Fidelização de clientes na clínica veterinária: como manter o contato com o tutor?

Muitos veterinários empreendedores se perguntam como manter contato com o tutor depois do atendimento. Veja a seguir algumas ações para fidelizar clientes na clínica veterinária.

Fidelização de clientes na clínica veterinária: como manter o contato com o tutor?

Muitos veterinários empreendedores se perguntam como manter contato com o tutor depois do atendimento. Veja a seguir algumas ações para fidelizar clientes na clínica veterinária.

Manter contato com o tutor é de extrema importância se fidelizar tutores é uma questão na sua clínica veterinária. Atrair novos tutores não basta, é preciso oferecer atendimento de qualidade para fazer com que eles voltem para sua clínica. 

Se sentir acolhido e, também, sentir que seu pet está sendo tratado com carinho e profissionalismo é a base do bom atendimento. E isso, com certeza, determinará se o tutor voltará a trazer o pet até sua clínica para se consultar mais uma vez.

Após uma boa recepção de tutores e um atendimento de excelência, manter o contato com o tutor no pós-consulta é uma maneira de garantir que sua clínica veterinária será lembrada.

Pensando nisso, nós trazemos aqui algumas ações que podem ser adotadas na sua clínica para manter o contato com o tutor no pós-consulta e fidelizá-lo.

Como manter o contato com o tutor e fidelizá-lo?

Ao contrário do que muitos pensam, o processo de fidelização de tutores começa muito antes do atendimento com o veterinário. Assim, ter em mente que existe toda uma jornada do tutor com sua clínica ajuda a ter clareza e identificar pontos a melhorar. 

Quer saber o que é a jornada do tutor e como mapeá-la na sua clínica veterinária? Baixe nosso e-book gratuitamente, é só clicar no banner abaixo:

Nesse sentido, toda experiência que o tutor tem com sua clínica, seja no momento de agendar uma consulta ou de ser recepcionado na sua clínica, é determinante na hora de fidelizá-lo. 

Muitos profissionais, focados em atender os pets, acabam muitas vezes negligenciando a relação veterinário-tutor. Assim, oferecer um atendimento humanizado é a chave para um atendimento veterinário de qualidade.

Mapear a jornada do cliente e certificar-se de que a experiência que o tutor tem com a sua clínica veterinária é excelente abre portas para um relacionamento duradouro no pós-consulta. 

Dessa forma, faz sentido pensar em formas de manter contato com o tutor e cultivar um bom relacionamento. Veja abaixo algumas atitudes que você pode adotar agora mesmo.

1. Email marketing para acompanhamento do paciente

Todo mundo gosta de se sentir cuidado. E o email marketing pode te ajudar a enviar emails personalizados para acompanhar os bichinhos e também, dar uma atenção a mais ao tutor. 

Existem ferramentas gratuitas como o Mailchimp que permitem que você segmente seus contatos e crie trilhas de emails com campos personalizados. E tem diversos modelos para deixar sua mensagem mais profissional.

Um exemplo simples de email que você pode enviar para todos os tutores que passarem com uma consulta com você:

exemplo-email

Com o Mailchimp, os campos entre colchetes, como por exemplo [nome do tutor], são substituídos pelos dados do cliente que foram coletados no primeiro contato do tutor com a clínica. Veja aqui quais dados solicitar num primeiro atendimento.

Este é só um exemplo de e-mail, você pode usar da criatividade para enviar outros e-mails personalizados. Alguns exemplos: confirmar agendamento de consultas, dar recados importantes, informar sobre eventos, campanhas, aniversários etc.

2. Post educativos nas redes sociais

É difícil encontrar pessoas que não estejam no Facebook e no Instagram. Por isso é estratégico que sua empresa também esteja presente nas redes sociais e seja vista pelos tutores no meio digital.

Com a criação de conteúdos educativos, você garante que será lembrado e ainda ensina seus clientes sobre, por exemplo, a importância do check-up, a frequência das vacinas, a prevenção de doenças e muito mais. 

3. WhatsApp para recados e lembretes

O WhatsApp Comercial é uma excelente ferramenta para facilitar a comunicação na sua clínica veterinária e pode ser usada para enviar lembretes e confirmações de consultas. É rápido e garante que o tutor receba a mensagem. 

Além disso, você também pode utilizar a ferramenta de transmissão para enviar recados gerais, como por exemplo, mudanças no horário de atendimento, promoções de artigos de pet shop e campanhas de vacinação. 

E aí, gostou do conteúdo? Conta pra gente o que você faz para manter contato com os tutores aí na sua clínica veterinária.