A Medicina Veterinária no pós-pandemia: o que esperar do novo agora

O que será exigido dos profissionais da Medicina Veterinária no pós-pandemia? Muito se discute a respeito e tudo indica que será um momento para os profissionais se reinventarem na carreira e nos negócios.

A Medicina Veterinária no pós-pandemia: o que esperar do novo agora

O que será exigido dos profissionais da Medicina Veterinária no pós-pandemia? Muito se discute a respeito e tudo indica que será um momento para os profissionais se reinventarem na carreira e nos negócios.

O assunto é tem sido bastante discutido pelos estudiosos da área. O pós pandemia está presente nas principais pautas da atualidade e pode ser entendido como um “novo agora”. Um agora muito mais exigente.

A demanda por inovação e gestão às empresas e profissionais da Medicina Veterinária já era uma realidade, que foi potencializada, mesmo em segmentos menos impactos pela crise.

As novas demandas, na realidade, sempre estiveram presentes, mas devido á necessidade de isolar-se socialmente em decorrência da crise pandêmica, houve uma aceleração desse processo, principalmente ao que se refere ao digital.  

E este é um caminho sem volta. Por isso, para o “novo agora” é preciso que os profissionais estejam de mente aberta para encarar as mudanças nos negócios, já que os mercado pet foi um dos únicos a crescerem, mesmo durante a pandemia. 

Inovação é a palavra!

O momento exige que os profissionais se reposicionem e se adequem de forma rápida e inovadora. Este é o caminho a ser percorrido para aumentar as possibilidades de crescimento nos próximos anos. É preciso pensar em novas formas de atendimento e de oferecer serviços e produtos.

Uma forma de se nortear é focar, primeiramente, nos principais desafios que os tutores apresentam. Quais os problemas do tutor do pet você pode ajudar a sanar? Quando focamos em oferecer solução, em vez de reforçar a presença do problema, passamos a ser mais necessários e valorizados no mercado.

Algumas mudanças para a veterinária no pós-pandemia

Distanciamento social

Muito já tem sido feito desde o início da pandemia e é melhor que nos acostumemos a isso até que toda a população esteja vacinada e o contágio esteja de certa forma, mitigado. 

Prepare-se para este cenário, no mínimo, para os próximos dois anos. Se você ainda não tomou providências neste sentido, está na hora de diminuir a circulação de pessoas na sua clínica, limitando-se a um tutor por pet durante consultas e visitas, caso você trabalhe com internação.  

Peça ajuda à recepcionista para orientar os tutores para cumprir essas medidas que precisarão ser mantidas ainda por um tempo. Além disso,  o uso de máscara e álcool em gel devem permanecer.

Exames digitais e acesso remoto

O ultrassom, por exemplo, é um exame diagnóstico muito utilizado na Medicina, seja humana, seja veterinária. 

O interessante é que os recursos tecnológicos permitem, atualmente, que o equipamento seja calibrado por um programa que oferece opções de medidas e de características específicas para cães, felinos ou outros animais, de pequeno ou de grande porte.

Já os raios X digitais eliminam a necessidade de revelação e de uso de filmes, tornando o exame muito mais prático, rápido e barato. Atualmente, existem modelos pequenos e portáteis, que podem ser transportados facilmente até a residência.

As imagens geradas são transmitidas por Wi-Fi ou bluetooth para computadores ou tablets, permitindo melhor visualização. Com a ajuda da telemedicina, o diagnóstico é feito a distância, facilitando a prática veterinária cotidiano.

Telemedicina

Um dos seus objetivos é investir na fidelização de tutores?

Para melhorar a experiência do tutor, é necessário entender toda sua jornada, e compreender que ela começa na busca por um médico veterinário, até o pós-atendimento. 

Isso significa que o começo e o final da jornada do tutor acontecem à distância. Para se aprofundar mais neste assunto, confira nosso vídeo:

O atendimento presencial é extremamente importante, mas é com funcionalidades como o Teleatendimento que você possui grandes chances de fidelização.

Afinal, você consegue mostrar que seu serviço médico veterinário é excelente em qualquer ocasião, e seu atendimento continua humanizado mesmo à distância.

Para mostrar que você é um médico veterinário modernizado, que está preocupado com os tutores, mesmo em momentos fora do atendimento, investir em serviços como o e-mail marketing também é uma prática ideal.

Dê uma olhada em alguns recursos que podem melhorar ainda mais a experiência dos seus tutores:

  • Agendamento online: permite que você compartilhe uma agenda online com seus tutores, para que eles possam marcar um atendimento a qualquer momento, de qualquer lugar;
  • Lembretes de confirmação de atendimento: contar com um serviço de confirmação de atendimentos automático reduz sua taxa de absenteísmo e fideliza seus tutores;
  • Prontuário eletrônico: um prontuário eletrônico integrado com uma funcionalidade de Teleatendimento garante mais segurança para seus tutores, e para sua imagem profissional. Afinal, você está armazenando os dados dos seus tutores em uma plataforma exclusiva para prática veterinária; 
  • Prescrição digital: também conhecida como prescrição eletrônica, este recurso permite que você envie a prescrição dos seus tutores por SMS ou e-mail. Com uma certificação digital, você também pode prescrever medicamentos controlados, mesmo à distância; 
  • Pesquisa de satisfação (NPS): com um envio contínuo de pesquisa de satisfação para seus tutores, você pode identificar pontos de melhorias no atendimento da sua clínica veterinária, e investir ainda mais na fidelização de tutores. 

Todos esses recursos melhoram a experiência do seu tutor com a sua clínica veterinária, pois levam ainda mais praticidade para o seu atendimento.

Acompanhamento remoto

Já há muito tempo, ainda que timidamente no Brasil, clientes buscam veterinários por telefone, trocam com eles mensagens pela internet ou utilizam algum serviço como WhatsApp ou Skype para orientações e dúvidas pontuais. 

A pandemia só acelerou o amadurecimento do acompanhamento remoto. O acompanhamento remoto pode ser utilizado em casos em que não se necessita de grandes estruturas para o atendimento. Além disso, é um diferencial para aqueles que buscam investir em fidelização de clientes, fazendo com que os tutores se sintam lembrados.

Atendimento humanizado

Humanizar o atendimento no seu centro médico veterinário não se resume apenas a assumir uma postura atenciosa durante o momento da consulta, é uma prática que deve ser aplicada em todos os pontos de contato que os clientes possuem com a sua marca.

Ao oferecer uma experiência excepcional para o seu cliente, até mesmo o tratamento veterinário pode se tornar mais eficaz. Porém, é importante reforçar que essa experiência envolve não apenas o atendimento veterinário, mas também inclui o momento de espera na recepção e o momento pós-consulta.

Presença digital

Cada vez mais veterinários utilizam o marketing veterinário como forma de divulgar os seus serviços. A pandemia só acelerou esse processo e estar presente na internet é essencial para a sobrevivência do seu negócio no “novo agora”.

Neste sentido, ter um site onde você possa criar um espaço só seu e que transmita confiança a seus clientes é fundamental. Um site responsivo traz inúmeros benefícios à imagem do profissional, já que pode e deve ser utilizado para diversas comunicações, como:

  • conteúdos em formato de artigo;
  • materiais educativos, como cursos, podcasts, ou eBooks;
  • divulgação de horário de atendimento;
  • comunicação sobre dicas, curiosidades e mitos sobre a especialidade, entre outros.

Ações como essa criam um engajamento com possíveis clientes que não hesitarão em entrar em contato com um profissional que está presente de forma orgânica em suas vidas. 

Além disso, é preciso que seu site seja rápido e seja adaptável para celulares e tablets, é o que chamamos anteriormente de site responsivo.

Portanto, os sites que se enquadram no índice de qualidade Google são exibidos em primeiro no ranking de melhores resultados e estar no topo das pesquisas pode ser uma estratégia de atração de clientes.

Habilidades de gestão e empreendedorismo

Para os médicos veterinários que desejam ter um clínica veterinária de sucesso, se reconhecer como um veterinário empreendedor é o primeiro passo para evitar os erros mais comuns de gestão de clínica veterinárias.

Além disso, alcançar uma ótima gestão da clínica veterinária é um grande desafio para a maioria dos profissionais da área veterinária. 

Afinal, a vocação dos médicos veterinários é cuidar de animais, e os cursos de medicina veterinária, raramente abordam conhecimentos técnicos como administração e empreendedorismo, matérias essenciais para aqueles que desejam administrar a sua própria clínica veterinária.

Para se preparar para o novo agora é preciso que os profissionais invistam em alguns cursos de gestão administrativa e financeira para manter a clínica funcionando com saldos positivos. 

E aí? Você está preparado para o “novo agora”? Conta pra gente nos comentários que ações você tem tomado para se adaptar às novas tendências da medicina veterinária no pós-pandemia.