Qual é a importância do marketing para veterinários?

Você sabe qual a importância do marketing digital para veterinários? Investir em ações de marketing é essencial para os profissionais que desejam se destacar no mercado veterinário e fidelizar ainda mais seus clientes.

Qual é a importância do marketing para veterinários?

Você sabe qual a importância do marketing digital para veterinários? Investir em ações de marketing é essencial para os profissionais que desejam se destacar no mercado veterinário e fidelizar ainda mais seus clientes.

As estratégias de marketing digital para veterinários não são as mesmas de alguns anos atrás. Se antes o boca a boca imperava, e ainda é fundamental para a construção de uma carreira, hoje a internet lançou um novo paradigma sobre o assunto.

Televisão, jornal, rádio podem ser meios pontuais de fazer marketing veterinário. No entanto, com os meios digitais, hoje é possível conquistar um posicionamento de forma mais rápida e econômica.

Atualmente, estar presente no meio digital é fundamental. No entanto, é preciso ter em mente que há regras e limites bem estabelecidos pelo CFMV (Conselho Federal Medicina Veterinária).

O marketing digital para veterinários  é essencial para os profissionais que desejam se destacar no mercado e conquistar ainda mais tutores.

A divulgação veterinária, seja por meio das redes sociais, de um site, ou um blog, quando feita de forma íntegra, estratégica e ética, apresenta inúmeras vantagens ao profissional.

Veja a seguir alguns motivos para você investir nessa estratégia agora mesmo.

5 motivos para usar o marketing digital para veterinários

Hoje em dia, os tutores buscam saber tudo sobre os profissionais antes do atendimento.

É comum pesquisar no Google ou nas redes sociais para ver a fisionomia do veterinário, conhecer um pouco mais sobre sua abordagem, como é o local onde atende, entre outras curiosidades.

Essa pesquisa quebra a barreira do desconhecido no primeiro atendimento.

Além disso, diante das ferramentas colaborativas, como as avaliações dos profissionais e de seus locais de atendimento no Google, por exemplo, torna-se imprescindível que o veterinário mantenha seu próprio canal

Afinal, qualquer pessoa pode expor suas percepções individuais sobre o profissional veterinário, e até citá-lo na internet.

Assim, ter um site ou perfil em rede social é uma forma do veterinário se posicionar, falar de si e expor sua forma de atuação, tornando-se o porta-voz de si mesmo.

A seguir, elencamos 5 motivos para você começar a desenhar sua estratégia de marketing para veterinários no meio digital, hoje mesmo: 

1. Agenda cheia

O início da carreira pode ser desafiador para qualquer profissional.

No caso de um veterinário, especialmente aquele que pretende atender em clínica particular, a internet torna-se um meio de conquistar o tutor antes mesmo que ele marque um atendimento.

Uma conversa diária e bem construída é capaz de cativar o tutor e estabelecer uma relação de proximidade, criando empatia e vínculo.

2. Atração do público de preferência

Se você é um profissional que já está há algum tempo no mercado, provavelmente tem a agenda cheia. Mas já pensou poder atender somente um perfil de cliente?

Pode ser que você tenha uma especialização e com a internet, é possível posicionar-se como especialista e atender mais pets com esse perfil. 

3. Posicionamento como autoridade

Se antes posicionar-se entre os pares era possível somente escrevendo artigos e participando de congressos, hoje é viável também para quem consegue construir uma boa imagem na internet.

Um blog pessoal bem construído pode servir como referência para outros profissionais, e é uma vitrine para sua forma de atuação.

A partir dele, inclusive, podem surgir oportunidades como entrevistas de rádio ou TV e convites para palestras em congressos. Por isso, essa tem sido uma das estratégias mais utilizadas no marketing para veterinários.

4. Proximidade e confiança

Nada mais desafiador do que um tutor que desconfia do tratamento que é passado ao seu pet. Ao posicionar-se como autoridade, há o movimento natural de quebrar algumas objeções sobre a conduta que você pretende adotar antes mesmo do momento na clínica veterinária.

O tutor já chega ciente do básico sobre a condição de saúde de seu pet e somente tira as dúvidas pontuais sobre o caso do seu pet em específico. Além disso, confia na metodologia que você pretende adotar e tem menos resistência. 

5. Flexibilidade e mobilidade

Ao posicionar o seu nome no mercado não importa onde você atende. Afinal, você será mais do que o veterinário que atende na “clínica x”, certo?

Isso abre imensas oportunidades de atender no bairro que lhe for mais conveniente, ou mesmo em diversos locais, se for do seu interesse.

Hoje, há a possibilidade de reservar um espaço em um coworking veterinário e ocupar uma sala somente pelo tempo em que há atendimentos marcados, sem compromisso com mensalidade fixa ou aluguel.

As vantagens de um bom marketing digital para veterinários são inúmeras. Dê atenção ao seu posicionamento digital e abra novas possibilidades na sua carreira. 

Você já adota alguma estratégia de marketing digital para veterinários na sua clínica? Conta pra gente aqui nos comentários!