Tecnologia Veterinária: últimas novidades da #VetTech
Você está por dentro das mais recentes novidades da tecnologia veterinária? Em um mercado tão competitivo como o veterinário é preciso que os profissionais estejam sempre atualizados. No post de hoje, algumas das últimas inovações da tecnologia veterinária.
Você está por dentro das mais recentes novidades da tecnologia veterinária? Em um mercado tão competitivo como o veterinário é preciso que os profissionais estejam sempre atualizados. No post de hoje, algumas das últimas inovações da tecnologia veterinária.
A tecnologia veterinária já é uma realidade em todo território brasileiro. A cada ano, modernos recursos são incorporados à rotina de clínicas veterinárias. Seja no âmbito medicinal ou administrativo, a tecnologia se tornou parte fundamental da rotina veterinária.
De modo geral, a tecnologia nos surpreende a todo momento, o desenvolvimento tecnológico está cada vez mais rápido. Assim é também na medicina veterinária, que tem vivido um período de constante evolução, o que possibilita que os diagnósticos sejam mais precisos. E também que os tratamentos sejam mais eficazes.
Para se destacar no mercado veterinário e driblar a concorrência é preciso que os profissionais do ramo estejam em constate atualização. Continue a leitura desse artigo e saiba quais são as tendências e a importância de aderir à tecnologia veterinária em seu trabalho.
As últimas novidades da tecnologia veterinária
1. Ressonância magnética
Primeiramente, a ressonância magnética é uma tecnologia veterinária que permite diagnóstico por imagem. Essa tecnologia está se tornando cada vez mais comum em hospitais e clínicas veterinárias.
Com essa técnica é possível fazer um estudo do sistema nervoso central, que nem sempre é possível com outros recursos. Tudo isso graças à riqueza de detalhes das imagens obtidas.
Essa tecnologia é ideal para pets com sinais neurológicos, com convulsões, alterações posturais ou de reflexos medulares.
2. Prontuário eletrônico
Prontuários de papel e enormes arquivos ocupando espaço na sua clínica veterinária? Isso é coisa do passado. O prontuário eletrônico é uma ferramenta digital que armazena e disponibiliza, a qualquer momento, informações importantes sobre exames, consultas de rotina, condutas e tratamentos referentes aos pets.
Como as informações são registradas online, é possível oferecer acesso remoto, de diferentes aparelhos e em qualquer local. O prontuário eletrônico pode ser adaptado para a realidade da clínica veterinária ou do veterinário, de acordo com a especialidade que é mais presente em seu dia a dia.
3. Equipamentos portáteis
A pandemia de Covid-19 trouxe a toda uma nova modalidade veterinária: a veterinária à domicílio. Os tutores, receosos de saírem de casa, fez com que os veterinários buscassem outras alternativas.
Além disso, é muito comum que alguns tutores evitem as idas de seu pet ao veterinário por imaginarem seu desconforto ou por simplesmente não conseguirem transportá-lo.
Nesses casos, os equipamentos portáteis para diagnósticos são ferramentas importantes, pois podem ser transportados até a casa do pet, oferecendo muito mais comodidade e praticidade, fazendo com que o animal se sinta mais seguro e à vontade.
Dentre as opções de equipamentos portáteis, podemos encontrar especialmente os de ultrassonografia, ecocardiografia, eletrocardiografia e raio-x.
Possuir equipamentos de tecnologia avançada e acessórios portáteis em sua clínica veterinária ou contar com os serviços de alguma empresa que os ofereça é um grande diferencial para a sua clínica.
4. Exames digitais
O ultrassom, por exemplo, é um exame diagnóstico muito utilizado na Medicina, seja humana, seja veterinária.
O interessante é que os recursos tecnológicos permitem, atualmente, que o equipamento seja calibrado por um programa que oferece opções de medidas e de características específicas para cães, felinos ou outros animais, de pequeno ou de grande porte.
Já os raios X digitais eliminam a necessidade de revelação e de uso de filmes, tornando o exame muito mais prático, rápido e barato. Atualmente, existem modelos pequenos e portáteis, que podem ser transportados facilmente até a residência.
As imagens geradas são transmitidas por Wi-Fi ou bluetooth para computadores ou tablets, permitindo melhor visualização. Com a ajuda da telemedicina, o diagnóstico é feito a distância, facilitando a prática veterinária cotidiano.
5. Relatórios e laudos digitais
Você já ouviu falar em telemedicina? Essa é uma novidade não só na área veterinária, mas na saúde como um todo.
O laudo médico descreve o resultado dos exames médicos realizados, como o ultrassom ou o ECG. Nele, o médico veterinário descreve todos os elementos encontrados durante a realização do exame.
Esses exames geram um arquivo digital com o resultado, que será enviado para um centro especializado em diagnóstico. Esse processo é a base da telemedicina.
Assim, além da otimização do tempo, há maior segurança, aumento da capacidade de serviços e menores custos. Como o resultado sai rapidamente, há mais agilidade no diagnóstico e, consequentemente, no tratamento.
Importância de investir em tecnologia veterinária
Acompanhar as inovações tecnológicas na medicina veterinária é primordial para se manter atualizado e prestar atendimentos de qualidade.
Por isso, listamos a seguir, algumas das vantagens em ficar sempre de olho nas novas tecnologias veterinárias. Confira:
- Mais qualidade de vida para os animais: com recursos que possibilitam diagnósticos precisos é possível ter mais agilidade no diagnóstico e no tratamento;
- Trazer inovações para o seu público: proporciona aos tutores mais esperança no tratamento de de diversas condições que seus pets podem apresentar;
- Mais qualidade no atendimento: alguns recursos permitem mais segurança e agilidade no diagnóstico e tratamento;
- Confiabilidade: transmite mais confiança dos tutores em relação ao seu trabalho;
- Diferencial de mercado: investir em tecnologia te faz se destacar em um mercado tão concorrido como o veterinário.
Quais dessas tecnologias veterinárias você já faz uso no cotidiano da sua clínica veterinária? Conta pra gente nos comentários e não esquece de compartilhar com seus colegas de profissão!