Gestão de clínica veterinária: 6 erros que você não pode cometer
Elaborar uma excelente gestão da clínica veterinária não é tão simples, e existem alguns erros que precisam ser evitados para não prejudicar sua clínica veterinária. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para mostrar o melhor caminho para o sucesso. Continue a leitura e descubra!
Elaborar uma excelente gestão da clínica veterinária não é tão simples, e existem alguns erros que precisam ser evitados para não prejudicar sua clínica veterinária. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para mostrar o melhor caminho para o sucesso. Continue a leitura e descubra!
Fazer a gestão da clínica veterinária não é uma tarefa muito simples, tendo em vista que há muitos detalhes burocráticos que não podem ser deixados de lado.
No entanto, um dos maiores problemas dos gestores de clínicas veterinárias é que a maioria deles são formados em outras áreas que, em sua grade curricular, não abrangem matérias que desenvolvam noções administrativas e financeiras.
Devido a esse despreparo, muitos cometem erros que prejudicam o bom desenvolvimento da clínica veterinária e dificultam o alcance do sucesso.
É importante ter em mente que a busca pelo conhecimento precisa ser constante, a fim de que você possa fazer uma administração mais eficaz do seu negócio e não correr o risco de encerrar as atividades da sua clínica veterinária.
Pensando em lhe ajudar a ter ainda mais sucesso, separamos 6 erros que você precisa evitar na gestão da clínica veterinária. Vamos conferir quais são eles?
1. Oferecer um mau atendimento na recepção da clínica
Os colaboradores que trabalham na recepção da sua clínica veterinária têm um papel muito importante, pois são eles que proporcionam a primeira impressão aos clientes.
Sendo assim, se o cliente se deparar com um funcionário emburrado, grosseiro, insensível ou, até mesmo, estressado, ele não sairá satisfeito com o atendimento prestado.
O ideal aqui é manter um bom clima organizacional, em que seus funcionários tenham um excelente relacionamento entre si. Quando eles estão bem emocionalmente, o atendimento se torna mais satisfatório.
Caso você observe situações de estresse, por exemplo, reúna-se com sua equipe para averiguar o que está acontecendo e prontamente solucione o problema.
O atendimento na recepção precisa ser caloroso e amigável, fazendo com que o cliente se sinta o mais confortável possível.
Quer saber mais como essa área do consultório é importante para a satisfação do seu cliente? Confira aqui como a recepcionista de clínica veterinária exerce esse papel e os principais pontos de atenção que você precisa averiguar.
2. Não ter foco no relacionamento com o cliente
Outro erro grave na gestão da clínica é quando o gestor não dá a devida atenção ao relacionamento com o cliente. O que esses profissionais não sabem é que essa ação é fundamental para aumentar a fidelização.
Quando o assunto é saúde, as pessoas buscam não só por profissionais competentes, mas também por profissionais que realmente se importem com seu bem-estar.
Levando isso em consideração, analise sua clínica como um todo e preste um atendimento mais humanizado, focado em entender os problemas dos clientes.
Sua equipe também precisa estar inserida neste conceito. Se achar necessário, invista em treinamentos para que seu time possa estar apto a oferecer um atendimento de qualidade com o intuito de ganhar a confiança das pessoas que buscam pelos seus serviços.
3. Fazer um armazenamento inadequado das informações
As informações acerca dos clientes e setores administrativos de uma clínica veterinária precisam ser armazenadas de maneira eficiente. Já imaginou precisar do histórico do cliente e não encontrá-lo durante a consulta? Não é uma experiência muito boa, não é mesmo?
No entanto, quando o número de atendimentos começa a crescer, fica difícil fazer um controle eficiente desses dados. É nesse momento que você deve pensar em adquirir um software veterinário de gestão que o ajude a otimizar esse armazenamento.
Alguns sistemas oferecem a possibilidade de criar um prontuário eletrônico, o qual conterá todas as informações sobre o seu cliente de maneira prática e rápida. Além disso, eles também facilitam a realização dos trabalhos administrativos e financeiros mais burocráticos, otimizando a produtividade da equipe.
4. Não ter um bom planejamento financeiro
As finanças de uma clínica são tão importantes quanto a qualidade dos profissionais que lá trabalham. Isso porque é a gestão financeira que norteia o sucesso de qualquer negócio.
Quando ela não é bem realizada, todos os demais setores são prejudicados, tendo em vista que não haverá recursos suficientes para arcar com os compromissos com fornecedores, funcionários e demais contas básicas, como Internet, água, luz, telefone etc.
Sem contar que também não terá condições para realizar novos investimentos em infraestrutura e equipamentos de alta tecnologia. Tudo isso refletirá negativamente na imagem da clínica no mercado e afastará os clientes.
O ideal é fazer um bom controle do fluxo de caixa e sempre ter um planejamento financeiro para conseguir identificar, antecipadamente, possíveis gargalos que podem prejudicar a clínica.
Quer saber mais? Confira aqui como ter uma gestão financeira da sua clínica veterinária de forma saudável.
5. Não ter um software de gestão adequado
Já explicamos como um software de gestão pode ajudar sua clínica a fazer um bom armazenamento das informações, certo? Mas saiba que um sistema de qualidade pode fazer muito mais do que isso, ele pode simplificar a rotina de toda a sua equipe.
Em relação ao agendamento de consultas, por exemplo, dê adeus àquelas confusões de marcar consulta para dois clientes no mesmo dia e horário. Isso porque o software não permite esse tipo de ação por centralizar a agenda da clínica em um único local.
Além disso, também existe a possibilidade de incluir o cliente em uma lista de espera. Dessa forma, assim que alguém cancelar uma consulta, outro pode ser encaixado imediatamente.
Percebeu como não existe muito segredo para fazer uma boa gestão da clínica? Evitando esses erros que listamos acima, você conseguirá melhorar o desempenho da sua equipe e, também, a experiência dos seus clientes. Com isso, será possível se tornar referência em seu segmento, atraindo mais clientes e, consequentemente, aumentando as possibilidades de crescimento.
Conhece mais alguém interessado em ter uma clínica de sucesso? Não se esqueça de compartilhar e avisar sobre essas vantagens incríveis!
6. Negligenciar as estratégias de marketing da clínica
Outro ponto que merece muita atenção é em relação ao marketing da clínica. Isso porque o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) exige algumas condutas para que as campanhas não firam a ética dos profissionais desse segmento. Por exemplo, você não pode vincular preço da sua consulta em anúncios e nem dizer que é a clínica veterinária mais barata da cidade, não pode diagnosticar clientes a distância, etc.
Descubra aqui quais são os principais limites do marketing veterinário e realize a comunicação mais assertiva possível.
No entanto, é extremamente importante mencionar que isso não significa que o marketing não pode ser realizado, muito pelo contrário! Hoje em dia, você pode fazer um bom marketing de conteúdo, por exemplo, e escrever artigos para o seu blog com o objetivo de tirar as dúvidas do seu público-alvo e quebrar as objeções dele.
Não tenha receio em relação às regras do CFMV e invista em marketing para a sua clínica. Seja para atrair mais clientes, proporcionar maior fidelização ou até mesmo para se tornar a referência na sua especialidade essa estratégia trará muitos resultados positivos.
Tem dúvidas de como alocar adequadamente os seus recursos para ter mais resultado? Veja com um de nossos especialistas como fazer um investimento certo em marketing veterinário de acordo com o seu orçamento e comece agora mesmo! Deixe seu telefone aqui e entraremos em contato!