Parcerias na clínica veterinária: como fazer?

Desenvolver parcerias na clínica veterinária é uma excelente maneira para melhorar e diversificar o seu negócio. Confira neste artigo como fazer parcerias na clínica.

Parcerias na clínica veterinária: como fazer?

Desenvolver parcerias na clínica veterinária é uma excelente maneira para melhorar e diversificar o seu negócio. Confira neste artigo como fazer parcerias na clínica.

No universo empreendedor, uma parceria pode ser definida como um acordo entre duas empresas, com intuito de trazer benefícios para ambas as partes. Nesse cenário, acordos formais são firmados e ao ter o compromisso de colaboração, se torna muito mais fácil bater as metas e alcançar os objetivos de cada uma.

Além do mais, as parcerias podem ser vistas como uma excelente estratégia para melhorar e diversificar o seu negócio. 

Se você é um veterinário empreendedor e está buscando maneiras para atrair tutores e ter um melhor atendimento, saiba que desenvolver parcerias na clínica veterinária pode ser uma ótima opção.

Neste artigo apresentamos alguns passos essenciais para que você saiba como fazer parcerias na clínica veterinária. Confira!

Como fazer parcerias na clínica veterinária

Criar parcerias na clínica veterinária pode ser uma ótima maneira para expandir o seu negócio e atrair tutores. Confira o passo a passo:

1. Pense nos objetivos das parcerias

O primeiro passo para fazer parcerias na clínica veterinária é refletir acerca de quais são os seus objetivos. Por isso, é importante olhar para sua clínica e analisar o que você quer alcançar com a parceria e como isso pode ser bom para ambos. 

Aqui deixamos algumas perguntas para que você possa se orientar: 

  • Você deseja atrair e fidelizar novos tutores? 
  • Você quer melhorar a divulgação da sua clínica veterinária?
  • Você deseja negociar preços com seus fornecedores? 
  • Você quer otimizar seus processos administrativos?

Lembrando sempre que uma parceria se trata de um acordo de cooperação que deve trazer benefícios a todos envolvidos, portanto, procure refletir também sobre o que seus possíveis parceiros devem ter como objetivo.

Ao fazer essa reflexão, será mais fácil ter um direcionamento de quais parcerias serão ideais para que você alcance suas metas!

2. Analise de acordo com seu público

Se o intuito da parceria é atingir o seu potencial cliente, é muito importante que você conheça o perfil dele. 

Digamos que você tem uma clínica veterinária e o objetivo da parceria é atrair tutores, você acha que seria viável fazer uma parceria de divulgação com uma lanchonete, por exemplo?  

É muito provável que isso ajude na divulgação da sua clínica, mas não o suficiente para atrair a quantidade desejada de tutores. Dessa forma, ao analisar seu público se pergunte: 

  • Quais locais o meu possível cliente costuma frequentar? 
  • O que ele faz nos momentos de lazer? 
  • De acordo com o perfil dele, esse benefício será vantajoso?
  • Essa parceria chegará até meu público?

Assim sendo, analise seu público-alvo e considere seus hábitos, para que possa identificar se a parceria de fato lhe será atraente e se terá resultados positivos. 

3. Encontre os parceiros

Após ter os objetivos definidos e ter analisado o seu público, é a hora de encontrar os parceiros ideais. Desse modo, faça uma pesquisa e encontre os empreendedores e fornecedores de serviços e produtos que complementam os que você oferece na clínica veterinária. 

Vale também considerar empreendimentos que tenham um público-alvo diferente, mas que de alguma forma podem se ligar aos seus. 

Algumas dicas de parcerias que você pode desenvolver em sua clínica veterinária: 

  • Fornecedores de materiais;
  • Adestradores;
  • Pet Shops;
  • Hotéis para pets;
  • ONGs;
  • Eventos de pets;
  • Consultores de marketing.

4. Faça a proposta da parceria

O momento da proposta é muito importante para que sua parceria seja efetivada. Por isso é essencial que você faça um estudo para entender os serviços que são prestados na empresa e para que assim, desenvolva uma proposta personalizada.

Reflita sobre:

  • Quais são os serviços essenciais dessa empresa?
  • Quais objetivos ela provavelmente deseja alcançar?
  • Como posso ajudar essa empresa?

Em uma proposta personalizada, você apresentará de forma clara os benefícios da união, tanto para você quanto para a empresa parceira, para que assim consiga convencê-los a efetivar a parceria!

5. Mantenha uma boa relação com as parcerias

Manter uma boa relação de convivência é importante para quem quer ir longe em qualquer projeto, o mesmo deve ser feito com suas empresas parceiras.

O bom relacionamento favorece as atividades comerciais, já que para que tenha resultados positivos é necessário que haja uma boa relação. Por isso, busque ter uma relação transparente, cumprir prazos, ter flexibilidade e sempre manter a comunicação com as empresas parceiras!

Ao seguir esses passos, é certo que terá um ótimo desenvolvimento no processo de criar essa relação de parceria!

Me conta, esse conteúdo te ajudou a saber como fazer parcerias na clínica? Comenta embaixo o que achou!