Email marketing para veterinárias: como escrever emails incríveis!
No post de hoje vamos dar algumas dicas práticas para escrever emails incríveis para a sua estratégia de email marketing para veterinárias. Fique com a gente e aprenda como impactar tutores com emails curtos e objetivos.
No post de hoje vamos dar algumas dicas práticas para escrever emails incríveis para a sua estratégia de email marketing para veterinárias. Fique com a gente e aprenda como impactar tutores com emails curtos e objetivos.
Para escrever qualquer mensagem de maneira adequada é preciso sempre pensar em como se dirigir a um determinado público, em um determinado canal, com uma determinada linguagem.
Por esta razão é extremamente importante que você tenha em mente o objetivo que deseja alcançar com o email que está enviando e que ações espera que seu leitor execute. Se pergunte as seguintes questões:
- Do que se trata esse email?
- Porque está mandando esse email?
- Para quem está mandando esse email?
- Quando esse email será enviado?
- Que ações você espera que seu leitor tome?
Estas cinco perguntas vão nortear não só a sua escrita, mas toda a sua estratégia por trás do email. Sabendo responder a essas perguntas, fica simples redigir e conferir se o que você está escrevendo correspondem às suas intenções e objetivos.
Quando se trata de emails, menos é mais. Lembre-se de utilizar uma linguagem clara e objetiva e disponha de botões e CTAs bem direcionados.
Como personalizar os meus emails?
Não esqueça que do outro lado da tela está um ser humano, por isso, a personalização dos emails é muito importante. Para além do nome da pessoa e do endereço de email, busque saber seu gênero, sua localização, a faixa etária e os assuntos pelos quais se interessa.
“Estas informações te ajudam a escolher melhor a linguagem que utilizará e a segmentar a sua audiência, para que impacte cada grupo de uma maneira adequada, a depender de suas características.”
Para colher esses dados você pode incluí-los num breve questionário feito pela recepcionista no primeiro dia de atendimento e lembre-se de manter os dados de cadastro sempre atualizados.
Além disso, se você tem um blog, você pode criar trilhas de emails focadas em assuntos específicos e espalhar pelos seus post alguns banners, chamados CTAs, que os convida a assinar a newsletter e receber um conteúdo mais específico.
O maior desafio do email marketing é manter a sua lista de contatos engajada com os seus conteúdos. Neste sentido, a personalização dos emails é essencial para que sua estratégia seja bem sucedida.
Como escrever emails incríveis?
Quando você já tiver uma ferramenta para enviar emails, um template e uma lista de contatos, estará ansioso para enviar seu primeiro email. Existem algumas boas práticas que devem ser seguidas. Confira algumas dicas práticas para escrever emails melhores!
1. Mantenha o texto curto
Você sabia que o tempo médio de atenção dos seres humanos hoje em dia é de 8 segundos? Com isso em mente, fica claro que você precisa ser claro e objetivo na hora de escrever seus emails.
Revise e edite seus emails para se livrar de tudo que não é necessário para comunicar sua mensagem. Vá direto ao ponto e evite distrações.
2. Use a linguagem adequada
Quando estiver escrevendo seus emails, considere quem estará do outro lado lendo. Ou seja, qual é a persona dos seus emails?
A partir disso, você poderá determinar qual tom do discurso, e que tipo de expressões, jargões ou gírias você deve evitar.
3. Estabeleça um tom de conversa
O email serve para nutrir relacionamentos com sua lista de contatos.
Portanto, crie proximidade nos seus textos, trate seu leitor pelo nome e fale de uma maneira que vai ressoar com seus contatos. Dessa maneira, você cria com eles um diálogo bilateral.
4. Estabeleça um plano de ação:
O passo mais importante para que isso possa acontecer é estabelecer um plano de ação. Ele vai te ajudar a definir uma periodicidade de envio de emails, assim como determinar quais tipos de email enviar e para quem.
Um bom planejamento de email marketing é composto por 5 etapas básicas:
- definir sua persona;
- determinar qual conteúdo vai ser enviado;
- estabelecer a frequência de envios;
- definir os objetivos de cada campanha, assim como quais métricas acompanhar;
- organizar um calendário de envio.
Com todas essas etapas implementadas, você terá uma estratégia estruturada e estará à frente de muitos outros profissionais veterinários!