Checklist: como colocar no ar uma estratégia de marketing digital?

Está cogitando implementar uma estratégia de marketing digital do zero em sua clínica veterinária mas ainda não sabe como começar?  Confira abaixo uma checklist que vai te ajudar a colocar esse projeto em ação!

Checklist: como colocar no ar uma estratégia de marketing digital?

Está cogitando implementar uma estratégia de marketing digital do zero em sua clínica veterinária mas ainda não sabe como começar?  Confira abaixo uma checklist que vai te ajudar a colocar esse projeto em ação!

Se você está lendo este artigo é muito provável que você já conheça os benefícios do marketing digital, certo? Embora muito se fale sobre, ainda sim há pessoas que não possuem conhecimento de tais benefícios!

Com uma boa estratégia de marketing digital é possível prover uma maior visibilidade para o empreendimento, independentemente de qual setor ele se encaixe, os retornos são sempre positivos. 

Além do mais, as estratégias proporcionam uma maior proximidade com o cliente, não só na atração deles como também na fidelização, ao mantê-los por perto.

Quando se trata de marketing, diversos outros pontos positivos podem ser ressaltados, entretanto, de nada adianta iniciar um projeto em sua clínica veterinária sem antes ter um planejamento adequado.

Por isso, faz-se necessário um certo estudo, se você ainda não sabe ou não tem certeza de por onde começar, este artigo foi feito para você, continue a leitura!

Como colocar no ar uma estratégia de marketing?

Para desenvolver um planejamento efetivo, algumas medidas devem ser tomadas. Com uma certa atenção e dedicação é garantido que você terá um projeto bem legal para sua clínica veterinária!

Está curioso? Pois então, confira a checklist para aprender a colocar no ar uma estratégia de marketing digital do zero:

1. Identifique seus objetivos e metas iniciais

É extremamente importante que antes de dar início à implementação do marketing digital, você defina claramente quais são os objetivos e metas que pretende alcançar.  

Alguns exemplos de objetivos e metas para você se orientar:

  • Criar uma presença digital para sua clínica veterinária;
  • Aumentar a visibilidade da sua marca;
  • Atendimento e orientação aos tutores:
  • Atração e fidelização de clientes.

Ao fazer essa definição, você terá critérios para basear seu planejamento e garantir que ele seja focado e cumpra com seus objetivos!

2. Conheça seu público-alvo

Conhecer o público-alvo é um ponto essencial, não só em estratégias de marketing online, como também em meios tradicionais.

Assim como os objetivos são importantes para o direcionamento das estratégias, determinar o público é importante para o direcionamento do conteúdo, a linguagem utilizada e quais canais digitais efetivamente você irá utilizar. 

Afinal, ter presença em uma rede social na qual seus clientes não estão não é muito efetivo, certo?

Você pode determinar o público criando um banco de dados dos clientes que frequentam sua clínica veterinária, ao observar padrões será mais fácil ter uma noção de como irá chegar até ele.

Após ter uma presença online, você poderá segmentar e aperfeiçoar ainda mais seu público, com base em dados emitidos pelas diversas ferramentas disponíveis, como o Google Analytics, por exemplo.

Por isso, é importante estar sempre se atualizando!

3. Estabeleça estratégias de marketing essenciais

Existem diversas estratégias de marketing digital, no entanto, dependendo do segmento algumas podem não ser tão efetivas assim!

Procure selecionar a que mais combine, tanto com suas metas como com o público alvo da sua clínica veterinária.

Alguns dos métodos mais utilizados: 

  • Marketing de conteúdo;
  • Otimização para mecanismos de busca (SEO);
  • Presença em Redes Sociais;
  • Mídias pagas, como Google Ads;
  • E-mail marketing.

4. Selecione os canais digitais

Como citado anteriormente, é ideal você selecionar canais digitais apropriados para suas estratégias de marketing digital. 

Deste modo,  procure selecionar apenas aquelas que estão de acordo e que será possível mantê-las sempre ativas!

Seus clientes estão no Facebook? E no Instagram? É importante ter certeza de que seu conteúdo será divulgado nos canais certos para impactar as pessoas certas, no momento certo. 

5. Determine o conteúdo e cronograma

Uma das etapas mais importantes é a seleção adequada do conteúdo, pois será através dele que você irá chegar até seu público alvo. 

Pense que o que você produz é determinante na credibilidade da sua marca, portanto, é ideal que você desenvolva um conteúdo que agregue valor e esteja alinhado com as expectativas do seu negócio!

Após ter um direcionamento do que será produzido, entra o processo de organização: crie um cronograma e esteja sempre atualizando seus conteúdos, seja nas redes sociais, nas campanhas online, entre outros meios.

6. Invista em plataformas como o Google Ads

Você já realizou alguma pesquisa no Google e notou que entre os primeiros resultados aparece uma classificação de anúncio?  

Esses resultados são provenientes de campanhas realizadas na plataforma de anúncios do próprio Google, o Google Ads. 

Quando os anúncios são feitos em campanhas bem desenvolvidas, as chances da sua clínica veterinária aparecer entre os primeiros resultados são grandes! 

Ao aparecer entre os primeiros resultados você terá mais visibilidade, aumentando assim a possibilidade de novos visitantes no site e possíveis clientes. 

O Google Ads é um excelente investimento para quem quer ter resultados efetivos em um tempo consideravelmente curto!

Espero que com esta checklist, colocar uma estratégia de marketing do zero tenha ficado ainda mais possível para você! Bora colocar esse plano em ação? Comenta embaixo o que achou!