Crise da Covid-19: Como tirar a clínica veterinária do vermelho

Para ajudar a evitar alguns imprevistos financeiros causados pela crise pandêmica do Coronavírus, separamos algumas dicas para tirar sua clínica veterinária do vermelho. Leia com atenção e comece a agir agora!

Crise da Covid-19: Como tirar a clínica veterinária do vermelho

Para ajudar a evitar alguns imprevistos financeiros causados pela crise pandêmica do Coronavírus, separamos algumas dicas para tirar sua clínica veterinária do vermelho. Leia com atenção e comece a agir agora!

A economia mundial desacelerou por conta da crise pandêmica de Covid-19. Financeiramente, todos os setores estão sendo afetados, já que a recomendação do Ministério da Saúde é que sejamos cautelosos e fiquemos em casa. 

Dessa forma, as medidas tomadas até então para conter o contágio no Brasil, diminuíram drasticamente o fluxo de clientes, o que levou muitos empreendedores a fechar suas portas em 2020.

Sabemos que é um cenário difícil e  para te ajudar nesta missão, nós separamos 7 dicas para tirar a clínica veterinária do vermelho  e continuar com as portas abertas!

7 dicas para tirar a clínica veterinária do vermelho

1- Minimize gastos ​

Economize energia

Você pode, por exemplo, diminuir ou até mesmo cortar o uso de ar condicionados, já que o fluxo pessoas em sua clínica veterinária será menor. Além disso, mantenha acesas somente as luzes necessárias e tente evitar o desperdício de energia.

Evite uso indiscriminado de materiais

Talvez este seja o momento para você incentivar seus colaboradores a utilizarem suas próprias canecas e copos reutilizáveis, assim você economiza e ajuda o meio ambiente ao mesmo tempo.

Não gaste dinheiro com reformas

Focar no atendimento ao cliente pode ser a chave durante a crise. Invista seu tempo para entender melhor como ajudar seus clientes em tempos de insegurança e disseminação de fake news.

2- Organize a casa​

Se você já tem um bom controle das suas despesas, ótimo! Menos uma coisa pra se preocupar. Mas se esse não é seu caso e você não sabe por onde começar, vamos lá!

Reúna todas as suas despesas

Desde as mais básicas, como contas de luz, água, planos de telefonia, contratação de softwares e serviços, até as mais robustas que envolvem medicamentos, equipamentos, seguros, etc.

Acompanhe o fluxo de caixa

Quanto de dinheiro entra na sua clínica por mês? Onde você gasta esse dinheiro? Separe em grupos:

  • Materiais gerais (copos descartáveis, papel) =$? 
  • Materiais para consulta (luvas, antisséptico, seringas) = $?
  • Contas de base (água, energia, internet) = $?
  • Medicamentos e vacinas = $?

E assim por diante.

E agora? O que você tem é suficiente para pagar as contas? Quanto sobra desse dinheiro? São perguntas importantes para manter em mente não só em momentos de crise.

3- Renegocie planos e serviços

Este é o momento de renegociar pacotes de internet e telefone fixo e qualquer outro serviço. Em vez de gastar com ligações, utilize e-mails e aplicativos gratuitos como o Skype ou WhatsApp.

4- Mantenha um bom relacionamento com seus fornecedores

Entre em contato com seus fornecedores e busquem juntos soluções para enfrentar a crise. Crie parcerias para facilitar a logística e programe a compra de itens para os próximos meses. É preciso manter as coisas funcionando. 

5- Faça promoções e entregas

Você pode realizar promoções de produtos que estão em seu estoque, caso você trabalhe com PetShop. Além disso, disponibilizar serviços de entrega para manter o nível de compra dos clientes pode ser uma boa opção. 

6- Ofereça plantão emergencial

Em momentos de crise, qualquer faturamento é importante. Estar disponível para atender seus clientes é fundamental para que as coisas sigam funcionando. 

Plantão 24 horas e atendimento de emergência são boas formas de mostrar-se disponível. Só não esqueça de avisar seus clientes. Para isso, utilize recursos como emails, WhatApp e Redes Sociais

7- Invista em Marketing Digital

Está precisando de novos clientes para equilibrar as contas no fim do mês? Investir numa estratégia de marketing digital pode ser fundamental neste momento. 

Existem empresas, como a Fly Vet, que são especialistas em marketing veterinário e ajudam tutores a encontrar sua clínica com mais facilidade no meio digital. 

A ideia é não só estar presente no Google, mas ser o primeiro resultado! E a Fly Vet pode te ajudar a chegar lá. 

Imagine que um tutor precise de um atendimento emergencial e precise do contato de algum veterinário na região. A primeira coisa a se fazer é procurar ajuda no Google. 

“Esqueça as empoeiradas páginas amarelas, O google é a lista telefônica do século XXI”.

Por esta razão é fundamental que você esteja presente na primeira página e porque não em primeiro lugar?

Isso fará com que as pessoas que precisem de ajuda em sua região entrem em contato com você, desde que você tenha um site responsivo e fique atento ao telefone. Isso pode te ajudar a manter o fluxo de caixa.

Se você precisar de ajuda para anunciar sua clínica veterinária no Google, entre em contato com a gente. Neste momento estamos nos esforçando para ajudar donos de clínicas enfrentarem a crise.