Clientes millennials: quem são e como eles se comportam?
Com a evolução da sociedade, em conjunto com as revoluções tecnológicas e a digitalização do mundo, surgiram os Millennials. Não, eles não são uma nova tecnologia derivada da modernização, mas sim a geração de pessoas que nasceu no meio de todo esse movimento. O questionamento é: quando falamos em a
Com a evolução da sociedade, em conjunto com as revoluções tecnológicas e a digitalização do mundo, surgiram os Millennials. Não, eles não são uma nova tecnologia derivada da modernização, mas sim a geração de pessoas que nasceu no meio de todo esse movimento. O questionamento é: quando falamos em atendimento médico veterinário, como os clientes Millennials se comportam?
As gerações mais antigas, como os Baby Boomers e a Geração X, acompanharam o desenvolvimento do mundo e o surgimento da tecnologia e precisaram se adequar a ela.
Por sua vez, os Millennials, também conhecidos como Geração Y, nasceram em meio a isso e construíram o seu modo de viver já com todas as facilidades que a tecnologia proporciona.
A forma de se comportar dos clientes Millennials têm suas características específicas. Nesse sentido, entender esse comportamento é essencial para as clínica veterinárias que os têm como foco de atendimento. Com isso, passa a ser possível atraí-los e atendê-los da melhor forma possível, a fim de criar um relacionamento de confiança.
Pensando em te ajudar ainda mais com um atendimento de excelência na sua clínica veterinária, elaboramos esse conteúdo para explicar quem são os clientes millennials. Continue a leitura e descubra!
Quem são os Millennials?
Os Millennials são as pessoas que nasceram entre os anos de 1980 e 1995, em meio a grandes evoluções tecnológicas, como o surgimento da internet. Por terem crescido nesse contexto de mudanças, o modo como eles criam relações, compram e trabalham se modificou quando comparado às gerações anteriores.
Isso resultou em um perfil totalmente novo de consumidores, e por consequência, de clientes!
Como eles se comportam?
Para atender os clientes Millennials da melhor forma, é preciso primeiro entender suas principais características e como eles geralmente se comportam. Assim, o marketing da sua clínica veterinária será mais preciso e o vínculo com o cliente será mais fácil de ser criado.
No mercado de trabalho
Uma das principais mudanças dessa geração foi como eles se comportam no mercado de trabalho. Antes deles, o importante era ter um emprego fixo e “vestir a camisa da empresa”, apresentando como prioridade a segurança e a estabilidade e não necessariamente saber se as condições de trabalho são as melhores.
Por sua vez, os Millennials buscam, acima de tudo, a realização profissional. Não exatamente uma vaga que proporcione estabilidade, mas sim desafios e oportunidades baseados no bom desempenho.
Em contrapartida, essa busca pode, muitas vezes, levá-los a sérios problemas relacionados ao estresse e à desmotivação.
Como consumidores
Benefícios, experiências de compra diferenciadas, rapidez e pesquisa. Esses quatro fatores definem o comportamento dos Millennials como consumidores. Eles são mais imediatistas e gostam de fácil acesso. Assim, pesquisam muito antes de comprar e buscam os melhores produtos com as melhores condições.
No relacionamento interpessoal
Conectividade pode ser uma das principais características do Millennials. Com a ajuda das redes sociais, a vida se tornou mais pública, e a forma de se relacionar e de se comunicar também se adequou à tecnologia.
As mensagens de WhatsApp e de Instagram passaram a ser mais comuns do que as ligações, por exemplo. Por um lado, isso facilita a comunicação, por outro, reduz o contato pessoal.
Como lidar com os clientes Millennials?
Agora que você sabe quais são as principais características da geração Y, vamos mostrar quais ações podem ser tomadas para que sua clínica veterinária tenha mais alcance a esses clientes e qual a melhor forma de criar um bom relacionamento com eles. Confira!
Ofereça diversos canais de atendimento
Proporcionar aos clientes formas diferenciadas de canais de atendimento pode contribuir na prospecção dos Millennials para a sua clínica veterinária. Redes sociais e chats facilitam a comunicação e são rápidos e práticos, excelentes para quem tem uma rotina acelerada.
Assim, se o cliente estiver com alguma dúvida, ele não precisará fazer uma ligação, bastando enviar uma mensagem. Esse tipo de contato auxilia no processo de fidelização do cliente, pois você estará presente sempre que ele precisar.
Tenha presença ativa nas redes sociais
Quando os clientes Millennials têm dúvidas, eles pesquisam. Quanto mais presente você estiver nas redes sociais, maior a possibilidade de sua clínica veterinária chamar a atenção desse cliente, que pesquisará mais sobre ela caso tenha interesse.
Assim, oferecer conteúdo de qualidade, que demonstre que sua clínica veterinária tem domínio sobre o assunto pesquisado, e mostrar ser expert no que faz é fundamental para que uma relação de confiança comece a ser criada.
Além disso, responder rapidamente aos questionamentos desse tipo de cliente pode ser um fator decisivo quando ele estiver à procura de um médico veterinário.
Invista em Tcnologia
Utilizar aplicativos e softwares que otimizem o atendimento quando o cliente chegar na sua recepção é uma boa forma de receber um Millennial. Demora ao fazer cadastros iniciais e problemas relacionados à falta de tecnologia podem ser um fator que fará com que ele não volte mais a sua clínica veterinária.
Outra boa maneira de investir em tecnologia é oferecer formas mais rápidas de agendar consultas, como agendamentos online. Isso porque eles permitem que o cliente verifique por si só os horários vagos na sua agenda e escolha rapidamente o que mais se adéqua ao dia a dia dele, deixando o atendimento mais rápido e flexível.
Ofereça tratamentos e atendimento rápidos e eficazes
Demora no atendimento, atrasos e falta de eficiência durante a consulta são aspectos que podem fazer os clientes da geração Y não quererem mais voltar a sua clínica veterinária. Por esse motivo, tornar as consultas mais dinâmicas e rápidas é indispensável para a fidelização desses clientes.
Melhore a experiência de atendimento
Oferecer um diferencial também é crucial no momento de prospecção e fidelização dos clientes Millennials. Eles buscam novas e melhores formas de atendimento, algo que os beneficie, seja em tempo, seja em qualidade de atendimento ou vantagens.
Tendo isso em vista, busque conhecer seus clientes e entender quais são suas reais necessidades, para que assim eles criem laços e sempre voltem quando precisarem.
O mundo muda a cada instante e, com isso, novos comportamentos surgem. Hoje são os clientes Millennials que ditam a forma como você deve planejar sua forma de atender e a aplicação do marketing da sua clínica veterinária (se eles forem o seu foco, é claro).
Amanhã surgirão novas gerações e formas de atendimento. Por esse motivo, estar atualizado e buscar inovação frequentemente para suas consultas são fatores essenciais para sua clínica veterinária estar sempre presente na sua área de atuação.
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