Como administrar uma clínica veterinária?
Administrar uma clínica veterinária está além dos conhecimentos específicos da área, também é imprescindível ter um conhecimento financeiro e saber desenvolver um bom planejamento! Quer saber mais sobre? Confira a seguir como administrar uma clínica!
Administrar uma clínica veterinária está além dos conhecimentos específicos da área, também é imprescindível ter um conhecimento financeiro e saber desenvolver um bom planejamento! Quer saber mais sobre? Confira a seguir como administrar uma clínica!
A rotina diária em uma clínica é corrida e por conta disso, é muito provável que você se atente às demandas específicas e urgentes, como por exemplo, em manter um bom atendimento aos animaizinhos e no relacionamento com os tutores, certo?
Acontece que assim como qualquer empresa, a clínica gera receita, podendo ter uma faturação elevada ou não, se esse fator se enquadra em seus objetivos é importante ter um plano de gestão.
Desse modo, quando se trata de empreender em uma clínica veterinária, muitos desafios tendem a surgir.
Que vão desde as estratégias de marketing para atração e fidelização de tutores, como na arquitetura do ambiente e questões burocráticas de gerenciamento.
Se você está pensando em abrir uma clínica veterinária ou melhorar seu plano de gestão e se sente inseguro por não dominar setores administrativos, não se preocupe!
Este artigo contém dicas úteis para que você saiba como administrar uma clínica veterinária!
1. Conhecer e estudar a concorrência e o mercado
Antes de tomar qualquer decisão administrativa, o primeiro passo de uma boa gestão é desenvolver uma estratégia para não ter problemas de tempo e dinheiro futuramente.
Ou seja, é preciso fazer um planejamento detalhado sobre seu posicionamento no mercado.
Se você ainda vai abrir sua clínica, estude muito bem o ponto que você irá escolher. Analise também quais são seus principais concorrentes e como são suas precificações.
Por outro lado, caso sua clínica já esteja funcionando, sempre há tempo para rever sua estratégia: avalie quais serviços estão sendo mais demandados, se o seu lucro é o suficiente e quais são os seus principais desperdícios.
2. Desenvolver um planejamento financeiro eficiente
Um dos principais fatores que prejudicam os veterinários é a falta de um bom planejamento financeiro.
Quando mal desenvolvido, fatalmente levará o gestor a se envolver em contas, gastar energia e ter que trabalhar muito mais do que o necessário para sair da crise e não fechar sua clínica.
No entanto, esse não é um problema tão difícil de resolver.
Ao organizar as contas e fazer um planejamento financeiro realista, sua vida profissional tende a ficar mais fácil e tranquila.
Por isso, seja detalhista na hora de levantar as despesas e ter disciplina de acompanhar os gastos com frequência para não ser surpreendido no final do mês.
3. Organizar os dados dos pets e tutores
Uma das tarefas mais exigentes em uma clínica é a gestão de dados dos tutores e de seus pets.
O controle das informações é indispensável para oferecer mais agilidade no atendimento e uma experiência melhor aos tutores.
Você certamente terá problemas consideráveis se não fizer uma boa organização desses dados!
Em vista disso, vale a pena investir em algum sistema de gestão que, além de armazenar essas informações, também tenha alertas de quando você deve entrar em contato com os tutores (por exemplo, na época do pet tomar a próxima vacina).
4. Se conectar com os tutores
Quando se trata de relacionamento com o cliente, esse é outro passo fundamental para administrar uma clínica veterinária.
Muitos profissionais gastam um esforço enorme para atrair novos tutores, mas não se preocupam com a base que já têm fidelizada.
Para isso, não há grandes segredos: seja atencioso, faça um bom serviço e mantenha contato com os tutores.
Se você conseguir construir uma boa base, certamente ficará mais confortável financeiramente e gastará menos energia.
5. Usar a tecnologia
Atualmente contamos com inúmeras tecnologias que podem ajudar seu negócio.
Crie um site para sua clínica veterinária, selecione um software de gestão para armazenar as informações, adquira um sistema de controle financeiro para não ter prejuízos…
As possibilidades são infinitas e a cada dia novas tecnologias surgem para auxiliar na administração do seu negócio.
O segredo é entender quais são os “problemas” mais urgentes da sua clínica e encontrar as devidas soluções.
Administrar uma clínica veterinária é possível mesmo sem ter conhecimentos profundos de gestão, mas para que você tenha ótimos retornos é importante conhecer alguns meios para a melhoria e se atualizar sempre!
E aí, curtiu? Nosso blog conta com diversos conteúdos como este, que tal conferir?