Como aproveitar datas comemorativas para fidelizar tutores

Confira neste artigo como aproveitar datas comemorativas para fidelizar e melhorar seu relacionamento com os tutores.

Como aproveitar datas comemorativas para fidelizar tutores

Confira neste artigo como aproveitar datas comemorativas para fidelizar e melhorar seu relacionamento com os tutores.

Você já assistiu um comercial de dia das mães que o fez sentir saudades de sua mãe? É algo sutil, mas essas lembranças deixam você mais predisposto ao consumo. 

Assim como as lojas físicas usam das datas comemorativas para aumentar as vendas, as clínicas veterinárias também podem aproveitar datas comemorativas para fidelizar e atrair mais clientes . O marketing emocional realizado nessas datas pode ajudar sua clínica a se aproximar dos tutores de forma mais pessoal.

Criar um bom relacionamento com o tutor é algo essencial, pois ao se sentir acolhido pelo veterinário que trata de seu pet, as chances de fidelização são altíssimas. Usar as datas comemorativas de forma descontraída pode ser exatamente o que você precisa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar na criação de uma estratégia para usar as datas comemorativas para atrair tutores. Continue lendo e confira!

Como aproveitar datar comemorativas para fidelizar e atrair tutores

Mapeie as datas antecipadamente

Há muitas datas comemorativas disponíveis no calendário. Não apenas as mais comuns, como Natal e Páscoa, mas também datas como o Halloween e Saint Patrick’s Day podem ser incluídas no planejamento das ações de marketing da sua clínica.

Como estamos falando de alguns possíveis custos extras a incidirem nesses períodos, fazer um mapeamento de todas as datas que a clínica deseja incluir no plano de marketing é fundamental para que esse gasto esteja calculado no orçamento.

E como estamos falando de clínicas veterinárias, por que não incluir algumas datas relacionadas à sua especialidade? Isso ajuda a tornar seus clientes mais engajados com o serviço que você oferece a eles.

Conheça seus clientes

É muito importante que suas ações de marketing sempre estejam direcionadas aos seus clientes. Assim, ao escolher as datas comemorativas, faça com que elas sejam interessantes para eles.

Crie campanhas de marketing temáticas para cada data

Promoções que conseguem ser ligadas a datas comemorativas tendem a gerar mais resultado que em períodos não sazonais, afinal, as pessoas já estão mais propícias ao consumo.

É preciso incluir no planejamento qual tipo de serviço pode ser ofertado em cada data comemorativa escolhida, por esse motivo é muito importante relacionar sua especialidade com as datas comemorativas do setor.

Faça campanhas de e-mail marketing

Uma das formas de utilizar as datas comemorativas é enviando e-mails aos tutores. Esse conteúdo deve ser bastante claro e breve, mas precisa conter dados importantes sobre a data que se está comemorando.

Um bom exemplo são as campanhas de vacinação. No dia 09 de junho comemora-se o dia mundial da imunização. Então, por que não enviar um e-mail aos tutores com informações sobre a importância da vacinação de seus pets?

É importante ter em mente que o assunto deve agregar valor, principalmente quando é enviado diretamente para o e-mail do seu cliente.

Invista na decoração

A parte mais divertida é incorporar a data comemorativa na sua clínica. Os tutores se sentem acolhidos, e é principalmente nesse momento que eles são mais impactados pelo marketing veterinário.

O ambiente é um dos principais fatores que fazem o tutor se sentir “em casa”, por isso, em uma data importante como o Natal, trazer uma árvore de natal a sua clínica veterinária pode fazer com que ele se sinta mais à vontade, melhorando os níveis de qualidade de atendimento.

Utilize as redes sociais

As redes sociais são as facilitadoras das campanhas de marketing, e a forma mais fácil de alcançar a atenção dos tutores. Sabe aquele e-mail que falamos alguns tópicos acima? Ele pode se transformar em um post completo e informativo no seu Instagram, por exemplo.

A utilização de imagens ilustrativas para postar algumas dicas costumam ser bastante engajadoras. Você pode postar no Facebook um post sobre a importância da vacinação contra raiva no Dia Mundial da Luta Contra a Raiva por exemplo, fazendo com que o conteúdo seja fácil de ser consumido, absorvido e compartilhado pelos tutores.

E se além das informações você conseguir fazer um link com alguma promoção, as redes sociais serão o melhor canal para divulgação. Além disso, os tutores ficarão atentos também para as próximas promoções de outras datas comemorativas.

Distribua mimos para os pacientes

Quem não gosta de receber um mimo, não é mesmo?

A distribuição de presentes, por mais simples que sejam, faz com que os tutores se sintam valorizados, e esse sentimento ajuda a fazer com que eles voltem a visitar sua clínica e procurar seu atendimento.

Os tutores percebem os esforços que a clínica faz para que eles fiquem satisfeitos, e isso auxilia no processo de fidelização, afinal, como não voltar para um lugar que te presenteou?

Estabeleça métricas de acompanhamento

O grande objetivo de utilizar as datas comemorativas com as ações de marketing da sua clínica veterinária é aumentar a satisfação dos seus clientes atuais e fidelizá-los, e também fazer com que novas pessoas conheçam o seu negócio.

Portanto, para garantir que os resultados planejados sejam atingidos, é preciso que eles sejam monitorados. Estabelecer métricas de desempenho das campanhas é essencial para que as ações sejam aperfeiçoadas ao longo do tempo.

A melhor forma de verificar se as expectativas foram atendidas é com a aplicação da métrica Net Promoter Score (NPS), uma pesquisa de satisfação focada em apenas uma pergunta: “em uma escala de 0 a 10, quanto você indicaria nosso serviço para um amigo ou familiar?”

Os resultados podem ser calculados da seguinte forma:

  • pontuação de 0 a 6: clientes insatisfeitos — são aqueles responsáveis pelo marketing negativo;
  • pontuação de 7 a 8: clientes neutros — ainda não fidelizados, não tem preferência pelo seu atendimento;
  • pontuação de 9 a 10: clientes promotores — se sentiram satisfeitos com o atendimento e indicariam sua clínica a conhecidos, ajudam no marketing positivo da clínica.

Se aproximar dos clientes e criar um vínculo com eles é importante para uma clínica veterinária. Trata-se de uma forma de conhecer melhor quem veio em busca de ajuda, o que faz com que o atendimento oferecido seja mais personalizado.

Utilizar das datas comemorativas como estratégia de encantar os clientes é um bom começo para torná-los fiéis a sua clínica.

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