Coronavírus: Recomendações financeiras para clínicas veterinárias
Para ajudar a evitar alguns imprevistos financeiros causados pela crise pandêmica do Coronavírus, separamos algumas recomendações financeiras para clínicas veterinárias. Leia com atenção e comece a agir desde já!
Para ajudar a evitar alguns imprevistos financeiros causados pela crise pandêmica do Coronavírus, separamos algumas recomendações financeiras para clínicas veterinárias. Leia com atenção e comece a agir desde já!
A economia mundial está desacelerando por conta do novo coronavírus e sabemos que serão tempos difíceis. Financeiramente, todos os setores serão afetados, já que a recomendação do Ministério da Saúde é que fiquemos cada vez mais em nossas casas.
Tais medidas para conter o contágio no Brasil, diminuirão drasticamente o fluxo de clientes, por isso é importante planejar os próximos meses para que sua clínica não sofra tanto com a crise.
Então, para te ajudar nesta missão, nós separamos algumas recomendações financeiras para clínicas veterinárias enfrentarem a crise dos próximos meses, até que a situação se normalize.
Atenção!
Hoje, 20/03/2020, o CRMV do estado de São Paulo publicou uma nota, na qual comunica algumas condutas a serem tomadas perante a situação brasileira:
“Para médicos veterinários, como profissionais de saúde, por enquanto e até segunda ordem, estão autorizados pelos governos estaduais a manter o atendimento normal em clínicas e hospitais veterinários.” Leia mais
É importante que você fique atento às notícias e evite fake news sobre o novo coronavírus. Para isso você pode consultar sites oficiais da sua cidade e do seu estado, bem como recomendações do Ministério da Saúde e principalmente, do CFMV.
Além disso, a Fly Vet publicou ontem, 19/03/2020, algumas recomendações sanitárias para clínicas veterinárias – acesse aqui – caso você não se enquadre nos grupos de risco e tenha decidido manter a clínica funcionando.
Atendimento emergencial
A tendência é que o número de consultas caia bastante nos próximos dias, mas, como profissional da saúde, é importante que você mantenha a sua clínica funcionando para atender casos emergenciais e aqueles que precisam de algum suporte.
Exposição digital
Nos próximos dias, as pessoas serão, provavelmente, mantidas em casa. Portanto, quanto mais pessoas em casa, mais pessoas online.
Por isso mantenha suas redes sociais ativas e divulgue conteúdo de confiança. Ajude a disseminar informações sobre como prevenir-se e como cuidar dos mais vulneráveis. O importante no momento é evitar ao máximo o contágio.
Além disso, caso haja alguma emergência, as pessoas não hesitarão em procurar por ajuda no Google. Por esta razão é fundamental que você esteja presente na primeira página e porque não em primeiro lugar?
Isso fará com que as pessoas que precisem de ajuda em sua região entrem em contato com você, desde que você tenha um site responsivo e fique atento ao telefone. Isso pode te ajudar a manter o fluxo de caixa.
Se você precisar de ajuda para anunciar sua clínica veterinária no Google, entre em contato com a gente. Neste momento estamos nos esforçando para ajudar donos de clínicas enfrentarem a crise.
Sem mais delongas, vamos as nossas recomendações financeiras!
9 orientações financeiras para clínicas veterinárias
1- Minimize gastos
Economize energia
Você pode, por exemplo, diminuir ou até mesmo cortar o uso de ar condicionados, já que o fluxo pessoas em sua clínica veterinária será menor. Além disso, mantenha acesas somente as luzes necessárias e tente evitar o desperdício de energia.
Evite uso indiscriminado de materiais
Talvez este seja o momento para você incentivar seus colaboradores a utilizarem suas próprias canecas e copos reutilizáveis, assim você economiza e ajuda o meio ambiente ao mesmo tempo.
Não gaste dinheiro com reformas
Focar no atendimento ao cliente pode ser a chave durante a crise. Invista seu tempo para entender melhor como ajudar seus clientes em tempos de insegurança e disseminação de fake news.
2- Organize a casa
Se você já tem um bom controle das suas despesas, ótimo! Menos uma coisa pra se preocupar. Mas se esse não é seu caso e você não sabe por onde começar, vamos lá!
Reúna todas as suas despesas
Desde as mais básicas, como contas de luz, água, planos de telefonia, contratação de softwares e serviços, até as mais robustas que envolvem medicamentos, equipamentos, seguros, etc.
Acompanhe o fluxo de caixa
Quanto de dinheiro entra na sua clínica por mês? Onde você gasta esse dinheiro? Separe em grupos:
- Materiais gerais (copos descartáveis, papel) =$?
- Materiais para consulta (luvas, antisséptico, seringas) = $?
- Contas de base (água, energia, internet) = $?
- Medicamentos e vacinas = $?
E assim por diante.
E agora? O que você tem é suficiente para pagar as contas? Quanto sobra desse dinheiro? São perguntas importantes para manter em mente não só em momentos de crise.
3- Projete os próximos meses
Agora que você já tem uma noção de quanto está gastando por mês, faça uma estimativa de quanto você gastará nos próximos meses. Assim fica mais fácil agir, balancear sua situação financeira e evitar gastos supérfluos.
4- Renegocie planos e serviços
Este é o momento de renegociar pacotes de internet e telefone fixo e qualquer outro serviço. Em vez de gastar com ligações, utilize e-mails e aplicativos gratuitos como o Skype ou WhatsApp.
5- Ajuste os horários de funcionamento
Talvez seja necessário mudar os períodos de atendimento. Reduza a carga horária de seus funcionários, prepare-se para atender emergências e trabalhar de madrugada. Toda entrada é importante neste momento.
6- Não demita seus funcionários
Ainda não sabemos quanto tempo isso tudo vai durar. Pode ser duas semanas, um mês, três meses. Lembre-se de que a crise do coronavírus vai passar e as coisas voltarão a todo vapor.
Com a demanda acumulada, será necessário que sua equipe esteja preparada para esse cenário, e demitir funcionários agora pode ser prejudicial para sua clínica num futuro próximo.
Por isso é melhor, reduzir a carga-horária dos funcionários, em vez de dispensá-los e ter que treinar sua nova secretária daqui dois meses, por exemplo.
7- Esteja disponível para faturar
Em momentos de crise, qualquer faturamento é importante. Estar disponível para atender seus clientes é fundamental para que as coisas sigam funcionando.
Plantão 24 horas e atendimento de emergência são boas formas de mostrar-se disponível. Só não esqueça de avisar seus clientes. Para isso, utilize recursos como emails, WhatApp e Redes Sociais
8- Mantenha um bom relacionamento com seus fornecedores
Entre em contato com seus fornecedores e busquem juntos soluções para enfrentar a crise. Crie parcerias para facilitar a logística e programe a compra de itens para os próximos meses. É preciso manter as coisas funcionando.
9- Faça promoções e entregas
Você pode realizar promoções de produtos que estão em seu estoque, caso você trabalhe com PetShop. Além disso, disponibilizar serviços de entrega para manter o nível de compra dos clientes pode ser uma boa opção.
Para complementar o nosso post, a Sebrae lançou esta semana um guia de gestão financeira que você pode consultar aqui.
Na publicação, a Sebrae declara que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está apoiando empreendedores que estejam enfrentando dificuldades em função do coronavírus:
“Os cinco maiores bancos do país, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander, anunciaram que vão prorrogar, por 60 dias, os vencimentos de dívidas de micro e pequenas empresas e também de pessoas físicas, para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados.” Sebrae, data
E aí, gostou das nossas orientações financeiras? A Fly Vet estará disponibilizando, nesta semana, conteúdos sobre o coronavírus e medidas preventivas a serem tomadas na sua clínica veterinária.
É preciso se proteger sanitária e financeiramente contra o COVID-19.
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