Gestão da clínica veterinária: quais são os principais erros?

Ter uma excelente gestão da clínica veterinária não é algo simples, e existem alguns erros que precisam ser evitados para não prejudicar seu negócio. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para mostrar o melhor caminho para o sucesso. Continue a leitura e descubra!

Gestão da clínica veterinária: quais são os principais erros?

Ter uma excelente gestão da clínica veterinária não é algo simples, e existem alguns erros que precisam ser evitados para não prejudicar seu negócio. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para mostrar o melhor caminho para o sucesso. Continue a leitura e descubra!

Alcançar uma ótima gestão da clínica veterinária é um grande desafio para a maioria dos profissionais da área veterinária.

Afinal, a vocação dos médicos veterinários é cuidar de animais, e os cursos de medicina veterinária, raramente abordam conhecimentos técnicos como administração e empreendedorismo, matérias essenciais para aqueles que desejam administrar a sua própria clínica veterinária.

Para os médicos veterinários que desejam ter um clínica veterinária de sucesso, se reconhecer como um veterinário empreendedor é o primeiro passo para evitar os erros mais comuns de gestão de clínica veterinárias.

Pensando em facilitar esse processo, separamos os erros mais cometidos por médicos veterinários durante a gestão dos seus negócios. Continue a leitura e confira quais são eles!

Principais erros cometidos durante a gestão da clínica veterinária​

Realizar a gestão da clínica veterinária é um processo complexo e trabalhoso, principalmente para quem ainda não tem um conhecimento prático sobre administração.

Veja a seguir os 8 erros mais cometidos pelos profissionais da área veterinária quando falamos sobre gestão. Acompanhe!

1. Não ter um planejamento estratégico

Quais são as metas e objetivos da clínica veterinária? Como você enxerga seu negócio daqui alguns anos?

Independente do segmento, todo negócio precisa ter metas e objetivos bem definidos, inclusive as clínicas veterinárias.

Os objetivos incluem aquilo que você deseja alcançar, como ser a principal referência de clínicas veterinárias em sua cidade ou região. Para alcançar esse objetivo, metas precisam ser estabelecidas, como fidelizar mais de 50% dos seus clientes.

Com os objetivos bem definidos, e as metas necessárias para alcançá-los, você conseguirá ver mais claramente o que precisa ser feito para obter o sucesso completo do seu negócio.

Essa ação é fundamental para evitar que você “ande em círculos”, ou seja, cometer o erro de realizar as mesmas ações todos os dias, esperando resultados diferentes.

Para que o crescimento da sua clínica veterinária não fique estagnado, lembre-se de elaborar um ótimo planejamento estratégico, assim você terá uma visão mais ampla sobre o seu negócio desde o começo.

2. Oferecer um mau atendimento na recepção

Os colaboradores que trabalham na recepção da sua clínica veterinária têm um papel muito importante, pois são eles que proporcionam a primeira impressão aos clientes.

Sendo assim, se o cliente se deparar com um funcionário grosseiro, insensível ou, até mesmo, estressado, ele não sairá satisfeito com o atendimento prestado.

O ideal aqui é manter um bom clima organizacional, em que seus funcionários tenham um excelente relacionamento entre si.Quando eles estão bem emocionalmente, o atendimento se torna mais satisfatório.

Caso você observe situações de estresse, reúna-se com sua equipe para averiguar o que está acontecendo e prontamente solucione o problema.

O atendimento na recepção precisa ser caloroso e amigável, fazendo com que o cliente se sinta o mais confortável possível.

Confira nosso artigo “Como recepcionar os tutores na clínica veterinária” e saiba como prestar o melhor atendimento!

3. Misturar contas pessoais e jurídicas

Um erro muito comum e fatal cometido durante a gestão da clínica veterinária, até mesmo pelos gestores mais experientes, é misturar as contas pessoais com as contas da clínica veterinária.

Esse tipo de ação afeta diretamente a gestão financeira da clínica veterinária, pois fica mais difícil ter uma visão clara sobre o fluxo de caixa, assim como quais despesas e receitas o negócio está realmente tendo.

Isso sem contar com a falta de transparência da clínica veterinária, que pode resultar em problemas ainda maiores no futuro.

Para evitar esse tipo de erro, é essencial que você tenha uma ferramenta eficiente que proporcione uma gestão financeira excelente para sua clínica veterinária, onde você possa ver especificamente quais foram as movimentações financeiras da sua clínica veterinária.

4. Não focar no relacionamento com o cliente

Outro erro grave na gestão da clínica veterinária é quando o gestor não dá a devida atenção ao relacionamento com o cliente. O que esses profissionais não sabem é que essa ação é fundamental para aumentar a fidelização.

Quando o assunto é saúde animal, as pessoas buscam não só por profissionais competentes, mas também por profissionais que realmente se importem com o bem-estar de seu pet.

Levando isso em consideração, analise sua clínica veterinária como um todo e preste um atendimento mais humanizado, focado em entender os reais problemas dos seus clientes.

5. Armazenar as informações inadequadamente

As informações sobre os clientes e os setores administrativos de uma clínica veterinária precisam ser armazenadas de maneira eficiente.

Já imaginou precisar do histórico do pet de um cliente e não encontrá-lo durante o retorno? Não é uma experiência muito boa, não é mesmo?

No entanto, quando o número de atendimentos começa a crescer, fica difícil fazer um controle eficiente desses dados. É nesse momento que você deve pensar em adquirir um software veterinário de gestão que o ajude a otimizar esse armazenamento.

Alguns sistemas oferecem a possibilidade de criar um prontuário digital, o qual conterá todas as informações sobre o seu cliente de maneira prática e rápida.

Além disso, eles também facilitam a realização dos trabalhos administrativos e financeiros mais burocráticos, otimizando a produtividade da equipe.

6. Não se atentar as questões tributárias

As questões tributárias normalmente representam a parte mais chata da gestão para qualquer profissional, no entanto, elas são fundamentais para evitar problemas e dores de cabeça futuros.

Os tributos são bem burocráticos, por isso não devem, em hipótese alguma, ser deixados de lado.

Se achar necessário, converse com seu contador para que ele possa ajudá-lo nesse assunto. Esse profissional também pode verificar se sua clínica veterinária está enquadrada no regime tributário correto.

Caso não esteja, ele pode enquadrá-la em um regime que faça você pagar menos impostos.

7. Não realizar um planejamento financeiro​

As finanças de uma clínica veterinária são tão importantes quanto a qualidade dos profissionais que lá trabalham. Isso porque é a gestão financeira que norteia o sucesso de qualquer negócio.

Quando ela não é bem realizada, todos os demais setores são prejudicados, tendo em vista que não haverá recursos suficientes para arcar com os compromissos com fornecedores, funcionários e demais contas básicas, como internet, água, luz, telefone, entre outros.

Sem contar a falta de condições para realizar novos investimentos em infraestrutura e equipamentos de alta tecnologia. Tudo isso refletirá negativamente na imagem da sua clínica veterinária no mercado e afastará os clientes.

O ideal é fazer um bom controle do fluxo de caixa e sempre ter um planejamento financeiro para conseguir identificar, antecipadamente, possíveis gargalos que podem prejudicar a clínica veterinária.

8. Negligenciar as estratégias de marketing da clínica veterinária​

Outro ponto que merece muita atenção é em relação ao marketing da sua clínica veterinária.

Isso porque o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) exige algumas condutas para que as campanhas não firam a ética dos profissionais desse segmento.

No entanto, é extremamente importante ressaltar que isso não significa que o marketing não pode ser realizado, muito pelo contrário.

Hoje em dia, você pode fazer um bom marketing de conteúdo, e escrever artigos para o seu blog e produzir vídeos, com o objetivo de tirar as dúvidas dos seus clientes, por exemplo.

Não tenha receio em relação às regras do CFMV e invista em marketing para a sua clínica veterinária.

Seja para atrair mais clientes, proporcionar maior fidelização ou até mesmo para se tornar a referência na sua cidade ou região, essa estratégia trará muitos resultados positivos.

Percebeu como não existe muito segredo para fazer uma boa gestão da sua clínica veterinária? Evitando esses erros que listamos acima, você conseguirá melhorar o desempenho da sua equipe e, também, a experiência dos seus clientes. Com isso, será possível se tornar referência em seu segmento, atraindo mais clientes e, consequentemente, aumentando as possibilidades de crescimento.