Marketing digital: custo ou investimento?
O Marketing Digital vem crescendo muito nos últimos tempos, muitas empresas investiram com o intuito de expandir o seu negócio, visando atingir um público maior e de forma mais preparada. Mas afinal, será que o marketing digital é custo ou investimento? Continue a leitura para saber um pouco mais!
O Marketing Digital vem crescendo muito nos últimos tempos, muitas empresas investiram com o intuito de expandir o seu negócio, visando atingir um público maior e de forma mais preparada. Mas afinal, será que o marketing digital é custo ou investimento? Continue a leitura para saber um pouco mais!
É comum questionar qual é o melhor momento para pensar em estratégias diferentes para alavancar o negócio. Quando se trata de investir em coisas novas é importante ter uma certa segurança de que é uma boa decisão.
Sem dúvidas o marketing digital é aplicável e funcional quando se trata de clínicas veterinárias. Ele pode ser utilizado com algumas ferramentas extremamente importantes que podem resultar na atração de novos tutores à clínica e torná-los fiéis, o que traz lucro ao seu negócio.
A insegurança acontece, e por conta disso é importante pesquisar bastante para entender como a estratégia funciona. No caso do Marketing Digital, existe um vasto material e métricas comprovadas de resultados. Seguem alguns benefícios e entenda se o marketing digital é custo ou investimento.
Veja algumas opções e entenda: as estratégias utilizadas no Marketing Digital são custo ou investimento?
1. Email Marketing
O email marketing é uma estratégia ainda muito utilizada no marketing digital, ele pode trazer muitos benefícios se utilizado no marketing veterinário, como a facilidade na comunicação e a possibilidade de automação da ferramenta, economizando muito tempo.
Algumas pesquisas nos dizem que grande parte da população prefere o email para receber comunicação de empresas, esse é um dos motivos pelos quais é importante dar uma atenção a esse método e entender melhor como funciona!
Existem trilhas de emails que focam em tirar dúvidas dos tutores, outras que servem como lembretes e até mesmo aquelas que fazem a divulgação da sua clínica mais diretamente.
Após decidir os conteúdos, é possível programá-los pela plataforma de automação (um exemplo é o MailChimp, uma ferramenta eficiente e gratuita) de forma que fique mais fácil enviar aos clientes.
Além disso, é possível também segmentar seu público, de forma que atinja apenas aqueles que realmente buscam e se interessam pelos serviços que vocês, médicos e médicas veterinárias têm a oferecer.
Existem diversos tipos de email que podem ser direcionados ao seu público, um exemplo são os emails pós-consulta veterinária. Essa estratégia é uma forma de demonstrar preocupação e prontidão com seus clientes, com conteúdos interessantes e informativos, podendo inclusive fidelizá-los.
2. Mídias pagas
A estratégia de mídias pagas é uma das mais recomendadas no marketing digital, isso por ter maior acesso aos resultados de campanha e maior alcance em pesquisas. Para que a utilização dessa ferramenta funcione bem, é importante que alguns critérios sejam tomados:
- Site responsivo
- Segmentação do público
- Anúncios adequados
- Palavras-chave ideais (SEO)
- Investimento em empresas especializadas em marketing digital (Fly Vet)
O blog da Fly Vet tem conteúdos muito interessantes sobre o Google Ads e como utilizá-lo da melhor maneira, sabendo também como funcionam as análises da Fly Vet! É importante não deixar de lado nenhuma estratégia relevante no que diz respeito ao marketing digital e a preocupação em ser um custo ou investimento.
Caso seja de seu interesse entender um pouco mais sobre como funcionam as estratégias de mídias pagas do Google ads, ferramenta tão importante para o marketing veterinário da sua clínica, baixe o Ebook da Fly Vet sobre campanhas e anúncios do Google ads:
3. Social marketing
É de conhecimento geral que as redes sociais são utilizadas constantemente pela população mundial. E é óbvio que o marketing digital não pode ignorar uma informação tão importante quanto essa. É preciso que seu negócio esteja presente em todas as plataformas digitais utilizadas pelo público que pretende atingir.
Claramente não pode ser diferente no investimento de marketing digital veterinário. Dessa forma, é importante que sua clínica veterinária esteja presente nas redes sociais, com conteúdos informativos e bem desenvolvidos.
As redes sociais são muito importantes no quesito fidelizar tutores. Isso porque os clientes que te acompanham nas redes podem ficar por dentro dos seus conteúdos, e se forem bem desenvolvidos podem ser um diferencial, chamar atenção, e consequentemente fazer com que retornem para novos procedimentos e consultas com seus pets, conforme a necessidade.
Os conteúdos nas redes sociais podem conter alguns pontos importantes como:
- Fotos com os pets e fotos da clínica
- Posts temáticos
- Posts informativos: medicina preventiva
- Interação direta com os tutores
- Posts de curiosidades
- Orientações
Esses são alguns produtos do marketing digital veterinário, alguns oferecidos pela Fly Vet. Geralmente essas estratégias ajudam muito os veterinários a construir uma imagem digital mais profissional e organizada.
Pensando nas necessidades dos tutores, quando suas dores são atendidas e dúvidas esclarecidas em plataformas digitais, de forma fácil e rápida, torna-se mais fácil se interessarem em conhecer melhor os seus serviços e possivelmente contratá-los, além disso aqueles que já conhecem podem considerar continuar se consultando quando necessário.
Assim, entendemos que, o marketing digital funciona como um bom investimento que pode acarretar em diversos benefícios àqueles que decidem investir e aguardar os resultados do trabalho de uma equipe especializada como a Fly Vet.