Marketing para clínicas veterinárias: como aparecer na primeira página do Google
O uso da internet tem aumentado a cada dia, e as buscas por informações na área veterinária vem crescendo com a utilização dessa ferramenta.
Quer fazer a sua clínica veterinária aparecer na primeira página do Google? Veja aqui as principais estratégias de marketing para clínica veterinária que fazem sua clínica ser facilmente encontrada. Confira!
O uso da internet tem aumentado a cada dia, e as buscas por informações na área veterinária vem crescendo com a utilização dessa ferramenta.
Segundo uma pesquisa, Digital in 2018 Global Overview, as pessoas no Brasil permanecem cerca de 9 horas por dia na internet. Dessa forma, observa-se a importância dessa ferramenta para os profissionais da área veterinária, como forma de conquistar novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem o seu atendimento.
Portanto, estar bem posicionado na internet e produzir um bom conteúdo significa uma maior possibilidade de ser encontrado por potenciais clientes.
Quer saber como posicionar o seu site veterinário como um dos primeiros nas buscas do Google? Continue com a gente e descubra como ser ainda mais reconhecido.
Crie uma aproximação com o cliente
Para que seu site apareça no Google é preciso que, em primeiro lugar, o conteúdo dele seja interessante para o seu público-alvo.
Dessa forma, é necessário que você conheça os tipos de clientes que você atende, compreendendo os canais em que eles estão mais presentes, bem como qual o melhor tipo de linguagem para se comunicar com eles.
Após ter conhecimento sobre os tipos de clientes, elabore conteúdos que sejam relevantes. Essa estratégia é uma das mais importantes no marketing para clínicas veterinárias.
Crie um blog, coloque informações úteis sobre doenças que afetam os pets, prevenção, tratamento e o que mais for relevante ao perfil de cliente ideal.
Ao elaborar esses conteúdos exclusivos, você se aproxima ainda mais dos seus clientes e há uma possibilidade maior de fidelizá-los, sendo até possível que você se torne referência na sua área de atuação.
Como o Google funciona?
O Google e outros buscadores funcionam por meio de algoritmos, ou seja, são programas de computador que buscam por meio de “pistas” responder com perfeição as dúvidas e informações realizadas nos mecanismos de buscas.
Esses algoritmos sofrem atualizações frequentes, e utilizam muitos dados com o objetivo de trazer exatamente o que a pessoa está buscando, fornecendo os melhores resultados nas primeiras posições.
Para isso, o Google valoriza muito a experiência do cliente dentro da página. Dessa forma, é essencial que o seu site tenha:
- Boa usabilidade, sendo possível acessar por mobile ou outros dispositivos;
- Excelente organização de informações para o seu público alvo;
- Layout agradável e coerente com a sua identidade visual.
Além disso, é ideal que a página não demore muito para carregar, pois isso prejudica a experiência do seu cliente e a possibilidade dele sair antes mesmo que a página carregue é muito alta.
Existem algumas ferramentas interessantes em que você pode verificar o tempo de carregamento do seu site, como o Google PageSpeed Insights e o Pingdom Tools. Além disso, é possível visualizar outras otimizações importantes para o seu site.
Algumas informações são bastante técnicas, por isso pode ser interessante estar em contato com o desenvolvedor do seu site para que ele possa te auxiliar nas otimizações necessárias.
Dicas para o marketing para clínicas veterinárias estar bem posicionado no Google
Para que seu site apareça nas primeiras posições nos mecanismos de busca, além dos pontos acima, é preciso levar em conta outros fatores:
Utilize técnicas de SEO no seu conteúdo
Inicialmente é necessário entender o que é SEO e porque é importante utilizar suas técnicas para esta bem posicionado.
SEO é Search Engine Optimization (Otimização para os Mecanismos de Buscas), e essa estratégia é fundamental para sua clínica ganhar ainda mais destaque e visibilidade no mundo digital, e consequentemente conquistar mais clientes.
Uma das técnicas mais importantes é identificar as palavras-chaves que fazem sentido para o seu negócio. Existem também diversas ferramentas gratuitas que você consegue verificar o volume de buscas por determinado tópico. O Ubersuggest é um excelente exemplo de ferramenta gratuita.
A segunda técnica importante é em relação aos títulos, as descrições, a URL, estas precisam conter as palavras-chaves escolhidas anteriormente.
Além desses pontos, existem outras técnicas essenciais para sua estratégia de SEO:
- Tenha um site com boa estrutura e com fácil entendimento;
- Verifique se o site carrega rápido em todos os tipos de dispositivo;
- Garanta que o seu site seja seguro (o HTTPS na frente da sua URL);
- Crie conteúdos direcionados ao seu público-alvo;
- Divulgue seu conteúdo para ter mais tráfego para o site, utilizando uma boa estratégia de marketing, como redes sociais e Google Ads.
Para saber mais sobre o Google Ads, confira o artigo: Vet, você já ouviu falar de Google Ads?
Invista em redes sociais
Uma ótima forma de divulgar seu conteúdo é por meio das redes sociais, pois nesses canais você encontrará pessoas que poderão ler e compartilhar seus conteúdos.
Dessa forma, é essencial que você conheça onde o seu público está, seja no Instagram, Facebook, Whatsapp, e faça bom uso destas redes.
Lembre-se sempre que algumas estratégias de marketing não são recomendadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Portanto, verifique quais são as limitações do marketing veterinário e garanta o seu sucesso.
Por que investir em marketing para clínicas veterinárias?
Investir em marketing não serve apenas para atrair clientes para a sua clínica veterinária. É também uma forma de conhecer ainda mais sobre os seus clientes, oferecendo exatamente aquilo que eles estão procurando.
Precisa de ajuda? Clique no botão abaixo e conheça mais sobre nossas soluções de Marketing para Clínica Veterinária: