#inspiravet Como driblar a concorrência e ter uma clínica veterinária de sucesso?
Driblar a concorrência é necessário para que você tenha uma clínica veterinária de sucesso. Neste artigo nós te damos algumas dicas quanto a isso, confira!
Driblar a concorrência é necessário para que você tenha uma clínica veterinária de sucesso. Neste artigo nós te damos algumas dicas quanto a isso, confira!
Driblar a concorrência é uma das maiores preocupações de qualquer veterinário empreendedor que deseja ter uma clínica veterinária de sucesso.
Uma série de fatores podem ser levados em consideração ao determinar o sucesso de uma clínica, como por exemplo: a qualidade do atendimento, a quantidade de atendimentos, a divulgação, a qualidade da gestão financeira, os serviços que são prestados, entre outros.
Para driblar a concorrência, é muito importante que você considere todas essas vertentes, que estão muito relacionadas entre si e principalmente, com seu objetivo de sucesso. No entanto, não é uma tarefa impossível. Com certo planejamento e determinação, é uma questão de tempo até que veja os resultados.
Nesse artigo nós separamos algumas dicas para que você saiba como driblar a concorrência e ser uma referência em sua região, confira!
Dicas para driblar a concorrência e ter uma clínica veterinária de sucesso
1. Se atualize
Estar sempre atualizado com as novidades do mercado veterinário, conhecer clínicas e outros profissionais referências é uma maneira de acompanhar as tendências e encontrar inspirações para aplicar na sua própria clínica.
As inspirações podem surgir também de profissionais de outras áreas, o importante é que os acompanhe, se inspire e espelhe o que lhe for útil, seja algum serviço, alguma metodologia de gestão, por exemplo.
Lembre-se: inspirar não é o mesmo que copiar, para driblar a concorrência é essencial que você tenha sua própria identidade, com seus diferenciais.
Frequentar eventos, acompanhar palestras, fazer cursos de aperfeiçoamento, seja no segmento veterinário ou na gestão, também são excelentes formas para se manter atualizado.
2. Estude a concorrência
Uma das maiores vantagens de estudar a sua concorrência é identificar os seus diferenciais, os seus pontos fortes e fracos, identificar o que você pode melhorar em sua própria clínica.
Estudar a concorrência é uma maneira de olhar para si, desse modo, é muito importante que você conheça muito bem o seu próprio negócio.
3. Tenha uma boa gestão
A boa gestão é uma característica de uma clínica veterinária de sucesso. Sem ela os outros processos da clínica acabam não tendo bons resultados. Uma boa gestão evita erros, como atrasos em consultas, saldo no vermelho, baixa produtividade, entre outros.
Portanto, se você deseja driblar a concorrência, para que seus esforços deem resultados, você também deve caminhar para desenvolver uma boa gestão em sua clínica veterinária.
4. Ofereça um bom atendimento
Um atendimento de excelência é um dos fatores mais decisivos pro sucesso da sua clínica. O atendimento deve ser bom desde o primeiro contato do tutor, tanto ao agendar uma consulta, como no momento da consulta e após dela.
Seja atencioso com o tutor e principalmente com o seu pet, ao ver o seu cuidado e dedicação, é mais provável que ele retorne à sua clínica.
Além do mais, destacamos que o bom atendimento deve ser feito por toda sua equipe, por isso é muito importante que você os treine, caso seja necessário.
5. Invista em marketing digital veterinário
As estratégias de marketing digital veterinário são excelentes para driblar a concorrência e promover o destaque da sua clínica.
Muito mais que um meio para divulgar o seu espaço, estratégias bem elaboradas tem o poder de atrair e fidelizar novos tutores, demonstrar a credibilidade e autoridade dos seus serviços, melhorar o financeiro e diversos outros benefícios.
As estratégias mais eficientes para clínicas veterinárias são:
- Site responsivo: site otimizado no qual o layout se adapta ao aparelho em que está sendo acessado, é essencial para proporcionar uma boa experiência de navegação ao visitante;
- Campanhas no Google Ads: uma das principais plataformas para anúncios, ao desenvolver boas campanhas a sua clínica aparece no topo das pesquisas do Google;
- Marketing de conteúdo veterinário: produzir conteúdo relevante em seus canais digitais, como blog, Instagram, Facebook, etc;
- E-mail marketing: disparo de e-mails aos tutores com lembretes, avisos, promoções, entre outros.
6. Inove
Investir em inovação é uma forma de diferenciar a sua clínica veterinária, melhorar a qualidade dos seus serviços e alcançar o tão almejado sucesso.
A aquisição de equipamentos de qualidade ou equipamentos que permitem realizar exames que poucas clínicas oferecem, agregam muito valor e também, aumentam a margem de lucro.
No entanto, a inovação não precisa ser vista como um investimento que necessite de muitos recursos, você pode inovar outros processos além dos equipamentos.
Oferecer um serviço diferenciado como o atendimento à domicílio, disponibilizar o agendamento online, criar pacotes de benefícios aos tutores, são alguns exemplos das diversas possibilidades de inovações que promovem o destaque da sua clínica.
Curtiu o conteúdo? Esperamos que essas dicas te ajudem a driblar a concorrência e ter uma clínica de sucesso!