Clínica veterinária na internet: Como ser uma de autoridade ?
Quer ser um especialista além do diploma e da atuação na sua clínica veterinária. Aprenda como construir a imagem perfeita na web e torne-se uma verdadeira autoridade no assunto!
Quer ser um especialista além do diploma e da atuação na sua clínica veterinária. Aprenda como construir a imagem perfeita na web e torne-se uma verdadeira autoridade no assunto!
O marketing veterinário é um investimento extremamente importante para que o profissional possa se destacar e se diferenciar da concorrência, aumentando a atração e fidelização dos seus pacientes.
Ao utilizar os mecanismos da internet para isso, você constrói sua autoridade online para sua clínica.
A autoridade online é, basicamente, a percepção que os usuários têm sobre o seu trabalho na web. No mercado pet você pode se consolidar, por exemplo com a publicação de artigos informativos a respeito dos seus serviços.
Pensando em te ajudar nessa jornada, elaboramos um conteúdo com os 4 passos principais que você precisa seguir para obter essa autoridade e ainda mais sucesso para a sua clínica veterinária. Continue a leitura e descubra!
Por que construir uma autoridade online?
Atualmente, existem inúmeros conteúdos tanto nas redes sociais, bem como no principal mecanismo de busca, o Google. Seus pacientes estão constantemente buscando informações, e selecionando as Clínicas Veterinárias que mais passam confiança.
Além disso, a concorrência do mercado pet tende a crescer em 2020. Com um faturamento maior que R$20 bilhões de reais em 2019, grandes investidores estão apostando suas fichas no mercado.
De acordo com esse cenário, como você pode se destacar, obter ainda mais sucesso e se tornar referência de clínica veterinária na sua cidade? Continue a leitura e descubra!
1. Procure se destacar no meio da multidão
Centenas de pessoas já descobriram que construir uma autoridade online é extremamente benéfico para a sua imagem como profissional. Não seria diferente para sua clínica veterinária.
Além disso, nem sempre quem fala sobre os assuntos relacionados ao mercado pet são realmente especialistas na área. Um grande exemplo é a nova onda de perfis de pet famosos, que utilizam suas páginas nas redes sociais para compartilhar fotos, dicas de pet care, alimentação e sobre a saúde dos seus animais de estimação.
Competir com essas pessoas não é fácil. Ainda que o seu conteúdo tenha embasamento totalmente profissional, você pode ficar esquecido se não buscar uma forma de destaque na web.
Por isso, escolha os canais ideais para encontrar seu público-alvo, publique conteúdos de qualidade e invista em visibilidade nessas redes.
Hoje, plataformas como Facebook e Instagram permitem que você invista um valor para que as suas comunicações apareçam para as pessoas que você deseja atingir. O investimento com certeza vale a pena.
2. Invista no Google
Se você realmente quer se tornar uma autoridade online, influenciar o comportamento dos indivíduos, captar mais pacientes e se tornar um médico veterinário que as pessoas respeitem, a ponto de compartilhar dicas na internet, é necessário fornecer o material adequado e com qualidade para isso.
O Google é um site de busca extremamente inteligente, e reconhece a popularidade do seu site. Com isso, é capaz de levar o seu nome ao topo das buscas.
Por exemplo, se você possui uma clínica veterinária em São Carlos, interior de São Paulo. O nome da sua clínica pode aparecer entre os primeiros resultados da página. Para isso, é necessário investir no Google Ads.
O primeiro passo, então, é criar um site ou um blog e alimentá-lo com suas principais informações para que, assim, as pessoas irão te encontrar primeiro, sempre que buscarem por uma clínica veterinária na sua cidade.
Quer criar um site mas tem dúvidas de como realizá-lo? Confira aqui 5 dicas para você criar um site para a sua clínica veterináriaagora mesmo.
3. Reconheça o que o seu público precisa
Como Médico Veterinário, você deve saber bem as dúvidas mais frequentes dos seus pacientes. Vamos continuar utilizando o exemplo das “mães de pet” e dos médicos veterinários: hoje, um assunto que está bastante em alta é a polêmica sobre doenças respiratórias em cães braquicélofos.
Um conteúdo atualizado e diferenciado sobre o assunto certamente vai chamar a atenção desse público. No entanto, é preciso que a publicação seja direcionada a essas pessoas. Isso significa que, possivelmente, uma tese de 400 páginas não vai despertar o interesse dos tutores.
As informações devem estar sintetizadas e em uma linguagem que essas pessoas vão compreender. O texto que você publica no blog pode ser compartilhado em sua página no Facebook e ainda se transformar em uma série de vídeos nos stories do Instagram.
Um dos recursos do Instagram permite também que você insira um espaço para que os usuários façam perguntas. A estratégia, então, pode começar com um pequeno post sobre o assunto.
Depois, o espaço para os questionamentos é disponibilizado nos stories, que podem ser respondidos por vídeos ou por meio do IGTV – ferramenta do Instagram que simula um canal de televisão, em que você mesmo transmite seu próprio programa. E nada impede que, após tudo isso, você divulgue um link para a sua tese de 400 páginas.
Mas antes de elaborar a sua estratégias nas redes sociais, lembre-se de identificar em quais canais o seu público está presente e estruturar uma boa comunicação!
4. Seja um veterinário acessível
As redes sociais aproximam as pessoas. Afinal, o principal objetivo delas sempre foi atuar como uma plataforma de relacionamentos.
Por isso, se você criar uma página no Facebook, não se espante se receber diversas mensagens com dúvidas, pedidos de consultas e solicitações do número de telefone.
Felizmente, já é possível contar com mensagens automáticas para essas respostas, direcionando essas pessoas ao WhatsApp da clínica. A secretária da clínica veterinária pode direcionar as dúvidas para o agendamento de uma consulta.
Além disso, o agendamento online também pode ser implementado. A tecnologia permite que a sua agenda seja disponibilizada na web e os próprios pacientes marcam seus horários.
O importante é ser um veterinário acessível, capaz de manter contato com os leitores, mas sem atrapalhar a rotina ou transformar esse relacionamento em algo mecânico. Inclusive, neste mesmo material, foi abordada uma ótima dica para isso: o recurso dos questionamentos, que pode ser usado no Instagram. Dessa forma, você garante um atendimento mais humanizado e isso contribui para melhorar a sua imagem na web.
Agora que você já recebeu valiosas dicas para construir a sua autoridade online por meio do marketing veterinário, ao aplicar as ações, não se esqueça de mensurar os resultados! Cada ferramenta escolhida permite que você avalie os impactos das suas postagens.
Uma ótima opção para ter acesso a esses relatórios é contar com o auxílio de uma agência especializada no mercado pet, além de ajudar a interpretar esses resultados, também pode sugerir melhorias para otimizar o retorno.
Gostou do conteúdo? Conte pra gente o que achou e como você tem se posicionado de forma online e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos!