E-mail marketing na clínica veterinária: como isso te ajuda?
Usar uma estratégia de e-mail marketing na sua clínica veterinária é extremamente importante! Veja neste artigo como esse canal junto à criação de conteúdo autêntico pode fidelizar seus clientes e elevar o nível do seu atendimento.
Usar uma estratégia de e-mail marketing na sua clínica veterinária é extremamente importante! Veja neste artigo como esse canal junto à criação de conteúdo autêntico pode fidelizar seus clientes e elevar o nível do seu atendimento.
O e-mail marketing na clínica veterinária é uma estratégia fundamental para atrair e conquistar novos clientes. Confira a seguir como o marketing de conteúdo consegue melhorar, na prática, a experiência de seus clientes. Boa leitura!
7 benefícios de usar o e-mail marketing na clínica veterinária para atrair clientes
O e-mail marketing é uma das estratégias mais poderosas do marketing de conteúdo, principalmente por conta de dois fatores: você consegue enviar uma mensagem diretamente para seus clientes e avaliar os resultados de maneira assertiva.
Segundo a Rock content, 4,2 bilhões de pessoas usarão e-mail até o final de 2022.
Existem diversos benefícios em adotar o e-mail marketing na estratégia de marketing de conteúdo do seu centro médico veterinário. Confira quais são os principais a seguir.
1. Custo baixo
Uma das principais vantagens do e-mail marketing é que ele não exige investimento financeiro para ser colocado em prática.
Diferente das redes sociais, as ferramentas de e-mail não necessitam de alto investimento para que você consiga alcançar os seus clientes.
Basta que você tenha os endereços de e-mail e pronto! Você pode enviar conteúdos educativos e relevantes para seus clientes.
O tipo de custo, que você pode ter com uma estratégia de e-mail marketing na clínica, é a contratação de uma boa ferramenta que otimiza esse processo. Porém, existem algumas versões gratuitas bem completas que já ajudam bastante.
Afinal, com uma rotina de atendimentos e administração da sua clínica, é difícil ter tempo para enviar os e-mails um a um para seus todos os seus clientes.
2. Métricas fáceis de analizar
A maioria das mídias digitais não fornece uma análise profunda sobre quantas pessoas interagiram ou viram as suas postagens.
O e-mail é um contato muito mais direto, pois com ele você tem a certeza de que todos os seus clientes irão receber sua mensagem em suas caixas de entrada.
Além disso, uma boa ferramenta de e-mail marketing consegue medir todos seus resultados em um relatório completo e visual.
3. Contato constante com seus clientes
O e-mail marketing permite que você mantenha um contato constante com seus clientes, principalmente se você usar uma ferramenta de marketing eficiente.
Para manter um contato contínuo com seus clientes, você pode criar uma sequência de e-mails que pode ser enviada de forma automática usando o MailChimp.
Essa sequência de e-mails pode ser enviada para seus clientes de forma programada, para lembrar a medicação do pet ou o reforço da vacina.
Os e-mails em sequência ajudam muito a não deixar seus clientes esquecerem de você, ou lembra-los de marcar um retorno.
4. Bom retorno financeiro
Normalmente investir nessa estratégia só vai custar o seu tempo, uma vez que as versões gratuitas das ferramentas já são bem completas.
O retorno vem com os clientes que poderiam ter se esquecido de marcar um retorno ou escolhido outro profissional na próxima visita ao veterinário.
Eles podem acabar se encantando pelo bom conteúdo dos e-mails, ou pelo simples fato de você se preocupar em manter contato pós-consulta.
Dessa forma, utilizando uma ferramenta gratuita, você consegue fazer com que seus clientes voltem para a sua clínica, para novos atendimentos.
Por isso, especialistas dizem que é muito mais barato fidelizar clientes do que atrair novos clientes para a sua clínica veterinária!
5. Melhore a experiência dos seus clientes
Existem vários tipos de e-mail que podem ser enviados em uma estratégia de e-mail marketing na clínica, com diferentes focos para seus clientes. Veja um pouco sobre os principais deles:
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E-mails informativos: o conteúdo desse e-mail traz informações relevantes do mercado pet, dicas de prevenção de doenças, mitos ou verdades sobre os animais de estimação, como também outros assuntos que mostram seu conhecimento e autoridade;
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Pesquisa de satisfação (NPS): um e-mail voltado para coletar dados sobre a satisfação dos seus clientes na sua clínica veterinária, incluindo aspectos como atendimento, estrutura do estabelecimento, entre outros pontos importantes;
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E-mails de aniversariante: uma mensagem de parabéns no dia do aniversário do cliente ou de seu pet, para mostrar que além de ser um excelente profissional, você também se lembra dos pequenos detalhes;
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Lembretes de retorno: mensagens com o objetivo de lembrar seus clientes de marcarem um retorno no seu centro médico veterinário;
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Newsletter: caso você tenha seu próprio site ou blog, onde você posta conteúdos com certa frequência, você pode mandar uma newsletter para seus clientes, que pode ser um e-mail com os principais artigos postados na semana ou as novidades do centro médico veterinário.
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Todos esses tipos de e-mails contribuem para tornar a experiência dos clientes com o seu serviço médico veterinário ainda mais incrível, porque eleva o nível de seu atendimento para algo além da consulta.
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Você pode utilizar uma sequência de e-mails com orientações de pós-operatório, para clientes que levaram seu pet para realizar algum procedimento cirúrgico, evitando que eles se esqueçam de alguns cuidados essenciais do tratamento.
6. Estenda seu atendimento além da consulta
Como já mencionamos nesse artigo, o e-mail marketing te mantém em contato com o cliente mesmo quando ele não está fisicamente perto de você.
Muitos profissionais acabam tendo dificuldade em manter contato com os clientes depois que eles finalizam a consulta ou um tratamento, por conta da correria do dia a dia, ou até mesmo por falta de conhecimento sobre como realizar esse contato da melhor forma.
Com a ajuda do e-mail marketing e de um conteúdo interessante e educativo, você consegue levar seu atendimento muito além do que a presença física. Em um mundo tão digital como o nosso, isso é extremamente importante, não acha?
7. Fortalecimento da relação veterinário-tutor
Seguindo esses passos, você verá a melhora da experiência do cliente e o atendimento além da consulta, isso irá fortalecer a relação médico veterinário e cliente.
Normalmente, as consultas não costumam durar muito tempo, o que acaba dificultando na hora de criar uma relação de confiança.
Para construir essa relação e mostrar que você está interessado, é essencial que você invista na experiência pós-consulta, após o atendimento presencial.
Analisando todos os pontos do artigo, o e-mail marketing parece ser a solução ideal para esse problema.
Conseguiu aprender um pouco como o e-mail marketing ajuda na divulgação da sua clínica veterinária? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários se você já aplica essa estratégia no seu dia a dia!