Como oferecer um excelente atendimento durante a segunda onda da pandemia

Oferecer um excelente atendimento veterinário é fundamental para profissionais que desejam fidelizar seus clientes, mesmo durante a crise pandêmica do coronavírus. 

Como oferecer um excelente atendimento durante a segunda onda da pandemia

Oferecer um excelente atendimento veterinário é fundamental para profissionais que desejam fidelizar seus clientes, mesmo durante a crise pandêmica do coronavírus. 

Depois de quase um ano convivendo com as medidas de distanciamento social e recomendações sanitárias, é preciso sempre reforçar que a pandemia não acabou, embora uma faísca de esperança tenha surgido com a aprovação da vacina no Brasil. 

Até que mais de 60% da população não esteja devidamente imunizada, é preciso manter algumas precauções para conter o contágio e manter as coisas funcionando. 

Neste sentido, é essencial que você, médico veterinário, e sua equipe, estejam sempre preocupados em oferecer um atendimento de excelência, levando a humanização a cada consulta, tratando com atenção e carinho não só os bichinhos, mas também seus tutores. 

Para isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a oferecer um excelente atendimento para seus pacientes e, assim, encantar tutores. 

O que significa manter o atendimento humanizado?

Humanizar o atendimento na sua clínica veterinária não se resume apenas a assumir uma postura atenciosa durante o momento da consulta, é uma prática que deve ser aplicada em todos os pontos de contato que os clientes possuem com a sua empresa.

Ao oferecer um excelente atendimento para o seu cliente, até mesmo o tratamento veterinário pode se tornar mais eficaz. Porém, é importante reforçar que essa experiência envolve não apenas o atendimento veterinário, mas também inclui o momento de espera na recepção e o momento pós-consulta.

Para isso, aí vão algumas dicas:

  • Conheça seu cliente: Como se chama? Em que trabalha? Qual sua idade? Tem filhos? São informações importantes para estabelecer um diálogo, o que também demonstra que você se importa com seu cliente além do contato profissional.
  • Conheça o animalzinho: Brinque com o pet, faça carinho e respeite seus momentos tensão e medo. Isso mostra que você se importa com o bichinho. Lembre-se: eles são família.
  • Mantenha contato: É preciso manter o contato pós-consulta. Peça para a recepcionista te ajudar com isso. Envie mensagens perguntando da recuperação do bichinho. Mostre-se presente e aberto para futuros contatos.

Dicas para oferecer um excelente atendimento durante a pandemia de Covid-19

Lembre-se que ainda estamos em uma pandemia

Para que seu cliente se sinta seguro para ir até a sua clínica é preciso, antes de tudo, botar a casa em ordem. Assim, como já discutimos aqui no nosso blog, algumas medidas preventivas precisam ser reforçadas.

Por isso, é necessário que a higiene da sua clínica seja mantida, assim como a sua e de seus funcionários. Por isso, oriente aqueles que não tem o mesmo nível de instrução que você.

Além disso, adequar horários de funcionamento, atender somente consultas agendadas e restringir o atendimento a somente um tutor por vez, são medidas que ajudam a evitar que as pessoas se acumulem em salas de espera, evitando também a disseminação do vírus.

Mas não significa que o atendimento não possa ser humanizado

A crise que o mundo vem enfrentando precisa ser combatida com seriedade e alguns protocolos precisam continuar a ser seguidos para conter a proliferação do vírus. Mas isso não significa transformar a clínica num quartel general. 

Ter em mente que estamos fazendo o possível para amenizar a situação e incentivar as pessoas a fazer o mesmo é muito importante quando se trata de saúde pública. 

Mas, além de prestar serviços veterinários, também lidamos com pessoas, e são elas que lembrarão de seu atendimento e retornarão em ocasiões futuras, caso gostem do seu atendimento.

Por isso: 

  • Atenda os clientes de maneira adequada e acolhedora;
  • Respeite as particularidades de cada cliente, como a orientação sexual, crenças e valores, sem que isso interfira nas consultas;
  • Dê o apoio necessário ao seu cliente ou acompanhantes do pet no momento em que os procedimentos são realizados, inclusive, oriente sua equipe de colaboradores a realizar o mesmo;

Seja comunicativo, educado e atencioso; chame o cliente pelo nome, ouça seus medos e dúvidas, além de dar a atenção necessária para perceber qual a sua realidade.

É importante manter as coisas funcionando neste período. Afinal, crises sempre passam, os animaizinhos continuarão precisando de ajuda médica e seus tutores lembrarão do ótimo atendimento da sua clínica. 

E aí? Gostou do conteúdo de hoje? Conta pra gente nos comentários quais são as medidas que você toma aí na clínica para oferecer um excelente atendimento veterinário!