Marketing Veterinário: como criar conteúdo original​

Não sabe por onde começar a criar conteúdo original e relevante para implementar o marketing de conteúdo na sua clínica veterinária, ou até mesmo para divulgar seu trabalho como veterinário autônomo?  O post de hoje pode te ajudar a encontrar algumas respostas!

Marketing Veterinário: como criar conteúdo original​

Não sabe por onde começar a criar conteúdo original e relevante para implementar o marketing de conteúdo na sua clínica veterinária, ou até mesmo para divulgar seu trabalho como veterinário autônomo?  O post de hoje pode te ajudar a encontrar algumas respostas!

Criar um conteúdo original pode não ser um processo fácil, principalmente para quem está começando. Porém, como veterinário empreendedor que além de atender clientes também administra sua própria clínica veterinária, essa é uma estratégia fundamental.

Pois além de te ajudar na criação da sua imagem profissional no mundo digital, fortalecer sua marca e impactar possíveis clientes, essa estratégia é fundamental para a fidelização dos clientes que já conhecem seu trabalho.

Por isso, separamos os 5 principais passos que você deve ter em mente de como criar conteúdo original. Confira a seguir quais são eles:

Como criar conteúdo original: 5 passos

1. Entenda o melhor tipo de conteúdo para cada rede​

Embora, muitas vezes, a maioria das pessoas estejam presentes em diversas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Twitter, a linguagem utilizada em cada canal se diferencia.

Isso não quer dizer que você precisa criar um conteúdo diferente para cada rede social, mas é importante saber qual é a melhor abordagem para cada canal. Dessa maneira você garante que sua comunicação será eficiente em todas as redes sociais.

Como cada uma dessas redes sociais funciona e como você pode utilizá-las no seu marketing de conteúdo, já falamos um pouco mais detalhadamente neste post.

2. Pense no objetivo do conteúdo​

Elaborar um conteúdo não é uma tarefa simples, principalmente porque precisamos contar com criatividade e inspiração para escrever um artigo. Além de, após a elaboração, verificar se o texto está fazendo sentido e atingindo de fato seu objetivo.

Quando pensamos em um conteúdo relevante para seus clientes, é importante destacar que você não deve escrever como se estivesse elaborando um artigo científico para outros especialistas lerem.

Lembre-se que seus clientes não possuem os mesmos conhecimentos de termos técnicos que você. Na verdade, eles provavelmente conhecem apenas os termos populares sobre os assuntos de sua especialidade. 

Portanto, antes de começar a escrever um conteúdo, pense para qual tipo de cliente ele é direcionado e qual é o seu objetivo.

Vamos usar o exemplo do veterinário especialista em cães. O seu artigo será lido pelos seus clientes, ou seja, por donos preocupados com o bem estar de seus cães.

Nesse momento, usar uma linguagem comum e acolhedora pode ser uma ótima estratégia. Além disso, foque em conteúdos esclarecedores, por exemplo, “qual é a diferença entre sarna e dermatite?”.

Desse jeito, você garante que seu artigo será não apenas original, mas relevante e coerente para seus clientes.

3. Comunique sobre sua clínica veterinária​

Trazer um conteúdo exclusivo sobre a sua clínica veterinária pode aumentar a confiança das pessoas em agendarem uma consulta, além de estabelecer uma transparência nas relações com seus clientes.

Em algumas postagens é interessante trazer informações sobre a sua própria clínica veterinária, ou seja, falar sobre suas formas de atendimento, a equipe que trabalha no estabelecimento, e até mesmo comentar um pouco sobre sua história profissional.

Você pode criar um conteúdo especial falando sobre a equipe de colaboradores da clínica veterinária, e deixar expostos dados úteis, como o horário de atendimento. Assim, você motiva novos clientes a marcarem uma consulta.

É essencial saber os locais certos para anexar essas informações. Por exemplo, no Facebook, você pode contar com a aba “sobre”, ou mesmo com a foto de capa. Já no Instagram, você pode incluir essa informação na biografia do perfil ou ainda utilizar um stories destaque para esses dados.

4. Tire as principais dúvidas dos seus clientes​

A criação de conteúdos originais ajuda a fortalecer a sua imagem como referência na sua especialidade de atuação, gerando um maior engajamento com clientes e aumentando os seus resultados.

Para chegar a esse patamar, é importante ter em mente que qualquer dúvida é importante. Por mais que seja algo óbvio para a sua rotina, os clientes são leigos. Questões básicas e primordiais da profissão podem não ser tão óbvias assim.

Considere elaborar artigos sobre as perguntas mais feitas pelos seus clientes, e vá aprofundando os temas com o passar do tempo. 

Vamos supor que você seja um especialista em cirurgia geral. Um artigo interessante para seus potenciais clientes poderia ser “O que fazer diante de uma fratura do seu pet?”. No conteúdo, além de falar sobre os riscos, você também poderia mencionar todas as atitudes que devem ser tomadas.

Dessa forma, além de ser franco com seus clientes, você também pode tirar diversas dúvidas, além de deixá-los mais à vontade para levarem seus pets para realizarem procedimentos cirúrgicos na sua clínica veterinária.

5. Leve o planejamento a sério​

Depois de entender quais as plataformas mais adequadas para chegar até os seus clientes e como trabalhar o conteúdo para as redes sociais da clínica de maneira adequada, é necessário realizar um planejamento do que vai ser postado em cada rede.

Essa é uma atitude fundamental para organizar as questões mais relevantes para a sua realidade e a do seu público, além de ajudá-lo a entender melhor o que traz mais retorno. 

Se você verifica que seus vídeos não têm curtidas, comentários ou perguntas, diferentemente do que acontece com textos postados no feed do Instagram, é sinal de que é mais vantajoso investir no feed.

Sendo assim, você tem um norte a respeito do que falar e quando une a sua programação aos resultados já obtidos, a tendência é chegar cada vez mais perto da excelência em relação aos conteúdos elaborados.

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