Receita digital veterinária: como funciona?

Uma forma de otimizar o atendimento da clínica veterinária é utilizando a receita digital veterinária. Neste artigo nós falamos um pouco mais sobre como funciona essa tendência e quais são os seus benefícios, confira!

Receita digital veterinária: como funciona?

Uma forma de otimizar o atendimento da clínica veterinária é utilizando a receita digital veterinária. Neste artigo nós falamos um pouco mais sobre como funciona essa tendência e quais são os seus benefícios, confira!

A receita digital veterinária, também conhecida como prescrição eletrônica, é um diferencial tecnológico que vem sendo implementado por veterinários empreendedores que querem otimizar a rotina da clínica.

Embora a receita digital veterinária seja uma realidade em muitas clínicas veterinárias, ainda há veterinários que possuem dúvidas em relação a seus benefícios.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo com algumas informações sobre esse modelo de prescrição que irá revolucionar o atendimento da sua clínica veterinária, continue a leitura!

Como funciona a receita digital veterinária?

A receita digital veterinária tem o mesmo propósito da receita comum: orientar os tutores acerca do tratamento indicado para o seu pet. No entanto, o que difere a receita digital da comum, é o fato do documento ser eletrônico e ter mais vantagens que o modelo tradicional.

Principais vantagens:

  • Maior agilidade para criar e enviar;
  • Organização na disposição das informações;
  • Facilita a leitura e interpretação;
  • Diminuição de erros.

Benefícios da receita digital veterinária

1. Envio de qualquer lugar

Por ser em formato digital, a receita veterinária pode ser enviada de qualquer lugar e a qualquer momento, necessitando apenas de um equipamento eletrônico com acesso à internet.

Os tutores podem receber o documento em formato PDF por e-mail, SMS, WhatsApp, e plataformas próprias de receitas digitais

Além da agilidade, essa acessibilidade no envio é fundamental para situações de emergência, ou quando o tutor não pode se deslocar até a clínica veterinária, mas precisa das informações da receita.

2. Maior segurança das informações

Por contar com o armazenamento em nuvem, o modelo de prescrição digital promove uma maior segurança das informações. Todas as informações de prescrições ficam armazenadas em um servidor seguro, podendo ser acessada apenas por profissionais autorizados.

Problemas comuns das receitas tradicionais, como perda da receita, deterioração causada pelo tempo e dúvidas em relação a grafia da prescrição também são evitados com a receita digital.

3. Maior proteção jurídica para os veterinários

A receita digital tem o poder de diminuir o índice de erros e registrar todas as solicitações realizadas pelo veterinário responsável pelo atendimento.

Com esse histórico, você consegue garantir para o tutor quais medicamentos foram receitados, e exatamente em que hora isso ocorreu. Essas práticas garantem uma ótima proteção jurídica para a sua imagem profissional.

Como implementar a receita digital veterinária

Para implementar o uso de receitas digitais em sua clínica veterinária, você pode contar com plataformas específicas para a gestão veterinária, como a Vet Smart.

Diferente de uma plataforma exclusiva para prescrição, um software conta com diversas funcionalidades que irão trazer mais praticidade para sua rotina médica, como o prontuário eletrônico, Teleconsulta, entre outros.

A prescrição eletrônica é sem dúvidas uma forma de promover agilidade e comodidade aos profissionais da clínica e também, para os tutores e seus pets.

Além disso, se você busca inovar a sua rotina, ter seu diferencial para fidelizar os tutores, considere os benefícios citados acima!