Qual a importância do agendamento online na jornada do cliente?

O agendamento online disponibiliza uma agenda 24 horas que melhora a experiência de marcação de consultas na sua clínica veterinária, e ajuda na fidelização durante a jornada do cliente.

Qual a importância do agendamento online na jornada do cliente?

O agendamento online disponibiliza uma agenda 24 horas que melhora a experiência de marcação de consultas na sua clínica veterinária, e ajuda na fidelização durante a jornada do cliente.

O número de veterinários cresce todos os dias, assim como a exigência dos tutores. Hoje, entregar um atendimento personalizado não é o suficiente para fidelizar tutores na sua clínica veterinária, é preciso ir além.

Nesse sentido, a era pós-digital marca uma mudança no comportamento dos tutores, que passam a ter uma participação ativa no cuidado com a saúde de seus pets e na busca por informações via internet.

Portanto, ter uma presença digital e facilitar a marcação de consultas de forma online torna-se imprescindível para se destacar entre tanta concorrência e prosperar. 

Neste artigo, você vai conhecer 5 benefícios que o agendamento online traz para a jornada do cliente.

Vamos lá?

Como o agendamento online pode ajudar na jornada do cliente?

Seus clientes já reclamaram por não conseguirem agendar uma consulta com facilidade? Essa situação costuma ser bem comum e é prejudicial tanto para a jornada do cliente, como para a eficiência da sua clínica.

Antes de mais nada, é importante salientar que a experiência do cliente com seu serviço começa antes da primeira consulta

Ela se inicia no momento em que as pessoas buscam sobre suas dúvidas na internet, passa pela experiência de agendamento, atendimento na recepção, filas de espera, a própria consulta, e por fim, o pós-consulta.

Traçar estratégias para melhorar essa jornada é importante, pois todos aqueles que te procuram são clientes antes de consultarem seus pets e clientes exigem a excelência em todos os pontos do atendimento.

Explicando melhor, antes de entrar no seu consultório para ter seu pet atendido, o tutor é um cliente, e como tal, irá avaliar diversos aspectos do seu serviço, inclusive como foi a marcação de consulta para ele.

Por consequência, para fidelizar os tutores, é imprescindível oferecer todas as facilidades que os mesmos, como clientes, procuram.

Essas facilidades envolvem o agendamento online, uma sala de recepção organizada e sem filas, atendimentos humanizados, e o relacionamento no pós-consulta.

Com uma ótima presença online e uma marcação de consultas a um clique do seu cliente, você se destaca da concorrência e garante entregar a melhor experiência aos que te procuram.

5 principais benefícios do agendamento online para a jornada do cliente

Quando você está escolhendo um serviço, procura mais informações sobre ele ou já se decide pelo primeiro que encontra? Aposto que é a primeira opção, certo?

Realizar um bom marketing veterinário, criar conteúdos em blogs, redes sociais, e possuir um site profissional e um perfil no Google Meu Negócio, são pontos indispensáveis para que você seja uma referência no mercado.

Com isso, você valoriza seus atendimentos e consegue envolver todos os aspectos do AAFR, os 4 objetivos de todo veterinário empreendedor, que consiste em atrair, atender, fidelizar tutores e rentabilizar.

Veja a seguir como as vantagens do agendamento online melhoram a experiência do seu cliente.

1. Modernização, comodidade e agendamentos disponíveis 24 horas

Alguma vez sua recepcionista já ficou perdida no meio de tantos atendimentos? Fazer encaixes de horários são dificuldades para sua clínica veterinária?

Com um agendamento online, a marcação de consultas é facilitada para você, seu cliente e sua recepcionista.

Essa modernização leva ao tutor a comodidade de poder marcar consultas mesmo em finais de semana, feriados, e quando a clínica estiver fechada.

Além disso, uma agenda online está 100% atualizada e todas as alterações são feitas em tempo real, o que possibilita encaixes e uma organização bem mais eficiente na rotina.

2. Lembretes de consulta

Quantos tutores já faltaram às consultas por se esquecerem do agendamento? 

Como alguns sistemas possuem recursos destinados a enviar lembretes, a taxa de absenteísmo pode reduzir em até 30%

Os lembretes confirmando os atendimentos podem ser enviados via e-mail, WhatsApp, ou SMS, e as pessoas podem cancelar rapidamente se não puderem comparecer.

Isso facilita a rotina das mesmas e a sua, pois assim que o tutor responde o lembrete com “sim” ou “não”, o status muda automaticamente na sua agenda. Não é ótimo?

3. Recepcionistas mais disponíveis para o paciente

Como muitas consultas serão marcadas de forma online, sua recepcionista não precisará confirmar os atendimentos, o que a deixará mais livre para focar nos tutores que estão na sala de espera.

Dessa forma, ela cuidará de tudo com mais eficiência e poderá se concentrar em resolver questões da recepção, organizar melhor a sala, e oferecer a todos cada vez mais conforto, confiança e atenção.

4. Diminuição das filas de espera

Quando o tutor possui a autonomia de decidir sobre o melhor horário disponível, e com a agenda online sempre atualizada, as chances de haver um agendamento duplo diminuem bastante.

Além disso, o tutor poderá pesquisar os horários sem o auxílio da recepcionista, o que irá liberá-la para cuidar de outras demandas como organização e melhorias na recepção

Com isso, suas filas de espera serão menores e seus clientes ficarão mais satisfeitos.

5. Mais qualidade nos atendimentos

Com todas as facilidades mencionadas acima, você une a tecnologia à sua prática veterinária, e entrega ao cliente a melhor jornada possível.

Afinal, com recepcionistas mais eficientes, consultas marcadas de qualquer local, e menores filas de espera, sua clínica veterinária certamente será uma referência para todos!

Com tudo isso, você terá a praticidade da modernidade trabalhando a seu favor. Assim, ficará cada vez mais focado em fornecer atendimentos humanizados e personalizados. 

O resultado disso? Você garante uma boa jornada desde a procura pelo atendimento, até a chegada na clínica e a consulta em si.

Por fim, vale lembrar que a fidelização também envolve toda a sua prática de pós-consulta, onde você pode perguntar se o tutor foi bem atendido, enviar orientações, lembretes de retorno, entre outros.

Então, é necessário cuidar de todo esse processo com carinho e atenção.

Espero que este artigo tenha ajudado! 

Antes de ir, não se esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo e compartilhar o conteúdo.