Calendário de postagem para Instagram veterinário: como criar?

Para evitar erros e estresse, planeje seu conteúdo com antecedência. Confira neste artigo plataformas e dicas para seu calendário de postagem para Instagram veterinário.

Calendário de postagem para Instagram veterinário: como criar?

Para evitar erros e estresse, planeje seu conteúdo com antecedência. Confira neste artigo plataformas e dicas para seu calendário de postagem para Instagram veterinário.

O planejamento de conteúdo pode parecer trabalhoso e desnecessário a princípio, mas não se engane, um bom planejamento irá te ajudar a evitar erros e o estresse da entrega em cima da hora, além de te poupar, é claro, tempo e dinheiro na era da informação rápida.

Sobre isso, já percebeu que os filtros e memes se tornam ultrapassados em uma semana? Em meio a tantas mudanças de tendências, ter presença digital e manter uma frequência de postagens, de conteúdos de qualidade, pode ser complicado.

Para encarar esse desafio, usamos algumas estratégias de marketing digital, como identificar suas metas e conhecer seu público alvo. Em todo caso, ter um calendário de postagens é essencial para o Instagram de sua clínica veterinária.

Como o nome já diz, um calendário de postagem para Instagram permite que você tenha uma visão geral dos conteúdos programados para a semana, mês ou até mesmo ano.

Continue a leitura e te guiaremos na escolha das plataformas e boas práticas para a construção de seu calendário de postagens para Instagram. Também disponibilizamos um template especialmente para você.

Como criar um calendário de postagem para Instagram veterinário

1. Escolha a plataforma

Existem diversas ferramentas para o gerenciamento de sua clínica veterinária, em formatos para computador e celular. Vamos te apresentar nossas favoritas para a criação de um calendário de postagem para Instagram.

Planilha Google 

Ferramenta conhecida, as planilhas do Google podem ser uma excelente aposta. Com ela é possível trabalhar em equipe enquanto visualiza as alterações em tempo real, além de armazenar seus dados com segurança e de maneira automática.

Em contrapartida, conforme a complexidade dos dados aumenta, pode ser necessário entender sobre fórmulas e ferramentas específicas, que não são muito intuitivas. Felizmente diversas plataformas oferecem cursos gratuitos, como o Youtube.

Para facilitar o processo, baixe gratuitamente o Cronograma de gerenciamento de conteúdos para 2022 que preparamos para você.

Trello

Ótimo gerenciador de projetos, o Trello oferece alguns modelos gratuitos e editáveis. É possível atribuir etiquetas aos conteúdos, e também a data de publicação. A opção Power-up do Calendário mostra as datas definidas no mês.

Acesse este modelo clicando aqui.

Notion

Ferramenta para aplicação de diversos componentes, como quadros, lembretes e notas, no Notion o usuário gerencia o sistema da maneira que preferir. A plataforma também disponibiliza modelos editáveis (pagos e gratuitos).

Acesse este modelo clicando aqui.

Miro

O Miro é uma plataforma para construção de mapas mentais e gráficos com notas. Assim como as demais, o Miro disponibiliza diversos templates gratuitos e editáveis para o seu calendário de postagem para Instagram.

Acesse este modelo aqui.

2. Defina frequência, datas e horários de postagem

Ter em mente os prazos de criação de conteúdo irá te ajudar a organizar sua rotina de trabalho. Quanto antes o calendário for definido, mais tranquila será a produção. Além disso, lembre-se que a qualidade é mais importante do que a quantidade.

Os dias e horários serão definidos conforme os resultados de seus posts. Confira as métricas disponíveis no Instagram e escolha os momentos de mais engajamento. De maneira geral, sabemos que o horário de almoço é um momento certeiro.

3. Defina o visual e formatos (reels, stories e posts)

Ter uma identidade visual é uma peça muito importante para fidelizar tutores. Com logo e cores próprias, sua clínica veterinária será reconhecida facilmente no feed, e os tutores sempre lembrarão de você, entrando em contato se necessário.

Recorrer às diferentes ferramentas (reels, stories e lives) também te ajuda a alcançar novas pessoas. No Canva, ferramenta gratuita de design, é possível usar modelos prontos e acrescentar elementos de seu interesse.

Se você ainda não se familiariza com o Canva, não se preocupe! Confira nosso guia de Canva para iniciantes.

4. Analise as métricas e crie sua estratégia

Acesse em seu aplicativo a opção Painel profissional e confira as métricas fornecidas pelo Instagram. Dessa forma você acompanha quais estratégias dão certo, e quais precisam melhorar. O feedback de sua equipe também pode ajudar.

5. Outras dicas

  • Mantenha suas métricas e conteúdos organizados em um repositório, como o Google Drive. Dessa forma, você evita perda de dados, e pode ajustar ou reaproveitar os materiais quando necessário;
  • Inclua datas comemorativas e acontecimentos relevantes em seu calendário de postagem para Instagram. Por exemplo, caso seja ano de Olimpíadas, o público estará engajado nesta temática;
  • Ter um calendário de postagens possibilita a liberdade de editar ou inserir conteúdos inusitados. Por exemplo, quando uma música vira tendência ela encaixaria perfeitamente em um de seus reels agendados, basta editar.

Algumas empresas especializadas em marketing veterinário podem te ajudar a colocar em prática as estratégias mencionadas.