serviços irá oferecer no atendimento em tempo integral, de acordo com as especialidades da sua clínica. Alguns exemplos de atendimentos:

  • Consultas: consultas clínicas gerais (avaliações preventivas, revisões e diagnósticos em casos simples) ou consultas especializadas (análise de acordo com as especialidades que exigem equipamentos específicos, como consultas de oftalmologia, neurologia, ortopedia, fisioterapia, etc.);
  • Centro de diagnóstico: o centro de diagnóstico é voltado para a realização de exames, normalmente necessita de investimento em equipamentos específicos e equipes multidisciplinares, com técnicos capacitados na utilização dos aparelhos e especialistas para a análise precisa dos resultados;
  • Laboratório: voltado para análise de amostras que auxiliam em diagnósticos mais específicos;
  • Internações: além de um profissional responsável por controle de urgência, é necessário o controle das medicações, dosagem e controle nutricional dos pets; 
  • Terapia: terapias como acupuntura, musicoterapia e tratamentos que auxiliam no stress dos pets.

3. Como funciona o atendimento emergencial?

O atendimento emergencial é focado em pets que sofreram acidentes graves ou que necessitam de atendimento o mais rápido possível, ao contrário das consultas comuns, nesse tipo de atendimento não há tempo para que o pet seja avaliado detalhadamente.

Portanto, é essencial contar com uma equipe muito bem preparada para diagnosticar e tomar as providências imediatas para ajudar o bichinho. Além de plantonistas atentos, é necessário contar com equipamentos, acessórios e medicamentos para emergências prontos para o uso, o que facilita no atendimento. 

Confira o que é fundamental para o atendimento de emergência

  • Veterinário e ajudante preparado para esse tipo de atendimento;
  • Sala de cirurgia e atendimento pronta para uso;
  • Equipamentos e ferramentas preparadas;
  • Oxigênio e medicamentos disponíveis;
  • Checagem diária da disponibilidade e organização desses materiais.

4. Qual é o melhor para sua clínica veterinária?

Para identificar o melhor para você, é necessário que você faça um planejamento de acordo com as condições financeiras da sua clínica. Ambos os casos necessitam de preparo e investimento inicial, seja no espaço, nos equipamentos, nos materiais extras ou na equipe que estará atuando.

Destacamos novamente a importância de avaliar a demanda dos tutores que frequentam sua clínica, qual método pode ser viável para eles e qual pode ser mais viável para o seu público-alvo, de acordo com a região em que sua clínica está inserida.

E aí, qual seria mais viável para você, clínica 24h ou plantão de emergência? Nos conta aí nos comentários!

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