Distanciamento Social: como manter o atendimento humanizado?

Em tempos de coronavírus é preciso manter o distanciamento no atendimento para que a sua segurança e a do seu cliente seja garantida. Por isso, o post de hoje é sobre como manter um atendimento humanizado em tempos de distanciamento social. Fique com a gente e aprenda mais.

Distanciamento Social: como manter o atendimento humanizado?

Em tempos de coronavírus é preciso manter o distanciamento no atendimento para que a sua segurança e a do seu cliente seja garantida. Por isso, o post de hoje é sobre como manter um atendimento humanizado em tempos de distanciamento social. Fique com a gente e aprenda mais.

Devido aos últimos desdobramentos da pandemia de covid-19 e a situação atual do país em relação a medidas de prevenção adotadas pelos governantes e prefeitos é natural que novas estratégias surjam na tentativa de minimizar danos. 

No estado de São Paulo, segundo a reportagem do G1 publicada nesta sexta-feira (17/04/2020), a quarentena que acabaria em 22/04/2020, será prorrogada pela segunda vez, já o número de casos vêm aumentando a cada dia. 

É por isso que, para nos adaptarmos ao cenário, algumas mudanças precisam ser feitas. Assim, você consegue continuar atendendo seus clientes de maneira segura e de maneira humanizada. Descubra!

Primeiramente:

O que significa manter distanciamento no atendimento?

Para que seu cliente se sinta seguro para ir até a sua clínica é preciso, antes de tudo, botar a casa em ordem. Assim, como já discutimos aqui no nosso blog, algumas medidas preventivas precisam ser reforçadas.

Por isso, é necessário que a higiene da sua clínica seja mantida, assim como a sua e de seus funcionários. Por isso, oriente aqueles que não tem o mesmo nível de instrução que você.

Além disso, adequar horários de funcionamento, atender somente consultas agendadas e restringir o atendimento a somente um tutor por vez, são medidas que ajudam a evitar que as pessoas se acumulem em salas de espera, evitando também a disseminação do vírus.

Se quiser aprender mais sobre o assunto, deixarei abaixo alguns links que podem te ajudar:

Crise do Coronavírus: 5 estratégias para sua clínica veterinária
Coronavírus: Orientações sanitárias para clínicas veterinárias
Coronavírus: Recomendações financeiras para clínicas veterinárias

Por que é importante manter o atendimento humanizado?

Humanizar o atendimento no seu centro médico veterinário não se resume apenas a assumir uma postura atenciosa durante o momento da consulta, é uma prática que deve ser aplicada em todos os pontos de contato que os clientes possuem com a sua marca.

Ao oferecer uma experiência excepcional para o seu cliente, até mesmo o tratamento veterinário pode se tornar mais eficaz. Porém, é importante reforçar que essa experiência envolve não apenas o atendimento veterinário, mas também inclui o momento de espera na recepção e o momento pós-consulta.

Para isso, aí vão algumas dicas:

 

  • Conheça seu cliente: Como se chama? Em que trabalha? Qual sua idade? Tem filhos? São informações importantes para estabelecer um diálogo, o que também demonstra que você se importa com seu cliente além do contato profissional.
  • Conheça o animalzinho: Brinque com o pet, faça carinho e respeite seus momentos tensão e medo. Isso mostra que você se importa com o bichinho. Lembre-se: eles são família. 
  • Mantenha contato: É preciso manter o contato pós-consulta. Peça ajuda para a recepcionista te ajudar com isso. Envie mensagens perguntando da recuperação do bichinho. Mostre-se presente e aberto para futuros contatos.

Tratamento humanizado em tempos de Covid-19:

A crise que o mundo vem enfrentando precisa ser combatida com seriedade e alguns protocolos precisam ser seguidos para conter a proliferação do vírus. Mas isso não significa transformar a clínica num quartel general. 

Ter em mente que estamos fazendo o possível para amenizar a situação e incentivar as pessoas a fazer o mesmo é muito importante quando se trata de saúde pública. 

Mas, além de prestar serviços veterinários, também lidamos com pessoas, e são elas que lembrarão de seu atendimento e retornarão em ocasiões futuras, caso gostem do seu atendimento.

Por isso: 

  • Atenda os clientes de maneira adequada e acolhedora;
  • Respeite as particularidades de cada cliente, como a orientação sexual, crenças e valores, sem que isso interfira nas consultas;
  • Dê o apoio necessário ao seu cliente ou acompanhantes do pet no momento em que os procedimentos são realizados, inclusive, oriente sua equipe de colaboradores a realizar o mesmo;

Seja comunicativo, educado e atencioso; chame o cliente pelo nome, ouça seus medos e dúvidas, além de dar a atenção necessária para perceber qual a sua realidade.

É importante manter as coisas funcionando neste período. Afinal, a crise em algum momento vai passar e os animaizinhos continuarão precisando de ajuda médica e seus tutores lembrarão do ótimo atendimento da sua clínica. 

Quer aprender mais sobre como melhorar seu atendimento? Vou deixar alguns links pra você dar uma olhada:

Como amenizar a sobrecarga de médicos veterinários
Como o Dr. Oscar dobrou os atendimentos na clínica com a Fly Vet
Agenda da clínica veterinária: como organizá-la melhor

Conhece alguém que vai gostar desse conteúdo? Compartilhe! Queremos ajudar os médicos veterinários a passarem pela crise de covid-19!