Planejamento de conteúdo veterinário: Como fazer

Está buscando por um planejamento de conteúdo veterinário para redes sociais? Neste post vamos te ajudar a criar um plano de ação bem definido para você começar o ano de 2021 com o pé direito.

Planejamento de conteúdo veterinário: Como fazer

Está buscando por um planejamento de conteúdo veterinário para redes sociais? Neste post vamos te ajudar a criar um plano de ação bem definido para você começar o ano de 2021 com o pé direito.

Quando falamos de marketing de conteúdo, estamos nos referindo à criação de um material de qualidade e valioso na internet para nossos clientes. Você pode tirar as dúvidas mais frequentes, postar fotos da sua clínica e explicar seus procedimentos, as opções são muitas.

Mas, antes de falarmos sobre o conteúdo em si, para pôr a estratégia em prática, é preciso primeiramente criar a presença digital da sua clínica veterinária. Caso você ainda não esteja na internet, pode começar criando a sua página no Facebook, sua conta no Instagram, seu perfil no Google Meu Negócio.

Se você já está nas redes sociais, invista em um site responsivo e crie um blog para que o seu conteúdo também possa ser encontrado no Google. Além disso, um site possibilita que você faça campanhas e anúncios mais efetivos.

Passo a passo para criar um planejamento de conteúdo veterinário para redes sociais

Agora que você já está presente na internet e faz o uso contínuo dos canais, vamos dar início ao planejamento de conteúdo veterinário para o marketing da sua clínica veterinária. Veja abaixo quais são os primeiros passos:

1. Decida o público-alvo

Qual o tipo de pessoa que você deseja atingir com a estratégia? Conhecer o seu cliente vai te ajudar e muito na hora de escrever um conteúdo de relevância e que realmente faça a diferença para os usuários.

Além disso, orientar-se pelo público-alvo te ajuda a pensar não só no conteúdo a ser entregue, mas também em quais canais você vai estar presente, qual tipo de linguagem utilizar e até mesmo quais são suas principais dores.

2. Escolha os canais

Embora, muitas vezes, a maioria das pessoas estejam presentes em diversas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Site, a linguagem utilizada em cada canal se diferencia.

Isso não quer dizer que você precisa criar um conteúdo diferente para cada rede social, mas é importante saber qual é a melhor abordagem para cada canal. Dessa maneira você garante que sua comunicação será eficiente em todas as redes sociais.

3. Estabeleça a frequência de postagem

Uma vez decididos os canais que você vai estar mais presente, é preciso estabelecer uma frequência de postagem para que o algoritmo das redes sociais te favoreça. Quais dias você vai postar? Qual o melhor horário?

Sabemos que a rotina de um médico veterinário é bastante corrida, mas é importante manter uma frequência de postagem. Existem várias ferramentas gratuitas na internet que podem te ajudar caso postar manualmente seja um problema.

4. Pautas de conteúdo

Faça uma lista com possíveis tópicos que serão tratados no seu canal. Assim fica mais fácil na hora de escrever alguma legenda ou algum artigo no blog.

Você pode focar em solucionar dúvidas dos tutores, trazer curiosidades sobre o mundo animal e falar da rotina na sua clínica, por exemplo.

5. Crie um calendário de postagem

Um calendário vai te ajudar a manter a frequência e o foco nas postagens que devem ser feitas e nos prazos a serem cumpridos. Assim a estratégia de marketing de conteúdo da sua clínica vai ficar redondinha.

Existem ferramentas como o Trello que podem te ajudar na hora de criar um calendário com datas de entrega, checklists e orientações. Além disso você pode usá-lo como banco de dados para futuras consultas e adaptações para o conteúdo do próximo ano.

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