Marca forte para sua clínica veterinária: como desenvolver?
Elaborar uma marca forte para sua clínica veterinária está bastante atrelado com o sucesso que você terá na sua clínica veterinária. Descubra aqui como você pode criar essa estratégia na sua clínica veterinária e seja referência na sua cidade e região.
Elaborar uma marca forte para sua clínica veterinária está bastante atrelado com o sucesso que você terá na sua clínica veterinária. Descubra aqui como você pode criar essa estratégia na sua clínica veterinária e seja referência na sua cidade e região.
Muitas pessoas têm a ideia equivocada de que, no mercado pet, basta abrir uma clínica veterinária e colher os frutos de uma das profissões que garantem melhor retorno aos profissionais. No entanto, criar uma marca forte para sua clínica veterinária é fundamental para que isso de fato aconteça.
Não é porque você está lidando com a saúde dos bichinhos que não há necessidade de construir uma imagem forte, atraindo e fidelizando clientes. Investir em estratégias que mostram que você pode fazer a diferença na qualidade de vida e no bem-estar dos pets de quem procura o seu atendimento é o pontapé inicial para o sucesso.
Pensando nisso, elaboramos este artigo. Nele, abordamos a importância de criar uma imagem consistente para a sua clínica veterinária e apresentamos algumas dicas que vão ajudar a alcançar esse objetivo e se destacar em um mercado cada vez mais concorrido. Continue a leitura e saiba mais!
Como a marca da clínica veterinária impacta diretamente nos resultados?
Ter uma marca consolidada e que traga retorno satisfatório é o sonho de todos que se arriscam a abrir o próprio negócio. A marca faz parte do seu patrimônio, afinal, trata-se de um investimento.
Criar uma marca forte para a sua clínica veterinária é fundamental para atrair clientes e despertar a confiança dos mesmos. A identidade visual proporciona o reconhecimento da marca e a postura adotada inspira a sua equipe — além de fidelizar os clientes.
Todos esses elementos compõem uma marca: nome, traços e a forma de agir, e deixam impressões nos clientes — por isso, é fundamental que elas sejam positivas. Uma gestão eficiente permite que a marca se desenvolva junto à sua clínica veterinária, trazendo bons resultados a curto, médio e longo prazo.
Qual a importância de investir em estratégias para fortalecer a imagem?
Seja qual for o segmento de atuação, as marcas mais populares e de maior sucesso não oferecem apenas benefícios funcionais: elas conquistam e fidelizam as pessoas também pelo apelo emocional.
Mas isso não acontece por acaso. É fruto de um bom planejamento e gerenciamento, com metas e objetivos traçados.
No caso do mercado pet, ao optar pelos serviços de uma clínica veterinária, os clientes recorrem a determinados profissionais baseando-se justamente na carga emocional e na confiança que os valores que estão enraizados em sua memória vão passar para ele.
Em tempos em que os relacionamentos estão fortalecidos por meio das redes sociais, não é incomum que os clientes cheguem à clínica veterinária após pedir referências em grupos ou ter encontrado algum artigo pertinente ao assunto — ou ao problema em questão — em alguma página da web.
É aí que mora a importância de se investir em estratégias que fortaleçam a imagem da clínica veterinária. Como o objetivo principal dessas ações deve ser criar e agregar valor à marca, o público-alvo passa a se identificar com o conteúdo divulgado. Isso aumenta a chance de fidelizar clientes e, consequentemente, trazer resultados positivos à clínica veterinária.
Para ganhar clientes fiéis é necessário gerir a marca de maneira bem pensada, considerando não apenas a qualidade do serviço oferecido, mas elaborando cuidadosamente outros elementos envolvidos como slogan, logotipo, uniformes, etc.
Se você presta um ótimo atendimento, conta com uma boa identidade visual e aposta em canais de divulgação efetivos, as chances de vencer a concorrência aumentam significativamente.
Quais as melhores práticas para criar uma marca forte para a sua clínica veterinária?
Para que você possa ter ainda mais sucesso, sendo referência na sua área de atuação, separamos 3 dicas práticas para que você consiga criar uma marca forte para a sua clínica veterinária. Continue a leitura e descubra!
Realize o Golden Circle
Você já ouviu falar na expressão Golden Circle, ou Círculo Dourado? O conceito é relativamente novo, mas já é utilizado por empresas focadas em desenvolvimento e competitividade. E pode ser facilmente aplicado no segmento da saúde.
Isso porque a aplicação do Golden Circle tem como principal objetivo valorizar um produto, ideia ou negócio. E é aí que entra a sua clínica veterinária, já que essa valorização é dada pela conquista de clientes fiéis e busca por melhorias de resultados.
Na prática, realizar o Círculo Dourado para definir as estratégias de comunicação e marketing deve respeitar três etapas:
- o que: ressaltar a qualidade dos serviços prestados;
- como: estabelecer um plano de ação para expor os valores da clínica veterinária;
- por que: a última etapa é na realidade o ponto de partida do Golden Circle, já que diz respeito ao diferencial do profissional, da sua clínica veterinária e quais iniciativas ele pode adotar para crescer.
Apple e Natura são duas gigantes do mundo dos negócios que praticam o Golden Circle, buscando transmitir sua missão e seus valores em todos os produtos comercializados. Nesse sentido, é interessante que o profissional veterinário estabeleça uma constância em atendimento e postura, fortalecendo a sua imagem e da sua clínica veterinária.
Crie ações de marketing consistentes
Para criar uma marca forte para sua clínica veterinária, não tem jeito, é necessário elaborar um excelente planejamento de marketing veterinário. E para garantir o sucesso dessa estratégia, você precisa focar em algumas ações, como:
- comunicar-se com os clientes por meio das redes sociais e outros canais de divulgação;
- buscar por soluções e assumir uma postura que diferencie o atendimento da concorrência;
- investir e patrocinar algumas postagens nas redes sociais;
adotar estratégias de marketing de conteúdo para atrair a atenção de clientes em potencial.
Mantenha o foco no seu público
O principal serviço prestado por uma clínica veterinária é proporcionar saúde aos melhores amigos de seus clientes. E um bom profissional deve manter-se focado no diferencial que pode oferecer a essas pessoas.
Procure sempre destacar que os seus clientes estão em primeiro lugar, tanto na divulgação, como no atendimento. Lembre-se que não importa o quanto você vai investir nas melhorias para a imagem da sua clínica veterinária, nada disso vai adiantar se você não estiver focado em prestar um atendimento que realmente faça a diferença.
Mesmo seguindo todas essas dicas, criar uma marca forte para a sua clínica veterinária é um trabalho para profissionais. Por isso, não hesite em contar com a colaboração de uma empresa especializada em marketing veterinário.
Unindo a experiência de quem sabe o que está fazendo junto aos seus conhecimentos técnicos sobre o assunto, o resultado pode ser surpreendente. Invista!
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