Como melhorar o agendamento de vacinas na sua clínica veterinária
Ao melhorar o agendamento de vacinas na sua clínica veterinária, além de melhorar seu atendimento, pode gerar aumentar o faturamento num futuro não tão distante. Descubra!
Ao melhorar o agendamento de vacinas na sua clínica veterinária, além de melhorar seu atendimento, pode gerar aumentar o faturamento num futuro não tão distante. Descubra!
Vamos imaginar o seguinte cenário:
Sua clínica está a todo vapor, você não negligenciou o marketing digital e sua equipe sempre busca melhorar o atendimento na clínica veterinária.
A tendência é que o número de consultas comece a aumentar bastante e dependendo da quantidade de pets atendidos, você pode acabar se enrolando e deixando a desejar em diversos pontos, como estoque, datas, tipos de vacinas, etc.
Uma boa gestão da clínica pode evitar que tudo isso aconteça. Com os dados dos clientes atualizados, prontuários organizados e agenda em dia, você consegue ter uma visão mais clara dos pets que vão precisar de vacinas no futuro.
Assim, você consegue garantir que seu cliente leve seu pet para tomar todas as vacinas necessárias, o que é bom para o bichinho, para a comunidade e consequentemente, para sua clínica.
Pensando em melhorar o agendamento de vacinas na sua clínica veterinária e te ajudar a faturar mais, separamos algumas dicas importantes de gestão veterinária. Acompanhe!
5 Dicas para melhorar o agendamento de vacinas na sua clínica veterinária
1.Tenha disciplina
Vamos começar pelo básico. Disciplina com os processos é essencial para a satisfação dos clientes. Se você mantiver uma boa disciplina, o crescimento da empresa será conseguido quase que de forma natural.
Isso desde os pontos, mais complexos e abrangentes, como finanças e marketing, até coisas de rotina, como o agendamento de vacinas e o pós-consulta.
A disciplina pode ser o ingrediente principal para o seu negócio alavancar hoje. Pois além de ter um um bom planejamento é preciso segui-lo. Por isso não negligencie esse ponto, aplicando-o no dia a dia do seu negócio.
2.Aproveite melhor seu tempo
Desejar mais horas no dia não vai mudar a sua realidade. O jeito é otimizar o tempo e tornar os processos cada vez mais produtivos. No caso da clínica veterinária, isso pode ser feito com um cálculo do tempo médio gasto por consulta, por exemplo.
Vamos supor que uma primeira consulta de rotina ou aplicação de vacinas costuma durar cerca de 40 minutos. Sabendo disso, dá para ter uma base do tempo que será gasto com cada animal. Então é só marcar os atendimentos considerando este tempo e evitando atrasos.
3.Evite imprevistos, organize o estoque
O controle do estoque é outro ponto de grande importância nesse sentido. De nada adianta manter um estoque baixo se o volume de vendas da clínica é alto, e de nada adianta um estoque alto se um determinado produto demora a vender.
Avalie quanto se vende, quanto se gasta, quanto de insumo é necessário, qual a sazonalidade de determinada vacina, as validades de cada remédio, etc. O equilíbrio, nesse caso, só se consegue com o planejamento e a gestão correta.
4.Use um software de gestão
Não poderíamos deixar de citar a necessidade de usar um software de gestão para o agendamento das vacinas em sua clínica. Essa ferramenta, além de te ajudar a controlar todos os processos fundamentais, também armazena dados importantes de cada cliente e paciente.
Dessa forma, também ajuda a confirmar as consultas, lembrar os clientes com antecedência e saber o tempo para a próxima vacina, por exemplo.
Enfim, para que você consiga executar todas as tarefas com praticidade, um software de gestão que possua uma agenda prática de usar e que seja eficiente, é mesmo essencial.
5.Tenha Presença Digital
Se você ainda não tem um Instagram, uma página no Facebook e um Site Resposivo para sua clínica veterinária você está deixando de atrair e fidelizar seus clientes. No mundo digital que vivemos, o Google é a nova lista telefônica.
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Se você tem presença digital, um bom relacionamento nas redes sociais e sabe como investir em anúncios de marketing veterinário fica muito mais fácil educar seus seguidores sobre a importância de vacinar cães e gatos e até divulgar uma campanha de vacinação.
É o que chamamos de Marketing de Conteúdo: você compartilha informações relevantes na internet, para que seu potencial cliente veja seu trabalho como referência online. Um blog ou até mesmo o Instagram podem te ajudar com isso.
Uma vez criado o engajamento, ele não vai pensar duas vezes em te consultar quando precisar de uma emergência veterinária, pois conhece seu trabalho e acompanha sua rotina na clínica veterinária.