Marketing para veterinários: aprenda com as estratégias da Fly Vet

As estratégias de marketing para veterinários são essenciais para destacar os diferenciais dos profissionais, tendo um papel importante tanto na atração quanto fidelização dos tutores. 

Marketing para veterinários: aprenda com as estratégias da Fly Vet

As estratégias de marketing para veterinários são essenciais para destacar os diferenciais dos profissionais, tendo um papel importante tanto na atração quanto fidelização dos tutores. 

O marketing veterinário ideal é aquele que consegue aumentar a credibilidade do profissional veterinário no mercado, fortalecendo sua autoridade>. 

Normalmente, o conceito de marketing para veterinários é visto de uma maneira equivocada, sendo considerado uma vertente comercial/propagandista.

Porém, o grande desafio para o veterinário, em primeiro momento, é perceber como as ferramentas do marketing podem trazer avanços significativos ao seu trabalho, com o objetivo de gerar uma imagem de confiança e aumentar a percepção de um serviço de qualidade entre os tutores.

A Fly Vet, empresa especialista em trazer melhores resultados para veterinários, também acredita que o marketing veterinário traz diferenciais importantes para os profissionais do ramo. 

Se você também deseja melhorar seu relacionamento com os tutores, e oferecer um atendimento de qualidade para mais pessoas, veja a seguir quais são as estratégias de marketing para veterinários da Fly Vet 

Aproveite o conteúdo!

Principais estratégias de marketing para veterinários da Fly Vet

“Em linhas gerais, marketing é o processo pelo qual o profissional identifica oportunidades, desejos e necessidades dos clientes […] o marketing é, acima de tudo, conquistar e manter clientes.”

De fato, os profissionais veterinários podem não apenas atrair tutores, mas fidelizá-los, ao utilizar excelentes estratégias de marketing.

Para ajudar os profissionais independentes que além de cuidarem de bichinhos, também administram seu próprio negócio, a Fly Vet decidiu compartilhar suas principais estratégias de marketing para veterinários.

Vamos descobrir quais são elas?

1. Email Marketing

O e-mail marketing é uma estratégia essencial para qualquer profissional que deseja investir no relacionamento com os tutores, mantendo o contato de forma contínua.

Na área veterinária, o envio de mensagens personalizadas por e-mail pode trazer diversas vantagens, como aumento do número de retornos, maior retorno financeiro para o veterinário, extensão do atendimento para além da consulta, entre outros.

Existem plataformas que permitem que os veterinários enviem e-mails de forma automática e contínua, para a quantidade de tutores que desejarem, sempre que for necessário. 

Canais como WhatsApp ou Messenger, nem sempre entregam mensagens para tutores que não possuem seu contato adicionado, diferente das mensagens enviadas por e-mail.

Além disso, muitos profissionais veterinários ainda não investem nesse canal, portanto, há menos concorrência pelos tutores.

2. Agendamento Online

Quanto tempo seus clientes costumam demorar para marcar uma consulta? Já pensou em tornar a experiência de agendamento mais agradável?

Na maioria dos casos, os tutores demoram horas, até mesmo dias, para conseguirem marcar uma consulta. 

Essa demora é consequência de diversos fatores, como agendamento apenas por telefone, divergência na disponibilidade de horário do tutor e do profissional, entre outros.

Em um mundo cada vez mais digital, é essencial mostrar para os tutores que o processo de marcação de atendimentos não é burocrático com você.

agendamento online permite que você disponibilize uma agenda acessível 24 horas, todos os dias da semana, para seus clientes.

Assim, seus clientes podem marcar consultas quando quiserem, de forma rápida e prática. Além de melhorar a experiência para os tutores, sua agenda também fica sempre cheia

Uma ótima estratégia de marketing, não concorda?

3. Redes sociais

Ter presença nas redes sociais é quase uma regra no mundo pós-digital. Talvez você não tenha um Instagram, mas provavelmente tem um Facebook, ou participa de algum fórum de discussões na internet.

Assim como a maioria da população mundial, os tutores acessam as redes sociais todos os dias

Se o seu objetivo é fidelizá-los e fazer com que não se esqueçam do seu serviço, você precisa ter uma presença online, seja por meio de um site, perfil profissional no Instagram e Facebook, entre outros.

4. Marketing de Relacionamento (CRM)

Também conhecido como Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente, o CRM tem como principal função otimizar processos de fidelização de clientes.

Ele é fundamental por tornar a jornada do cliente mais agradável possível.

Diferente do que muitos pensam, a experiência do cliente com seu serviço veterinário não começa na consulta, mas desde o momento da busca por um profissional. 

Isso significa que em um primeiro momento, você precisa atrair seu cliente, para depois poder atendê-lo e cuidar de seu pet, e no final, voltar a fidelizá-lo como um cliente do seu serviço.

Em empresas como a Fly Vet, a área de CRM possui sua própria equipe de especialistas, focada em manter contato constante com os clientes, solucionando suas principais dúvidas e até mesmo ajudando-os a terem ainda mais sucesso no dia a dia da clínica veterinária.

5. Produção de conteúdos educativos

A produção de conteúdos educativos é essencial para educar os tutores sobre o cuidado com a saúde pet.

Hoje em dia, é possível enviar conteúdos por meio de diferentes canais, como redes sociais, e-mail marketing, site veterinário e Google Meu Negócio.

Entre os principais canais de conteúdo, podemos citar:

  • Youtube: o consumo de vídeos aumenta cada vez mais, e essa tendência não é diferente na área da saúde. Um canal no Youtube pode trazer novidades da área veterinária, lives com convidados especiais, e webséries.
  • Blog: se você está lendo este artigo, provavelmente já conhece nosso blog. Nele você irá encontrar eBooks, checklists e artigos sobre diversos temas, como marketing, gestão financeira, entre outros;
  • Podcast: assim como muitas empresas, você pode também ter seu próprio podcast, disponível no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.

6. Investimento em anúncios

Por último, mas com certeza não menos importante, investir em mídia paga ou em anúncios é uma das estratégias mais utilizadas na Fly Vet.

Muitos profissionais possuem receio em investir em anúncios, por não saberem se realmente vale a pena, ou se trará um retorno financeiro significativo.

Porém, o investimento em anúncios é uma das maneiras mais fáceis de atrair novos clientes, principalmente com o Google Ads.

O Google Ads é a maior ferramenta de links patrocinados da internet. Ela funciona da seguinte forma:

Você escolhe palavras-chaves para seu anúncio, como “veterinário em Goiânia”. Cada palavra-chave possui um custo, mas seus anúncios só serão cobrados por cada clique que receberem.

Imagine que 30 tutores tenham clicado no seu anúncio. Isso significa que o custo do anúncio será 30 vezes o valor da palavra-chave. Se esse custo for 30 reais, e suas consultas custam, em média, 100 reais, todo o investimento em anúncios já foi coberto.

A principal vantagem de investir em anúncios, seja no Google ou em qualquer outro site, como Instagram e Youtube, é que eles são os primeiros resultados que aparecem para as pessoas.

Ou seja, é uma estratégia essencial para os veterinários que buscam aumentar a cartela de clientes

Essas foram as principais estratégias de marketing para veterinários da Fly Vet.

Como comentamos no início do conteúdo, o marketing veterinário é importantíssimo não como uma propaganda, mas como uma ferramenta de promoção do cuidado com os clientes.

Por isso, caso tenha visto que alguma estratégia da Fly Vet pode funcionar para seu serviço veterinário, não hesite em estudar mais sobre o assunto e implementá-la!

Lembre-se que independentemente de qual estratégia você decida implementar na sua clínica veterinária, o mais importante é manter a consistência

Afinal, o marketing veterinário traz resultados a longo prazo, por isso, é essencial que você mantenha uma frequência de comunicação nos canais que escolher.

Já conhecia alguma das estratégias de marketing para veterinários do artigo? Como pretende utilizá-las no seu dia a dia? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários.