Marketing de conteúdo veterinário: aprenda a criar conteúdo original!

Confira algumas dicas de como ser original e fazer um bom marketing de conteúdo veterinário!

Marketing de conteúdo veterinário: aprenda a criar conteúdo original!

Confira algumas dicas de como ser original e fazer um bom marketing de conteúdo veterinário!

O marketing de conteúdo veterinário possui um papel fundamental para fortalecer a presença digital da clínica veterinária. Com um conteúdo bem desenvolvido, é possível impactar possíveis clientes e também, melhorar o processo de fidelização dos tutores.

Criar um conteúdo original pode ser desafiador, ainda mais para veterinários que estão iniciando no marketing de conteúdo. No entanto, para veterinários empreendedores que desejam ter sua marca reconhecida, implantar estratégias de marketing de conteúdo veterinário torna-se imprescindível.

Se você quer aprender a criar bons conteúdos para seu blog, redes sociais e afins, continue a leitura deste artigo que nós separamos os 5 principais passos que você precisa ter em mente para criar um conteúdo original.

5 passos para criar um conteúdo original na sua estratégia de marketing de conteúdo veterinário

1. Entenda como funciona os conteúdos para cada canal de comunicação

O primeiro passo para criar um conteúdo original em sua estratégia de marketing de conteúdo veterinário é entender o tipo de conteúdo para cada rede social. Embora seja comum as pessoas estarem presentes no Instagram e Facebook, por exemplo, cada um desses canais possui uma linguagem mais adequada.

Isso não quer dizer que você precisa criar um conteúdo diferente para cada rede social, mas é importante saber qual é a melhor abordagem para cada canal. Dessa maneira você garante que sua comunicação será eficiente em todas as redes sociais.

O Instagram é um canal mais visual, no qual é comum divulgar fotos, artes personalizadas e vídeos. Além do mais, no Instagram é possível interagir mais facilmente, através dos comentários e principalmente, dos Stories e da caixa de mensagens.

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas. No Facebook é possível postar apenas textos, mas geralmente isso não é suficiente para chamar a atenção dos seguidores, uma apresentação visual faz total diferença.  Assim como no Instagram, é possível interagir pelos comentários e caixa de mensagens.

2. Reflita sobre o objetivo do conteúdo veterinário

Criar conteúdos relevantes não é uma tarefa simples, ainda mais que é preciso contar com a criatividade e inspiração. Além de escrever é preciso verificar se faz sentido e se atinge o público que você deseja.

Antes de criar o conteúdo, é muito importante que você reflita sobre como vai passar as informações de forma clara ao seu público, facilitando assim sua compreensão. 

Lembre-se que seus clientes não possuem os mesmos conhecimentos de termos técnicos que você. Na verdade, eles provavelmente conhecem apenas os termos populares sobre os assuntos de sua especialidade.

Portanto, utilize uma linguagem comum e acolhedora para os seus seguidores. Além disso, foque em conteúdos esclarecedores, que informem o seu público!

Você tem dúvidas de que tipo de conteúdo divulgar? Nós temos um calendário com temas para 1 ano de conteúdo veterinário, para baixar clique aqui.

3. Comunique sobre sua clínica veterinária

Conteúdos exclusivos sobre sua clínica veterinária também são poderosos para aumentar a confiança em seus serviços. Por isso, utilize seus canais para apresentar sua clínica, sua equipe, divulgar informações que possam ser relevantes para os seguidores, como forma de agendar consultas, serviços oferecidos, especialidades que você possui, entre outros.

É essencial saber os locais certos para anexar essas informações. Por exemplo, no Facebook, você pode contar com a aba “sobre”, ou mesmo com a foto de capa. Já no Instagram, você pode incluir essa informação na biografia do perfil ou ainda utilizar um stories destaque para divulgar esses dados.

4. Tire as principais dúvidas dos clientes da clínica veterinária

Criar conteúdos originais ajuda a fortalecer a imagem da clínica veterinária, melhora o engajamento com o público e aumenta os resultados. Para que seja possível ter bons resultados com sua produção de conteúdo, você deve levar em conta que qualquer dúvida do seu público é importante e trabalhar em cima delas.

Vamos supor que você seja um especialista em cirurgia geral. Um artigo interessante para seus potenciais clientes poderia ser “O que fazer diante de uma fratura do seu pet?”. No conteúdo, além de falar sobre os riscos, você também poderia mencionar todas as atitudes que devem ser tomadas.

5. Leve o planejamento a sério

O quinto passo para criar um conteúdo original é fazer o planejamento do conteúdo que será postado em cada rede. Essa atitude é fundamental para organizar as questões mais relevantes para sua realidade e para o seu público. 

Se você está começando com o marketing de conteúdo veterinário, não se preocupe, com o tempo você irá perceber o que é melhor para cada canal de comunicação.

Se você verifica que seus vídeos não têm curtidas, comentários ou perguntas, diferentemente do que acontece com textos postados no feed do Instagram, é sinal de que é mais vantajoso investir no feed.
Sendo assim, você tem um norte a respeito do que falar e quando une a sua programação aos resultados já obtidos, a tendência é chegar cada vez mais perto da excelência em relação aos conteúdos elaborados.

Então, agora que você já sabe os 5 passos essenciais para um marketing de conteúdo veterinário original, está na hora de colocar esse plano em ação!