Atendimento veterinário 24 horas: como implementar?
Oferecer atendimento veterinário 24 horas pode ajudar a aumentar o faturamento da sua clínica veterinária em tempos de covid-19. Veja tudo o que você precisa saber neste artigo.
Oferecer atendimento veterinário 24 horas pode ajudar a aumentar o faturamento da sua clínica veterinária em tempos de covid-19. Veja tudo o que você precisa saber neste artigo.
As vendas de serviços veterinários estão crescendo no Brasil e a demanda por atendimento veterinário 24 horas não fica muito atrás. Cada vez mais os tutores de bichinhos se preocupam com a qualidade de vida dos pets.
Os pets já fazem parte da família. Nos últimos anos, temos visto a expansão do mercado pet: além de creches, hotéis e babás, há também uma grande variedade de tipos de atendimento, desde cuidados essenciais com atendimentos preventivos, emergenciais e, até estéticos.
A busca por conveniência em atendimentos clínicos para os bichinhos, faz com que esse serviço tenha horários estendidos. É por isso que oferecer atendimento veterinário 24 horas pode te ajudar a sair da crise. Afinal, em momentos como esse é preciso estar disponível para faturar!
Como montar uma clínica de atendimento veterinário 24 horas
Para estruturar um negócio que tenha atendimento em tempo integral você precisa avaliar alguns aspectos da sua clínica veterinária:
- Infraestrutura: Sua clínica é acessível para que os clientes possam chegar a sua clínica a qualquer momento? Ter um estacionamento facilita e muito a chegada de atendimentos emergenciais.
- Segurança: é importante ter uma estrutura de proteção tanto para você quanto para os tutores. A realidade brasileira exige que você tenha um investimento específico para essa área caso tenha um atendimento 24 horas para pets.
- Demanda: conheça o seu público. Realize uma pesquisa de mercado para saber se vai ter tutores e pets para atender no período integral e noturno.
Tipos de atendimento veterinário 24 horas
As clínicas para pets variam de acordo com o foco do empreendimento. Seu negócio pode ser voltado para especialidades específicas, serviços gerais ou os dois.
Vamos explicar um pouco sobre especialidades.
Consultas
Esse tipo de atendimento pode ser vista em duas etapas: a consulta clínica geral, que abrange avaliações preventivas, revisões, e diagnóstico em casos mais simples. Em alguns casos esse tipo de atendimento pode ser encaminhado para à consulta especializada.
Consultas especializadas, geralmente, são feitas com um acompanhamento do quadro clínico do pet. Para esse tipo de atendimento, existem equipamentos específicos necessários para receber esses pets.
Alguns exemplos são: oftalmologia, neurologia, nefrologia, fisioterapia, endocrinologia, ortopedia e oncologia.
Nesses últimos casos, é necessário ter especialistas responsáveis pelas áreas referentes. Uma forma de abranger muitas especialidades é buscando profissionais parceiros.
Centro de diagnóstico
As análises para diagnóstico precisam ser feitas por técnicos capacitados na utilização de aparelhos e com ajuda de especialistas para que se tenha resultados precisos.
Geralmente, esses espaços são voltados para diagnósticos por imagem. Outros tipos de análises por amostras, por exemplo, são feitas por laboratório.
Laboratório
Para analisar amostras de tecidos ou que auxiliam em diagnósticos mais específicos, é preciso ter um espaço isolado. Os laboratórios precisam de um ambiente em que seja possível a concentração preservação dessas amostras de maneira organizada.
Caso você pretenda atender especialidades, mas não vai atuar com laboratório, pode fazer parcerias. Assim é possível trocar indicações e manter a comodidade do seu cliente.
Internações
Um centro com internação vai demandar que tenha pessoas responsáveis por controle de urgências. Além do cuidado com controle de horários de medicações, dosagens, é importante ter o controle nutricional e dos leitos dos pets.
Terapia
Esse pode ser o diferencial de uma clínica veterinária 24 horas. Um centro terápico vai exigir cuidados recorrentes e atenção especial aos pets em terapia. Neste caso, os tutores de pet criam um vínculo com o setor que sabe abordar a humanização de pets.
Analise as oportunidades
Para montar um atendimento veterinário 24 horas você precisa saber quanto pode investir e em qual área (ou quais áreas) desse tipo de atendimento pretende focar.
É necessário saber qual o público você pretende atender, e se existe demanda para isso na região em que pretende abrir a clínica.
Organize os pontos chave de gestão para que você não tenha dores de cabeça por questões administrativas e financeiras. E com isso possa focar em um atendimento acolhedor para esses pacientes que buscam uma emergência.
Ficou com alguma dúvida sobre como estruturar um atendimento veterinário 24 horas? Manda pra gente!
Divulgue bem para ser conhecido!
De nada adianta oferecer atendimento 24 horas e não avisar seus clientes e nem divulgar esse serviço.
Esta informação deve estar em todas as suas redes sociais de maneira visível, bem como o endereço e telefone para contato ou o link direto para seu WhatsApp. É importante que o contato seja facilitado.
Para uma melhor divulgação, ter um site profissional é o ideal. Nele você pode depositar toda as informações que seu cliente precisa para chegar até você. Botão de WhatsApp e rotas do Google Maps ajudam muito!
Além disso, com um site, você consegue divulgar sua clínica veterinária no Google. Assim, toda vez que alguém estiver procurando por uma clínica veterinária 24 horas na sua região, o seu site estará entre os primeiros resultados.
Então não deixe de divulgar os horários do seu atendimento e aumente seu faturamento estando disponível 24 horas para atender emergências!