Coronavírus: Orientações sanitárias para clínicas veterinárias
No post de hoje (19/03/2020) separamos algumas orientações sanitárias para clínicas veterinárias, devido a presente crise pandêmica de COVID-19. Continue com a gente e se informe através de fontes confiáveis. Boa leitura!
No post de hoje (19/03/2020) separamos algumas orientações sanitárias para clínicas veterinárias, devido a presente crise pandêmica de COVID-19. Continue com a gente e se informe através de fontes confiáveis. Boa leitura!
Primeiramente: Cuidado redobrado com Fake News
É preciso frisar que, neste momento de crise sanitária, é muito importante seguir as recomendações do Ministério da Saúde e prevenir-se para que o contágio pelo novo coronavírus seja contido.
Assim, muitos estabelecimentos estão fechando as portas, principalmente na capital do estado de São Paulo e, dependendo da situação, novas orientações podem surgir nos próximos dias para cidades do interior.
Portanto, é importante ressaltar que estamos enfrentando uma epidemia dinâmica e que as orientações dadas ontem podem ter sido atualizadas hoje. É preciso manter-se constantemente informado.
Por isso, antes de qualquer coisa, a primeira e mais importante dica é: busque fontes confiáveis de informação.
Você pode, por exemplo, acessar o site do Ministério da Saúde que tem feito atualizações diárias sobre a epidemia no Brasil. E para notícias locais, busque sites oficiais do governo de seu estado e também de seu município.
Como proteger as pessoas na minha clínica veterinária?
Se você não faz parte do grupo de risco e decidiu manter sua clínica funcionando durante esta semana (19/03/2020), separamos algumas orientações sanitárias para clínicas veterinárias que você pode adotar para minimizar o contágio e proteger os mais vulneráveis. Vamos lá!
1- Higienize sua clínica no início e no fim do dia
Uma boa conduta é desinfetar sua clínica assim que você chegar de manhã. Peça ajuda para a recepcionista ou para o pessoal da limpeza. Para uma limpeza mais eficaz, utilize álcool 70 ou detergente comum.
Assim, como os sintomas demoram a se manifestar nos infectados, é importante desinfetar com bastante frequência superfícies de contato constante, como maçanetas, corrimãos, botões de elevador, interruptores, telefones, celulares, maquininhas de cartão, computadores e teclados.
2- Instrua sua equipe a lavar sempre as mãos com sabão
Talvez, pra você médico veterinário, lavar as mãos e ter um cuidado maior com a higiene seja algo comum e corriqueiro. Mas, é preciso lembrar que as pessoas ao nosso redor podem não ter o mesmo nível de instrução.
Por isso, é importante orientar aqueles que estão ao nosso redor. Convoque sua equipe para alinhar questões de higiene. Se necessário, mostre como lavar as mãos corretamente.
Neste sentido, o Dr. Dráuzio Varella gravou um vídeo – clique aqui para assistir -ensinando a maneira correta de lavar as mãos, que pode ser utilizado para agilizar esse processo.
3- Cuide da higiene de quem entra na sua clínica
Deixe na recepção, ou próximo à entrada, se possível, um frasco de álcool em gel para que toda pessoa que entre na sua clínica possa higienizar as mãos, isso diminui as chances de disseminação do vírus.
Além disso, você pode dispor infográficos e cartazes na recepção para ajudar a conscientizar a população. Informações como: higiene das mãos, espirrar na dobra do cotovelo e praticar distanciamento social são boas formas de ajudar o seu cliente durante a crise.
4 – Evite aglomerações em sala de espera
Para isso, temos algumas soluções que você pode adotar para proteger seus clientes e sua clínica veterinária:
- Agendar somente um tutor por horário;
- Atender somente consultas agendadas;
- Restringir o atendimento a um tutor por pet.
Assim, você evita que muitas pessoas sejam expostas e, consequentemente, a circulação do vírus.
5- Instrua seus clientes através das redes sociais
Você pode utilizar as redes sociais para informar seus clientes não somente sobre como será o funcionamento na sua clínica durante esses dias, mas também para conscientizar a população e ajudar a diminuir a ansiedade.
Neste sentido, os stories do Instagram é uma ótima ferramenta para conversar com seus clientes.
Dessa maneira, você pode desmentir fake news que envolvem o vírus, orientar no cuidado de pets no caso de tutores infectados e ainda, proteger aqueles que não têm o mesmo acesso a informação.
E aí, gostou do conteúdo? A Fly Vet estará disponibilizando, nesta semana, conteúdos sobre o coronavírus e medidas preventivas a serem tomadas na sua clínica veterinária.
É preciso se proteger sanitária e financeiramente contra o COVID-19.
Se você quer ficar por dentro e não perder nenhuma atualização do blog, cadastre-se na nossa newsletter.
Para amenizar a ansiedade, compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho somente informações de confiança.