Principais estratégias de marketing veterinário

Existem diversas estratégias de marketing veterinário que podem te ajudar a otimizar processos e aumentar a atração de clientes seja você dono de uma clínica veterinária ou um veterinário autônomo. Descubra!

Principais estratégias de marketing veterinário

Existem diversas estratégias de marketing veterinário que podem te ajudar a otimizar processos e aumentar a atração de clientes seja você dono de uma clínica veterinária ou um veterinário autônomo. Descubra!

Em um mercado como a área da saúde, que só cresce a cada ano, investir em marketing é uma estratégia ainda mais fundamental, afinal, um marketing de qualidade permite que as instituições de saúde se destaquem no mercado, atraindo ainda mais tutores.

Quando falamos em estratégias de marketing veterinário – apesar de ainda haver uma certa resistência por profissionais da área da saúde – o segredo é apostar nas estratégias corretas para atingir os objetivos que você tanto almeja, como atração e fidelização de tutores.

Diferente do que você pode estar imaginando, as estratégias de marketing veterinário não se resumem à propagandas televisivas, anúncios em outdoor ou panfletos distribuídos nas ruas. Muito mais do que isso, o marketing evoluiu e conta com várias vertentes que podem ser utilizadas a favor do seu negócio.

Neste artigo, vamos apresentar 4  estratégias de marketing veterinário e como elas podem te ajudar a conquistar os melhores resultados. Acompanhe!

Qual a importância de investir em estratégias de marketing veterinário?

A competitividade do mercado cresce de maneira assustadora em todos os setores. Na área da saúde não é diferente. Quem investe em estratégias de marketing  veterinário realmente efetivas que entregam resultados reais, se destaca dos concorrentes e conquista uma posição de destaque com muito mais facilidade.

É por isso que o marketing veterinário pode fazer toda a diferença para o seu negócio, desde impactar mais pessoas em sua área de atuação até fidelizar tutores com mais facilidade e rapidez.

Para isso, é importante atender às necessidades e desejos dos tutores de forma estratégica, sempre priorizando a entrega de valor e, mais do que nunca, a humanização

Os 4 tipos de marketing que valem a pena investir

Dentre tantos tipos de estratégias de marketing que você pode utilizar em sua clínica veterinária, separamos os 4 principais que podem te ajudar a alcançar melhores resultados. Confira!

Marketing digital

Despontando cada vez mais como a grande tendência da atualidade, o marketing digital pode ser definido como o conjunto de ações realizadas online – ou no meio digital – para atrair mais consumidores, se comunicar com eles, criar um relacionamento mais próximo e, principalmente, construir uma identidade de peso no mercado.

A grande vantagem do marketing digital é a possibilidade de se comunicar com o tutor ideal, no caso do marketing para clínica veterinárias – no momento certo e de maneira assertiva. Com isso, fica muito mais fácil atingir o público que você almeja, ainda mais porque sua clínica veterinária vai estar onde seus tutores estão: na internet!

Contudo, para alcançar os melhores resultados, é preciso pensar em estratégias eficazes para sua clínica veterinária. E aqui, outra grande vantagem  do marketing digital são os diferentes tipos de estratégias e ferramentas que ele oferece. Confira as principais:

Agora que você sabe as principais estratégias que o marketing veterinário oferece, você deve estar se perguntando, quais eu devo utilizar? O ideal é que sua estratégia de marketing digital combine todas as técnicas úteis para o seu público-alvo, ou seja, os tutores que você deseja atrair.

Isso significa que provavelmente, você irá utilizar todas ou a maior parte das estratégias citadas acima, caso seu objetivo seja realmente se tornar uma referência online para se destacar no mercado veterinário.

Marketing Tradicional

Também conhecido como marketing offline, o marketing tradicional é aquele que acontece fora da internet. Apesar de as estratégias estarem se voltando cada vez mais para o digital, investir em meios de comunicação offline também podem contribuir para aumentar seus resultados, principalmente quando há integração entre o online e o offline.

O principal objetivo do marketing tradicional é criar uma percepção positiva sobre sua marca – ou clínica veterinária, no caso – e fazer com que as pessoas que foram impactadas pelas estratégias de comunicação offline se lembrem de seu negócio quando precisarem de atendimento veterinário, por exemplo.

E engana-se quem acredita que somente grandes empresas podem se beneficiar ao utilizar este tipo de marketing. Sua clínica veterinária também pode conquistar resultados melhores com ações offline. Confira as principais estratégias e canais que você pode utilizar!

  • televisão;
  • rádio;
  • jornais;
  • revistas;
  • outdoors;
  • panfletos.

Outbound Marketing

Diferente do inbound marketing – uma estratégia dentro do marketing digital em que a marca aborda os leads (potenciais clientes do negócio, no seu caso, potenciais tutores) de maneira passiva – o outbound marketing é uma estratégia mais agressiva quando falamos em abordagem de tutores. Isso porque se trata de um processo de prospecção ativa, ou seja, a instituição veterinária vai até o tutor, e não o contrário.

Em outras palavras, a instituição de saúde identifica um potencial tutor e tenta uma abordagem, seja de maneira direta ou indireta. Apesar de apresentar resultados positivos, a interrupção que seu anúncio causa no público pode soar negativamente e, por isso, é preciso pensar em estratégias realmente efetivas.

Aqui, a dica é criar conteúdos realmente relevantes e que estejam bem segmentados para atingir seu público-alvo. Dentre as estratégias que se destacam, podemos citar:

  • telemarketing;
  • cold mailing;
  • flyers;
  • propagandas em rádio e TV;
  • banners em sites.

Para os profissionais que nunca tiveram contato com o marketing veterinário, saber exatamente quais conteúdos são de fato relevantes para os tutores, pode ser um processo complexo. Por isso, lembre-se que você sempre pode contar com a ajuda de uma agência especializada em marketing na área veterinária para te auxiliar com essas estratégias.

Endomarketing

O endomarketing pode ser definido como uma estratégia de marketing institucional, voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar a imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e aumentando a produtividade.

Em muitas empresas, o endomarketing ainda não recebe o devido reconhecimento como uma estratégia fundamental para o sucesso do negócio. 

Contudo, como os colaboradores contribuem diretamente no desempenho da empresa, é preciso mantê-los engajados, informados e comprometidos com os objetivos, metas e resultados da instituição.

O primeiro passo para implementar o endomarketing é criar uma cultura organizacional bem definida para sua clínica veterinária. Dessa forma, fica mais fácil pensar em estratégias que você pode utilizar para motivar seus colaboradores. Dentre elas, podemos citar:

  • palestras e eventos motivacionais;
  • bonificação por resultados;
  • iniciativas de integração;
  • cursos e treinamentos;
  • pesquisa de satisfação;
  • feedbacks construtivos.

Como vimos, muitas estratégias de marketing para clínica veterinárias podem ser implementadas em sua organização. O que você não pode deixar de fazer é investir em ações assertivas de marketing para alavancar seus resultados, afinal o marketing é e sempre foi a alma do negócio!