A inevitabilidade do teleatendimento veterinário
O teleatendimento veterinário é inevitável, afinal, muitos já se recusam a sair de casa para fazerem suas compras, desde roupas até remédios. Essa realidade não é diferente na área veterinária.
O teleatendimento veterinário é inevitável, afinal, muitos já se recusam a sair de casa para fazerem suas compras, desde roupas até remédios. Essa realidade não é diferente na área veterinária.
Empresas têm economizado em seus negócios realizando reuniões à distância, em qualquer parte do mundo.
Pense na quantidade de tempo que pode ser economizado com ferramentas como a audioconferência (conference calls), a videoconferência e a chamada comunicação unificada.
Ainda mais quando estão unidos em um só lugar áudio e videoconferência, troca de mensagens, envio de arquivos e salas de Telepresença?
Os hábitos estão se modificando na sociedade da informação, marcada pela revolução digital. E na prestação de serviços em saúde pet não poderia ser diferente.
Não há como evitar a transformação na Medicina Veterinária, a qual vive essa quebra de paradigma em comparação ao que que antes era uma relação um a um e presencial.
Continue a leitura e descubra como você já pratica o teleatendimento no dia a dia, e como se preparar ainda mais para essa tendência da área veterinária.
Teleatendimento Veterinário: por que ele é inevitável?
No dia 18/03/2020, o Ministério da Saúde lançou um projeto de lei para ser aprovado em caráter de urgência no Congresso Nacional que autoriza o uso do teleatendimento veterinário.
O projeto vigoraria em quaisquer atividades da área da saúde enquanto durar a crise ocasionada pela COVID-19, uma vez que visa a segurança de toda a população ao disponibilizar um serviço de qualidade à distância.
Considera-se hoje a epidemia do coronavírus como um acontecimento revelador quanto à importância da telemedicina e do teleatendimento.
Já há muito tempo, ainda que timidamente no Brasil, clientes buscam veterinários por telefone, trocam com eles mensagens pela internet ou utilizam algum serviço como WhatsApp ou Skype para orientações e dúvidas pontuais.
Pelo Brasil, há vários casos que indicam para a urgência de se normatizar a telemedicina em todas as suas vertentes, inclusive o teleatendimento.
O Teleatendimento Veterinário é uma prática legal?
Vale esclarecer que não há ilegalidade no Teleatendimento veterinário, ainda que haja um veterinário de um lado e um bichinho e um tutor do outro. Muito embora tal relação ainda esteja à espera dessa regulamentação.
Fato é que todos os envolvidos, porém, apresentam responsabilidade solidária e proporcional para a eventualidade de algum dano ao cliente.
Ademais questões como direito à privacidade, garantia da inviolabilidade das informações, confidencialidade, tratamento de dados pessoais, registro das informações dos clientes etc, são extremamente relevantes e não podem ser desprezadas nesta discussão entre disrupção digital, teleatendimento e legislação correlata.
É necessário ampliar a regulamentação para situações presentes no cotidiano e que estão ocorrendo à margem de protocolos rígidos.
Afinal, sempre o que sobrevive, a qualquer tempo, é aquele que se adapta às mudanças. Essa é a hora!