Como aumentar o retorno de clientes em sua clínica
Aumentar o retorno de clientes na clínica é um objetivo comum entre os profissionais veterinários. Afinal, a principal fonte de renda de qualquer veterinário são as consultas.
Aumentar o retorno de clientes na clínica é um objetivo comum entre os profissionais veterinários. Afinal, a principal fonte de renda de qualquer veterinário são as consultas.
Felizmente, a tecnologia permite que os profissionais mantenham um contato próximo com seus clientes mesmo após a consulta, por meio de softwares veterinários e estratégias de marketing.
Porém, muitos veterinários ainda não contam com a ajuda da tecnologia em seu dia a dia, o que acaba resultando um enorme prejuízo a longo prazo.
Imagine que por semana, cerca de 5 tutores faltam às consultas marcadas sem aviso prévio. Se cada consulta custa, em média, R$ 100,00, isso significa que você perde R$ 500,00 toda semana.
Quando pensamos na perda que isso gera no ano, o número fica ainda maior.
Mesmo quando os retornos não são remunerados, a falta do tutor significa, em muitos casos, a ausência de fidelização. Ou seja, é pouco provável que ele marque uma nova consulta.
Por isso, é essencial que os veterinários contem com a ajuda de um software veterinário eficiente, que aumente o retorno dos tutores de forma simples e prática.
4 maneiras de aumentar o retorno de clientes em sua clínica
A maneira mais efetiva de aumentar o retorno de clientes é trabalhar com consistência na estratégia de fidelização, como por exemplo, lembrando seus clientes das consultas agendadas.
É claro que realizar essas atividades de forma manual acaba sendo inviável no dia a dia, principalmente quando você também administra uma clínica.
Pensando nisso, trouxemos algumas estratégias para te ajudar nessa missão.
Vamos descobrir quais são elas?
1. Lembretes de consulta por SMS, WhatsApp e e-mail
Você sabia que os lembretes de consulta por mensagem e e-mail podem reduzir as faltas dos tutores em até 30%?
Os lembretes por mensagem e e-mail podem ser enviados no dia anterior ao atendimento, e ao confirmar ou cancelar a consulta, o status da agenda veterinária muda para “confirmado/cancelado pelo tutor”.
Independente de qual canal seu cliente decida confirmar a consulta, você tem garantia de que ele receberá o aviso, mesmo quando não estiver conectado na internet.
Uma ótima forma de aumentar o retorno de tutores, não concorda?
2. Lembretes de retorno por e-mail marketing
Algumas plataformas permitem que você envie mensagens personalizadas e automatizadas por email.
Com uma plataforma de automação de emails é possível enviar e-mails como:
- Campanhas de e-mail: enviadas uma única vez para os clientes, possuem o objetivo de entregar mensagens pontuais, como avisos, e-mails de datas comemorativas, entre outros. Também são conhecidas popularmente como malas diretas;
- Mensagens automáticas: também conhecidas como fluxos de e-mails, elas são enviadas automaticamente para os tutores, e podem aumentar o número de procedimentos realizados na clínica, assim como enviar orientações veterinárias periodicamente, entre outros.
Você também pode personalizar as mensagens da forma que achar melhor, e selecionar de que forma deseja lembrar os tutores (30 dias antes da consulta, 15 dias, e assim por diante).
3. Lista de espera
Imagine que sua agenda esteja lotada para as próximas semanas. Uma ótima notícia, certo?
Ao mesmo tempo, é provável que vários tutores estejam aguardando um horário livre, e é bastante comum que alguns clientes esqueçam de conferir quando conseguirão marcar um retorno.
A demora para agendar uma consulta também pode gerar um desconforto para os tutores, pois alguns podem se sentir esquecidos, deixados de lado.
Existe uma forma simples de contornar essa situação.
A lista de espera é uma funcionalidade que pode ser implementada na sua clínica, e nela você pode registrar todos os tutores que estão aguardando por um horário, além de realizar anotações/lembretes.
Assim, caso alguém cancele uma consulta, você pode rapidamente ver quem é a primeira pessoa da sua lista de espera, e mostrar que, apesar da correria, ainda se lembra da necessidade dos seus clientes.
4. Agendamento online
Por último, mas não menos importante, o agendamento online é uma das principais funcionalidades que podem aumentar o número de retornos da sua clínica.
A verdade é que na maioria dos casos, os tutores demoram horas, até mesmo dias, para conseguirem agendar um atendimento. Principalmente quando a marcação é feita apenas por telefone ou mensagem.
O agendamento online permite que os tutores marquem consultas de qualquer lugar, e a qualquer hora.
Ele pode ser divulgado através de seu próprio site veterinário, o que também contribui para sua presença online.
Ao facilitar a experiência de agendamento para os tutores, você consequente aumenta o retorno deles a sua clínica.
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